terça-feira, 21 de abril de 2020

1960: O desafio da Rede Tupi em transmitir ao vivo a inauguração de Brasília

O presidente Juscelino Kubitschek em frente a emissora. | TV Brasília


Na era dos satélites, cabos submarinos e da informação rápida é fácil fazer uma transmissão de algo em qualquer lugar do mundo. Aqui no Brasil, a adesão ao satélite foi no final da década de 1960 e início dos anos 1970: época da ida do homem à Lua e da Copa do Mundo FIFA de futebol no México.

Antigamente para fazer isso era um trabalho hercúleo: a Rede Tupi de Televisão (do grupo de mídia Diários Associados, comandado na época por Assis Chateaubriand (1892-1968) então magnata das comunicações no Brasil) estava determinada a transmitir a inauguração de Brasília ao vivo. Como fazer?

No mesmo dia 21 de abril de 1960 os Diários Associados (D.A.) puseram em funcionamento seus dois veículos: o relançado jornal Correio Braziliense (título escolhido em homenagem às ideias semelhantes sobre a mudança da capital do Brasil desde o século XIX) [1] e a emissora TV Brasília pelo canal 6.

No mesmo dia foram ao ar a TV Nacional – canal 3 (atualmente TV Brasil Capital, canal 2 HD) e a TV Alvorada – canal 8 (atual RecordTV Brasília). A TV Nacional pertence ao Governo Federal e a TV Alvorada pertencia a Paulo Machado de Carvalho (TVs Record e Rio).


Antenas e aviões

Sem satélites a solução encontrada foi o uso de aviões: um da Força Aérea Brasileira e dois da Vasp (na época pertencia ao estado de São Paulo). Entre Brasília e São Paulo as aeronaves giravam em círculos e cada uma passando o sinal para a outra por meio de ondas de transmissão. Além disso, antenas auxiliaram nos enlaces entre as duas cidades [2]. O feito foi inédito para a emissora: sendo a primeira transmissão ao vivo e ainda para cobrir um evento importante como a inauguração da nova capital do Brasil.


Exemplo de como foi a transmissão da inauguração da Capital Federal. | TV Brasília


A emissora dos Diários Associados na Capital Federal hoje

A TV Brasília começou sendo parte da rede emissoras da Tupi até 1980 quando a cadeia foi extinta. Depois o canal 6 foi afiliada da Rede de Emissoras Independentes (REI) entre 1980 e 1981; fez parte do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) de 1981 a 1986 até ser a principal afiliada da Rede Manchete entre 1986 a 1999.


Vídeo antigo sobre a história da emissora






Após o fim da Manchete a TV Brasília seguiu a atual RedeTV! entre 1999 e 2003 e, desde 2008 até os dias de hoje. Entre 2003 a 2008 a TV Brasília foi afiliada da Rede 21 (e em curto tempo a Play TV). No mesmo dia e mês do aniversário da cidade, a TV Brasília também completa 60 anos. J-J




























Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

10 comentários :

  1. Aplaudo a capacidade de escrever textos tão longos todos os dias. Trabalha para dar a conhecer factos e efemérides. Louvável sem súvida.
    .
    Saudações amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que dá certo trabalho, Ricardo. Mas é gratificante!

      Excluir
  2. Olá!
    Amei saber mais a respeito de como foi que ocorreu a transmissão, não me lembrava mas já tinha escutado falar da ocasião.
    Gostei do texto com mais detalhes.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, por aqui aprendo sempre alguma coisa! :) Boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Excelente o post, eu adorei poder saber um pouquinho mais desta estória. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Layon!

    Interessante mesmo... Já tinha ouvido falar pela Globo, mas eu não tinha visto nada do tipo
    Parabéns pelo niver também :D

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante.
    Eu não sabia que a inauguração de Brasília teve transmissão ao vivo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design