A arte que ilustra os posts da Semana Brasília 60 anos daqui do JOVEM JORNALISTA é a logo comemorativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para a ocasião. Seu autor é o designer gráfico Felipe Honda. Nas cores amarelo e azul fortes, a marca traz a imagem de uma vírgula e um ponto e é chamada de "Aspas", pois além de simularem o sinal gráfico, ainda traduzem algumas das inúmeras arquiteturas do Distrito Federal por meio de uma interpretação poética.
Honda percebeu que os monumentos de Brasília vistos de cima formam uma série de objetos geométricos, tais como círculos (Museu Nacional da República), quadrados, retângulos (Congresso Nacional), trapézios (Teatro Nacional) e linhas e arcos (Ponte JK).
Esses objetos, de acordo com o designer, "se destacam assim como palavras entre aspas dentro de um texto", já que na escrita, as aspas são códigos cuja principal função é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Honda explica todo o conceito da logomarca:
Na ordem: Museu Nacional da República, Congresso Nacional, Teatro Nacional e Ponte JK vistos de cima. I Montagem: Emerson Garcia
Esses objetos, de acordo com o designer, "se destacam assim como palavras entre aspas dentro de um texto", já que na escrita, as aspas são códigos cuja principal função é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Honda explica todo o conceito da logomarca:
"Quando fiz o primeiro esboço, pensei em algo que se assemelhasse a um monumento, não no sentido de fazer alusão a estruturas existentes, mas sim no de captar a essência da cidade e transformar isso em algo novo."
A ideia foi mostrar, através do concretismo das formas, o contraste existente entre o céu de Brasília e sua arquitetura peculiar, encabeçada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa principalmente.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, disse que o designer utilizou em sua arte referências sutis e minimalistas, que levam imediatamente à Brasília sem torná-la em algo comum e óbvio.
Mesmo que a arte utilize o concretismo e as formas geométricas, a ideia de Felipe foi de criar algo em movimento e dinâmico. A logo alude aos seguintes assuntos: solução, projeto, rota e caminho.
Ideia da marca
A ideia de Felipe foi de criar uma arte minimalista, onde a frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe "menos é mais" fosse empregada.
A marca é isso: minimalista e segue a abstração e geometria. Um signo forte e de fácil identificação.
Elementos da marca
A logo possui dois elementos: signo e descritivo. O signo tanto destaca o numeral 60 como oferece uma proximidade com elementos marcantes da arquitetura de Brasília.
Já o elemento descritivo é a forma de oferecer suporte para que o signo seja usado individualmente, além de contextualizar esse último.
Traços e cores
Os traços da arte de Felipe são circulares e redondinhos, como pode ver na imagem abaixo:
Felipe escolheu um tom de azul (#141c8c) e um de amarelo (#ecb43b) bem vivazes e fortes. Descobri isso com o site Image Color Picker. Em sua paleta de cores aparece vários tons de azul e amarelo e um verde. Veja:
Nas cores Pantone o azul é a cor 2746 C e o amarelo a 14-7 C.
Felipe escolheu um tom de azul (#141c8c) e um de amarelo (#ecb43b) bem vivazes e fortes. Descobri isso com o site Image Color Picker. Em sua paleta de cores aparece vários tons de azul e amarelo e um verde. Veja:
Nas cores Pantone o azul é a cor 2746 C e o amarelo a 14-7 C.
O amarelo da arte foi inspirado em nossa grama seca no tempo do inverno e outono e o azul em nosso incrível azul atmosférico do céu. Conheça mais detalhes:
Curiosamente, quando pesquisei a cor azul no site HTML Color percebi que essa tonalidade tem uma cor complementária: o amarelo, quase na tonalidade da arte de Felipe!
Cores complementárias, de acordo com o Wikipedia, são as que possuem mais contraste entre si. Ou seja, azul com laranja, lilás com amarelo, vermelho com verde. Acompanhe:
Cores complementárias, de acordo com o Wikipedia, são as que possuem mais contraste entre si. Ou seja, azul com laranja, lilás com amarelo, vermelho com verde. Acompanhe:
Felipe percebeu que o azul está distante do amarelo também e criou essa bela combinação, de uma cor fria, suave e calma com uma alegre e solar. O resultado foi esse que você viu.
Coisa mais linda a marca desenvolvida para os 60 anos de #Brasilia pelo designer Felipe Honda (ex-aluno do grande @portolandia), vencedora do concurso nacional promovido pelo Distrito Federal no ano passado ❤️ (já viu, @BrunnoMeloCBN?) #brasilia60anos #brasilia pic.twitter.com/zQh0zxOD8U— Bruno Rodrigues (@brunorodrigues) January 23, 2020
Aplicações
A logo de Felipe pode ser aplicada em artes com as cores principais, escala de cinza, monocromática, preto e branco e fundos variáveis. Saiba mais detalhes nesse arquivo.
Composições visuais
Gostei muito das composições visuais que Felipe criou para sua marca, por meio de folders governamentais ressaltando palavras bem características de Brasília, são elas: alvorada, candango, monumental, brasiliense, planalto, altiplano, tesourinha, catetinho e concreto. Ressaltei algumas delas:
Quem é Felipe Honda?
Felipe Honda é nascido em São Paulo e criado em Brasília, designer gráfico formado pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), diretor de arte, diretor de TV, web design e design senior (Logotipos, marca e experiência do usuário).
Possui 14 anos de experiência na área de comunicação, iniciou sua carreira como arte finalista, passando por direção de arte e criação. Criou trabalhos para agências como Artplan, Borghi Lowe, Lew Lara, Giacometti, Umquarto Comunicação, Racionalize e Duo Design.
Foi premiado na 12ª Bienal de Design Gráfico do Brasil em 2017 com um projeto de identidade visual.
No Behance do artista existem vários trabalhos que resolvi destacar abaixo:
Motim 2016
Felipe criou vários cartazes no estilo lambe-lambe para divulgar o Mercado de Produção Independente, evento anual que ocorre no Centro-Oeste e que reune diversos produtores de zines, pôsteres e quadrinhos. Os cartazes foram confeccionados em serigrafia com elementos visuais e tipográficos que se harmonizam.
Arena ANTP
O designer produziu todo o projeto artístico de folder e painel do projeto.
Seminário Nacional NTU / LAT.BUS 2020
Foi o responsável pelo grafismo do evento.
Marca Brasília 60 anos
Esse incrível projeto, falado em todo esse texto, ganhou objetos de papelaria como canecas, calendários, cartões, pastas, moleskines, entre outros.
No Behance do artista existem vários trabalhos que resolvi destacar abaixo:
Motim 2016
Felipe criou vários cartazes no estilo lambe-lambe para divulgar o Mercado de Produção Independente, evento anual que ocorre no Centro-Oeste e que reune diversos produtores de zines, pôsteres e quadrinhos. Os cartazes foram confeccionados em serigrafia com elementos visuais e tipográficos que se harmonizam.
Arena ANTP
O designer produziu todo o projeto artístico de folder e painel do projeto.
Seminário Nacional NTU / LAT.BUS 2020
Foi o responsável pelo grafismo do evento.
Marca Brasília 60 anos
Esse incrível projeto, falado em todo esse texto, ganhou objetos de papelaria como canecas, calendários, cartões, pastas, moleskines, entre outros.
Essa foi um pouco da história que permeia a marca dos 60 anos de Brasília e que ilustra todos esses posts comemorativos. Para mais detalhes você pode acompanhar esse link. J-J
Por: Emerson Garcia
Bom dia. Existem grandes talentos em todas as artes e/ou profissões. Filipe Honda é um desses predestinados. Gosto da sua arte
ResponderExcluirTenha uma semana feliz
Verdade, Ricardo. Ele me surpreendeu quão tamanha sutileza, criatividade e inovação.
ExcluirAchei muito bom o trabalho dele. Gostei da criação.
ResponderExcluirCores do Vício
Honda arrebentou. Não tem uma arte mais incrível que a dele.
ExcluirMuito bem explicado todo o trabalho gráfico e... artístico!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Obrigado, Marisa. Para mais detalhes é só acessar seus espaços.
ExcluirMaravilhoso, ficou muito bom o trabalho. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Não é? Também achei maravilhoso!
ExcluirO trabalho dele ficou bem interessante.
ResponderExcluirgalerafashion.com
Ficou bem interessante, gostei de conhecer
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Que lindeza ficou!!! E legal saber do pq da escolha das cores.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Sim! As cores não foram utilizadas ao léu, mas tem um porquê.
ExcluirOI èmerson, gostei muito de conhecer a ideia por trás da logo de comemoração.
ResponderExcluirMuito interessante a visão.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Que bom, Chris. Esteja sempre acompanhando os posts do JOVEM JORNALISTA.
ExcluirOpa, tudo bem por aí?
ResponderExcluirOlha só, que trabalho legal! Curti bastante, não só a logo em si, mas todo o trabalho por trás dela, bem como as inspirações. Parabéns ao designer, porque ficou bem simplista e linda, repleta de significados. Adoro Brasília!
Abraços!
Acampamento da Leitura
Verdade, Gleydson. Ele soube utilizar o minimalismo muito bem.
Excluir