O presidente Juscelino Kubitschek em frente a emissora. | TV Brasília
Na era dos satélites, cabos submarinos e da informação rápida é fácil fazer uma transmissão de algo em qualquer lugar do mundo. Aqui no Brasil, a adesão ao satélite foi no final da década de 1960 e início dos anos 1970: época da ida do homem à Lua e da Copa do Mundo FIFA de futebol no México.
Antigamente para fazer isso era um trabalho hercúleo: a Rede Tupi de Televisão (do grupo de mídia Diários Associados, comandado na época por Assis Chateaubriand (1892-1968) então magnata das comunicações no Brasil) estava determinada a transmitir a inauguração de Brasília ao vivo. Como fazer?
No mesmo dia 21 de abril de 1960 os Diários Associados (D.A.) puseram em funcionamento seus dois veículos: o relançado jornal Correio Braziliense (título escolhido em homenagem às ideias semelhantes sobre a mudança da capital do Brasil desde o século XIX) [1] e a emissora TV Brasília pelo canal 6.
No mesmo dia foram ao ar a TV Nacional – canal 3 (atualmente TV Brasil Capital, canal 2 HD) e a TV Alvorada – canal 8 (atual RecordTV Brasília). A TV Nacional pertence ao Governo Federal e a TV Alvorada pertencia a Paulo Machado de Carvalho (TVs Record e Rio).
Antenas e aviões
Sem satélites a solução encontrada foi o uso de aviões: um da Força Aérea Brasileira e dois da Vasp (na época pertencia ao estado de São Paulo). Entre Brasília e São Paulo as aeronaves giravam em círculos e cada uma passando o sinal para a outra por meio de ondas de transmissão. Além disso, antenas auxiliaram nos enlaces entre as duas cidades [2]. O feito foi inédito para a emissora: sendo a primeira transmissão ao vivo e ainda para cobrir um evento importante como a inauguração da nova capital do Brasil.
Exemplo de como foi a transmissão da inauguração da Capital Federal. | TV Brasília
A emissora dos Diários Associados na Capital Federal hoje
A TV Brasília começou sendo parte da rede emissoras da Tupi até 1980 quando a cadeia foi extinta. Depois o canal 6 foi afiliada da Rede de Emissoras Independentes (REI) entre 1980 e 1981; fez parte do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) de 1981 a 1986 até ser a principal afiliada da Rede Manchete entre 1986 a 1999.
Vídeo antigo sobre a história da emissora
Após o fim da Manchete a TV Brasília seguiu a atual RedeTV! entre 1999 e 2003 e, desde 2008 até os dias de hoje. Entre 2003 a 2008 a TV Brasília foi afiliada da Rede 21 (e em curto tempo a Play TV). No mesmo dia e mês do aniversário da cidade, a TV Brasília também completa 60 anos. J-J
Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA
Aplaudo a capacidade de escrever textos tão longos todos os dias. Trabalha para dar a conhecer factos e efemérides. Louvável sem súvida.
ResponderExcluir.
Saudações amigas
Confesso que dá certo trabalho, Ricardo. Mas é gratificante!
ExcluirSensacional registro histórico. Isto sim, é jornalismo.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAmei saber mais a respeito de como foi que ocorreu a transmissão, não me lembrava mas já tinha escutado falar da ocasião.
Gostei do texto com mais detalhes.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Muito interessante, por aqui aprendo sempre alguma coisa! :) Boa semana.
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Excelente o post, eu adorei poder saber um pouquinho mais desta estória. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oie Layon!
ResponderExcluirInteressante mesmo... Já tinha ouvido falar pela Globo, mas eu não tinha visto nada do tipo
Parabéns pelo niver também :D
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Gente que show esse post (como todos né). Adorei !
ResponderExcluirBeijo.
| O Blog Que Não é Blog - Instagram |
| Meu Instagram - @euannazanatta |
| Neh Pucivi - Instagram de Memes |
| O Blog Que Não é Blog |
Bem interessante.
ResponderExcluirEu não sabia que a inauguração de Brasília teve transmissão ao vivo.
Bjus!
galerafashion.com
🔴🟢🔵
ResponderExcluir