sábado, 18 de abril de 2020

As Sete maravilhas de Brasília



Como forma de homenagear a minha capital federal, que faz aniversário na próxima terça-feira, faremos aqui no JOVEM JORNALISTA a Semana Brasília 60 anos - uma sequência de 6 posts temáticos (O primeiro foi o do Arthur e vocês já viram ontem). Hoje falarei das sete maravilhas de Brasília

Já é de domínio público as sete maravilhas do mundo, mas Brasília também tem maravilhas para chamar de suas. Resolvi apresentá-las, uma vez que nem todo mundo as conhece. 

Não sei se os leitores sabem, mas foi feita uma votação no ano de 2008 para escolher as sete maravilhas da Capital Federal. Ela foi encabeçada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e o Bureau Internacional de Capitais Culturais. Os sete monumentos escolhidos foram: a Catedral, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Templo da Boa Vontade, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK. 

A partir de agora, falarei de cada um deles, apresentando imagens, impressões do lugar, se já visitei ou não, bem como minhas considerações se o monumento é realmente uma MARAVILHA. Vamos lá?!



1- Catedral



O símbolo da fé católica no Distrito Federal. Projetada pelo grande Oscar Niemeyer, reúne obras de vários artistas consagrados, que vão desde obras nos seus vitrais, até aos anjos pendurados e pinturas. A Catedral Metropolitana de Brasília chama a atenção logo em sua entrada, quando há quatro esculturas em bronze de Mateus, Marcos, Lucas e João (evangelistas) assinadas por Alfredo Ceschiatti. Na parte interior há 3 anjos suspensos por cabos de aços. As paredes internas possuem um painel em lajotas cerâmicas de Athos Bulcão. Já o altar foi doado pelo papa Paulo VI e a via sacra é de Di Cavalcanti. 



Já tive a oportunidade de participar de um casamento na Catedral e foi uma das experiências de vida mais incrível que já tive. O lugar transmite paz e tem uma beleza imensurável. Há cada pedacinho que se olha é motivo para ficar perplexo. Um trabalho artístico e tanto. Com certeza a Catedral merece ser uma das sete maravilhas de Brasília!






2- Congresso Nacional



O principal símbolo da política brasileira assume a segunda posição das maravilhas de Brasília. Formado por um edifício horizontal com a cúpula do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, é uma das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer mais originais. A cúpula voltada para baixo é do Senado Federal; a voltada para cima é da Câmara dos Deputados. O Congresso Nacional fica localizado na conhecida Praça dos Três Poderes.




Por várias vezes fiquei próximo do Congresso Nacional, pois participei de shows e manifestações, mas nunca tive a oportunidade de entrar em nenhum dos ambientes. De fora, portanto, é uma obra grandiosa, que faz jus em ser uma das maravilhas de Brasília. 





3- Palácio da Alvorada



Conhecido por ser a residência oficial do Presidente da República, o Palácio também (OLHA A SURPRESA!) é uma das obras do monstro Oscar Niemeyer. Ele foi o primeiro prédio construído em alvenaria na Nova Capital e está localizado em uma península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. Sua parte externa tem expécies de losangos construídos em frente à uma grande Casa. Na parte interior tem o hall de entrada, a capela, o Salão do Estado, o Salão Nobre, a Sala de Música, o Salão de Banquetes, a biblioteca e o Jardins. 

Uma tradição comum de quem o visita é lançar uma moeda em seu espelho d'água e fazer um pedido. 

Nunca visitei, de fato, o Palácio da Alvorada. O máximo que consegui conhecer foi por meio da televisão quando tem os desfiles de 7 de Setembro. De verdade?! Não vi muito motivo dele ter sido escolhido como a terceira maravilha de Brasília




4- Palácio do Planalto



Possui uma arquitetura muito parecida com o Palácio da Alvorada. É um enorme monumento retangular, sem grandes inovações. Ele é a sede do Poder Executivo Federal, ou seja, o local do gabinete do Bolsonaro. Tem grandes colunas que vão de fora a fora e uma rampa, famosa por levar ex e atuais presidentes.




Para mim, o Palácio do Planalto possui uma arquitetura fria e de pouca inventividade. Não é um dos meus locais favoritos e que posso dizer que é uma maravilha, apesar que nunca visitei. O máximo que pude ver foram nas posses presidenciais na televisão.  


5- Templo da Boa Vontade




Tá aí um local que só vi por fora e tenho vontade de visitar, embora a minha fé não corrobore com a filosofia. O Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado da Capital Federal, que recebe mais de um milhão de pessoas a cada ano. Ele é uma pirâmide que possui sete facetas, encantando todos que passam. Tenho informações que seu interior é bem místico, pois há um cristal na ponta da pirâmide que jorra água em seus visitantes, mas não posso afirmar com certeza. 

Concordo que o Templo da Boa Vontade é uma das sete maravilhas de Brasília!





6- Santuário Dom Bosco



Tá aí um dos meus monumentos favoritos de Brasília! O Santuário Dom Bosco é um dos lugares mais incríveis que tive a oportunidade de visitar quando fui convidado para um casamento. É um lugar que não tem explicação para sua formosura. Projetado pelo arquiteto Carlos Alverto Naves, possui 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. Há um lustre central que equilibra cerca de 7400 copos de vidro de Murano e 180 lâmpadas. Já no altar existe uma cruz de 8 metros com a imagem de Cristo, esculpida em apenas um tronco de madeira. 



O efeito dos vitrais do Santuário é fora de sério, principalmente quando o sol bate! É como se estivéssemos vendo o céu da Capital Federal que, como vocês já devem ter conhecimento, é um dos mais belos do país. Nem preciso falar que é merecido estar nessa lista, né?!





7- Ponte JK 



Inaugurada em 2002, a Ponte JK é um dos mais belos cartões postais de Brasília. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, ela possui 1200 metros de extensão e é formada por três arcos metálicos, intercalados nas pistas e calçadas. Esses arcos simulam o movimento de uma pedra quicando sobre a água. A ponte recebeu um prêmio significativo em 2003, quando foi reconhecida como a ponte de maior valor estético e ambiental do mundo. 

Já passei várias vezes de ônibus e carro pela ponte, mas nunca parei para tirar foto. Tenho vontade de fotografar na orla, em uma foto bem tradicional. Aliás, já tirei uma foto quando fui em um clube no Setor de Clubes Sul (Lago Sul), mas ficou bem distante. Concordo em gênero, número e grau que o monumento esteja nessa lista.


Essas foram as sete maravilhas de Brasília. Preciso visitar e revisitar esses monumentos. E vocês, já conheciam as sete maravilhas da Capital Federal? Concordam com elas? Digam nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

23 comentários :

  1. Sem dúvida. Fabulosas maravilhas, dignas de serem olhadas e apreciadas.
    .
    Tenha um fim de semana feliz

    ResponderExcluir
  2. Não sabia sobre as 7 maravilhas de Brasília mas fiquei completamente apaixonada pela Catedral e pelo Templo da Boa Vontade.
    Quem mora longe de Brasília, acaba associando o lugar apenas com política, né?! É meu caso, nunca teria imaginado que algum monumento/obra/construção chamaria minha atenção na cidade.

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  3. OI Émerson, matei as saudades de quando meu pai morou em Brasília e eu ia pra lá passar alguns dias de férias.
    Gostei de rever as maravilhas de Brasília.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  4. Tão lindos lugares de Brasília e pra mim,a Catedral vale mais do que todo resto! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico na dúvida entre a Catedral e o Santuário Dom Bosco.

      Excluir
  5. O mais perto que cheguei de Brasília foi fazer escala no aeroporto daí. Mas é uma bela cidade para se conhecer.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu fui uma vez bem pequena para Brasília, mas só para um casamento! E eu acho que a gente não visitou nenhum ponto turístico hahaha. Mas tenho uma amiga que é de lá e ela fala que eu preciso conhecer melhor. :) E do Palácio do Planalto e tal, só vejo pela TV mesmo hahaha. E a Ponte JK é a mais bonita, eu acho hahaha. Enfim, Feliz Aniversário adiantado DF.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Amo Brasília, que eu tenho como minha cidade também. Sempre lamentei que os brasileiros identifiquem Brasília com os políticos que atuam aqui (eleitos por eles, aliás, rsrs).
    É uma pena também que esse significativo aniversário da cidade tenha caído numa circunstância como a que estamos vivendo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi, como vai?

    Sou de Vitória no Espírito Santo e nunca parei para pensar quais seriam as 7 maravilhas do meu estado que eu listaria. Sempre nos é mostrado de Brasília apenas os Palácios e o Congresso, então gostei de conhecer mesmo que por fotos outros lugares que não tinha ouvido falar. Lindos demais! Parabéns, Brasília <3

    Abraço,
    Blog Parágrafo Cult | @paragrafocult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muito lindo e incrível as maravilhas de Brasília.

      Excluir
  9. Really like your blog post. I'll read your post again.

    Thanks for sharing your great information with us.

    Cheers,
    D | What to Wear Hijab in Nude Scarf

    ResponderExcluir
  10. Muito bonito as 7 maravilhas de Brasília. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Emerson.
    Achei muito legal a postagem porque o que eu conheço de Brasilia é só o que é relacionado a politica e que a gente vê na TV. Adorei conhecer.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por dar a conhecer belos recantos!!! 👏

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design