segunda-feira, 20 de abril de 2020

A logo dos 60 anos de Brasília



A arte que ilustra os posts da Semana Brasília 60 anos daqui do JOVEM JORNALISTA é a logo comemorativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para a ocasião. Seu autor é o designer gráfico Felipe Honda. Nas cores amarelo e azul fortes, a marca traz a imagem de uma vírgula e um ponto e é chamada de "Aspas", pois além de simularem o sinal gráfico, ainda traduzem algumas das inúmeras arquiteturas do Distrito Federal por meio de uma interpretação poética. 

Honda percebeu que os monumentos de Brasília vistos de cima formam uma série de objetos geométricos, tais como círculos (Museu Nacional da República), quadrados, retângulos (Congresso Nacional), trapézios (Teatro Nacional) e linhas e arcos (Ponte JK). 



Na ordem: Museu Nacional da República, Congresso Nacional, Teatro Nacional e Ponte JK vistos de cima. I Montagem: Emerson Garcia


Esses objetos, de acordo com o designer, "se destacam assim como palavras entre aspas dentro de um texto", já que na escrita, as aspas são códigos cuja principal função é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Honda explica todo o conceito da logomarca:

"Quando fiz o primeiro esboço, pensei em algo que se assemelhasse a um monumento, não no sentido de fazer alusão a estruturas existentes, mas sim no de captar a essência da cidade e transformar isso em algo novo."


Felipe Honda foi o vencedor de um concurso que somente teve artistas de Brasília e que levou em conta aspectos técnicos como visão conceitual da marca, originalidade do memorial descritivo, criatividade, inovação e usabilidade. 

A ideia foi mostrar, através do concretismo das formas, o contraste existente entre o céu de Brasília e sua arquitetura peculiar, encabeçada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa principalmente. 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, disse que o designer utilizou em sua arte referências sutis e minimalistas, que levam imediatamente à Brasília sem torná-la em algo comum e óbvio. 

Mesmo que a arte utilize o concretismo e as formas geométricas, a ideia de Felipe foi de criar algo em movimento e dinâmico. A logo alude aos seguintes assuntos: solução, projeto, rota e caminho. 



Ideia da marca

A ideia de Felipe foi de criar uma arte minimalista, onde a frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe "menos é mais" fosse empregada.

A marca é isso: minimalista e segue a abstração e geometria. Um signo forte e de fácil identificação. 


Elementos da marca

A logo possui dois elementos: signo e descritivo. O signo tanto destaca o numeral 60 como oferece uma proximidade com elementos marcantes da arquitetura de Brasília.

Já o elemento descritivo é a forma de oferecer suporte para que o signo seja usado individualmente, além de contextualizar esse último.





Traços e cores

Os traços da arte de Felipe são circulares e redondinhos, como pode ver na imagem abaixo:




Felipe escolheu um tom de azul (#141c8c) e um de amarelo (#ecb43b) bem vivazes e fortes. Descobri isso com o site Image Color Picker. Em sua paleta de cores aparece vários tons de azul e amarelo e um verde. Veja:




Nas cores Pantone o azul é a cor 2746 C e o amarelo a 14-7 C.

O amarelo da arte foi inspirado em nossa grama seca no tempo do inverno e outono e o azul em nosso incrível azul atmosférico do céu. Conheça mais detalhes:






Curiosamente, quando pesquisei a cor azul no site HTML Color percebi que essa tonalidade tem uma cor complementária: o amarelo, quase na tonalidade da arte de Felipe! 



Cores complementárias, de acordo com o Wikipedia, são as que possuem mais contraste entre si. Ou seja, azul com laranja, lilás com amarelo, vermelho com verde. Acompanhe:






Felipe percebeu que o azul está distante do amarelo também e criou essa bela combinação, de uma cor fria, suave e calma com uma alegre e solar. O resultado foi esse que você viu. 

Aplicações

A logo de Felipe pode ser aplicada em artes com as cores principais, escala de cinza, monocromática, preto e branco e fundos variáveis. Saiba mais detalhes nesse arquivo


Composições visuais

Gostei muito das composições visuais que Felipe criou para sua marca, por meio de folders governamentais ressaltando palavras bem características de Brasília, são elas: alvorada, candango, monumental, brasiliense, planalto, altiplano, tesourinha, catetinho e concreto. Ressaltei algumas delas:













Quem é Felipe Honda?



Felipe Honda é nascido em São Paulo e criado em Brasília, designer gráfico formado pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), diretor de arte, diretor de TV, web design e design senior (Logotipos, marca e experiência do usuário). 

Possui 14 anos de experiência na área de comunicação, iniciou sua carreira como arte finalista, passando por direção de arte e criação. Criou trabalhos para agências como Artplan, Borghi Lowe, Lew Lara, Giacometti, Umquarto Comunicação, Racionalize e Duo Design.

Foi premiado na 12ª Bienal de Design Gráfico do Brasil em 2017 com um projeto de identidade visual.

No Behance do artista existem vários trabalhos que resolvi destacar abaixo:


Motim 2016



Felipe criou vários cartazes no estilo lambe-lambe para divulgar o Mercado de Produção Independente, evento anual que ocorre no Centro-Oeste e que reune diversos produtores de zines, pôsteres e quadrinhos. Os cartazes foram confeccionados em serigrafia com elementos visuais e tipográficos que se harmonizam.


Arena ANTP




O designer produziu todo o projeto artístico de folder e painel do projeto.



Seminário Nacional NTU / LAT.BUS 2020




Foi o responsável pelo grafismo do evento.



Marca Brasília 60 anos

Esse incrível projeto, falado em todo esse texto, ganhou objetos de papelaria como canecas, calendários, cartões, pastas, moleskines, entre outros. 





Essa foi um pouco da história que permeia a marca dos 60 anos de Brasília e que ilustra todos esses posts comemorativos. Para mais detalhes você pode acompanhar esse link. J-J






Por: Emerson Garcia

16 comentários :

  1. Bom dia. Existem grandes talentos em todas as artes e/ou profissões. Filipe Honda é um desses predestinados. Gosto da sua arte

    Tenha uma semana feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ricardo. Ele me surpreendeu quão tamanha sutileza, criatividade e inovação.

      Excluir
  2. Achei muito bom o trabalho dele. Gostei da criação.

    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honda arrebentou. Não tem uma arte mais incrível que a dele.

      Excluir
  3. Muito bem explicado todo o trabalho gráfico e... artístico!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marisa. Para mais detalhes é só acessar seus espaços.

      Excluir
  4. Maravilhoso, ficou muito bom o trabalho. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O trabalho dele ficou bem interessante.

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Ficou bem interessante, gostei de conhecer

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindeza ficou!!! E legal saber do pq da escolha das cores.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! As cores não foram utilizadas ao léu, mas tem um porquê.

      Excluir
  8. OI èmerson, gostei muito de conhecer a ideia por trás da logo de comemoração.
    Muito interessante a visão.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Chris. Esteja sempre acompanhando os posts do JOVEM JORNALISTA.

      Excluir
  9. Opa, tudo bem por aí?

    Olha só, que trabalho legal! Curti bastante, não só a logo em si, mas todo o trabalho por trás dela, bem como as inspirações. Parabéns ao designer, porque ficou bem simplista e linda, repleta de significados. Adoro Brasília!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gleydson. Ele soube utilizar o minimalismo muito bem.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design