quinta-feira, 9 de abril de 2020

Quinta de série: Fora de Hora






Mais um Quinta de série no ar. Hoje apresento uma produção de comédia da Globo chamada Fora de Hora. A série foi escrita por Caito Mainier e Mauricio Rizzo, dirigida por Manuh Fontes e Lilian Amarante, com supervisão artística de Marcius Melhem e Daniela OCampo. O elenco conta com Paulo Vieira, Renata Gaspar, Caito Mainier, Luis Lobianco, Marcelo Adnet, Márcio Vito e Marcius Melhem. Ela estreou no início desse ano, em 21 de janeiro, e teve seu último episódio (um compilado dos melhores momentos) exibido em 24 de março. A produção conta com 10 episódios exibidos, sendo que cada um possui cerca de 30 minutos. 

O humorístico tem os moldes de Tá no ar! - A TV na TV, mas com algumas diferenças. Enquanto este é uma sátira da televisão aberta e fechada, Fora de Hora é uma sátira dos programas jornalísticos, de reportagens e entrevistas. Desse modo, o programa simula um telejornal que apresenta reportagens falsas humoradas e outras baseadas na realidade, sempre com o intuito de mostrar situações absurdas do cotidiano e do governo. 




Ancorado por Paulo Vieira e Renata Gaspar, o jornalístico bem humorado diverte com entrevistas e notícias de saúde, cultura, economia, política entre outros, ousando com tomadas de seus repórteres e entrevistas com políticos para lá de conhecidos, como Jair Bolsonaro e Sérgio Moro. Um ponto curioso é que foram mantidos os nomes reais dos entrevistados.  





Fora de Hora bebeu das fontes dos humorísticos Furo MTV, da antiga MTV Brasil, e Vida ao Vivo Show, da própria Globo. Furo MTV (exibido de 2009 a 2013) foi um telejornal satírico que tinha como base os fake news shows, e era inspirado no formato do programa The Daily Show (Comedy Central) e no quadro Weekend Update do Saturday Night Live (NBC). Já o Vida ao Vivo Show (exibido de 1998 a 1999) era uma sitcom que funcionava como um telejornal, onde se apresentava esquetes que simulavam reportagens sobre o lado cômico do cotidiano. Confira vídeos dos programas abaixo:









Fora de Hora utiliza fatos da vida real, para criar elementos surreais, cheios de zoação e bom humor. Ao mesmo tempo que é um telejornal com pitadas de humor, é um programa de humor com cara de telejornal. Em uma reportagem do GShow explicou-se mais do projeto:

"Não, este não é mais um telejornal comum. O olhar à primeira vista chega a enganar: dois âncoras, uma bancada e um time de repórteres. Mas basta uma observação mais atenta para perceber o papo que vaza dos bastidores, o riso que escapa entre uma notícia e outra e até a forma inusitada como os entrevistados reagem às reportagens. Em tempos de fake news e notícias que se difundem cada vez mais rápido, [a atração]... promete misturar informação e humor."



O programa tem um pouco de nonsense, absurdos, sensacionalismo e situações que beiram a comicidade, aproximando da linguagem jornalística não só em formato, como também em timing, quando os episódios conseguem dialogar com o que foi notícia naquela semana. 

Mesmo beirando situações fora da normalidade, a sitcom é realista tanto nos figurinos, cg's, mensagens no telão, bancada e cenários. Quando um humorista passa uma notícia, é como se ele realmente fosse um repórter. Quando um entrevistado é entrevistado, há muita verossimilhança com o jornalismo. E por aí vai. 

Os atores se reversam entre repórteres, entrevistados e, até mesmo, figurantes. Não há um protagonista específico, todos tem seu momento de brilhar e fazer o público sorrir.   

Os âncoras possuem seus mesmos nomes da vida real, sendo que um é o oposto do outro, mas se complementando. Renata faz uma âncora mais séria e fria, já Paulo se espanta com os absurdos da notícia e possui um sarcasmo ingênuo. Este último se aproxima bastante com a reação dos telespectadores frente às notícias para lá de inusitadas. 


Quadros e esquetes




O programa conta com entrevistas, notícias, reportagens, paródias em forma de músicas de notícias reais e até mesmo homenagens à programas e canais de TV. 

Entre os quadros merecem destaque a participação engraçadíssima na coluna de saúde da sanitarista Clarissa Girão; as entrevistas com figuras da política, como o ministro Sérgio Moro e o presidente da república, Jair Bolsonaro; o quadro Justiceira do Consumidor com a Fabiola Argento (Veronica Debon), que usa seus entrevistados como ponte para obter benefícios próprios; o sensacionalismo do quadro policial de Renato Resedá; e as Notícias Tristes da Semana, um compilado de notícias sensacionalistas, porém reais, da semana. Confira o vídeo abaixo:






Personagens


O humorístico conta com vários repórteres, que foram apresentados nesse vídeo por Paulo e Renata. Assista:





Abertura

Uma das mais criativas que já vi, misturando imagens jornalísticas reais com a zoação dos atores. Assista:






Edição especial de Quarentena


O programa foi interrompido no dia 24 de março devido à pandemia do coronavírus, indo ao ar o capítulo final (10º episódio), uma seleção dos melhores momentos da temporada que ainda não está disponível no Globo Play. Leia a mensagem final do programa (com grifos):

"Lave bem as mãos antes de ligar a TV.

Imagine só se a gente pudesse continuar com o programa no ar igual ao BBB, todo mundo trancado junto sem risco de pegar corona? Paulo, Renata, Clarissa Girão, Fabíola Argento, Resedá…Resedá? Pensando bem, não sei se é uma boa ideia não.

Mas como não dá pra seguir assim, hoje vai ao ar nosso último programa da temporada com uma seleção dos melhores momentos apresentados pela Renata e Paulo (sim, ele voltou!), e um desejo enorme que esse mal que tá lá fora desapareça logo.

O Fora de Hora fica por aqui.

Valeu!

P.S.: FIQUEM EM CASA!"


Espero, com desejo, que o programa volte em breve com a segunda temporada, pois gostei da mistura de humor e jornalismo, que desde há algum tempo já não via (A última vez foi com o CQC- Seu resumo semanal de notícias). E você sabe que jornalismo é a minha praia né?


Audiência

O programa teve uma audiência considerável, de média de 15,6



Crítica




Fora de Hora ao mesmo tempo que é engraçado, é crítico e sarcástico. Através do humor ele faz críticas ao governo, cultura e sociedade. É preciso estar em dia com as informações, já que muitas piadas são baseadas na realidade.

A semelhança visual, vocal e corporal de figuras políticas, como Jair Bolsonaro e Sérgio Moro, também merece ser mencionada. O humorista Marcelo Adnet usa o entretenimento, por meio de um tom sério, mas ao mesmo tempo debochado. É como se estivessemos assistindo uma declaração ou entrevista com os políticos reais. Muito bem feito.

Outro ponto alto da atração são as dicas (Nem tão dicas assim!) da sanitarista Clarissa Girão, que teve o intuito de informar a população de assuntos como o coronavírus, mas que deixou mais dúvidas que certezas.

A desenvoltura de Paulo Vieira e Renata Gaspar também merece destaque. Eles possuem uma química interessante, mesmo que não ornem ou combinem, a começar pelos tons de vozes ou na elegância dela versus o escracho dele.

O script e roteiro do programa é muito inteligente, sempre com foco em notícias atuais.

O cenário, as artes no telão e os efeitos visuais também merecem atenção. Tudo é feito e criado para parecer, ao máximo, com um telejornal convencional. 

Fora de Hora é um recorte do jornalismo feito na TV. Ele tem um pouco de tudo que estamos acostumados a ver em noticiários, como pautas superestimadas, programas policiais e comportamento fora do convencional dos âncoras, quando muitas vezes eles comentam e dão opinião nas matérias. 

Recomendo o programa (série) para quem gosta do humor dentro da notícia. J-J  






Por: Emerson Garcia

3 comentários :

  1. Me parece ser bom de ser assistido. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã de mTV.


    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Émerson, eu tinha me esquecido dessa séria. Muito bom você ter lembrado dela. Muito obrigada pelo post tão rico em detalhes.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design