sábado, 25 de abril de 2020

Pandemia ou reflexão?



As pessoas atualmente veem o Covid-19 como uma praga, assim como foi com a peste negra há tempos, mas a pergunta é: será que realmente é?



Depois que o corona se tornou uma pandemia e todos começaram a se isolar, mudanças foram notadas no ambiente ao redor do mundo: um céu azul que dificilmente se via em São Paulo, hoje pode ser visto; ou na Índia, que se pode ver as montanhas do Himalaia tão nitidamente como a pintura de um quadro artístico; incêndios ao redor do mundo pararam de acontecer; morte de animais por atropelamento; a própria higiene humana está melhor do que era antes; pessoas estão tomando consciência, e a natureza agradece por isso. Então por que ver essa doença como uma praga, quando se pode vê-la como uma nova oportunidade, um novo começo mais consciente?

Céu paulista está menos poluído com a quarentena. I Internet


Seria então o Covid-19 uma praga, ou uma retomada de consciência do próprio ser humano?


Por: Saul Medeiros, convidado especial do JOVEM JORNALISTA

16 comentários :

  1. Olá:- Se calhar é isso mesmo. O anunciar de um novo começo para o mundo.,
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Espero que possamos pensar mais no meio ambiente depois dessa crise e no consumo exagerado.

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  3. Isso é o retrato da humanidade. Queria crer que quando essa pandemia cessar, a humanidade de um modo geral olhasse com mais consciência para o planeta, entretanto tenho cerfeza de que o Céu da cidade de São Paulo voltará a ser cinza devido a poluição exacerbada daquela metropole gigante, e que o pico do Himalaia também ficará escondido em meio a poluição. Espero que eu esteja enganado, contudo acho difícil uma conscientização da população devido a inúmeros fatores que todos já sabem de cor. De todo modo é uma reflexão que deve ser encarada por todos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Saul.
    Eu já pensei nisso também. Mas dai fico pensando será que alguém vai aprender alguma coisa com isso. Infelizmente acredito que a grande maioria das pessoas vão seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Como alguns estão fazendo, não respeitando as recomendação como se fosse somente uma gripinha qualquer.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as pessoas não tiveram consciência nem depois da peste negra, acredito que quando este evento passar vai tudo ficar na lembrança e tudo vai ser como antes. Mas espero que realmente alguém aprenda com isso, num momento como esse é bom parar pra refletir.

      Excluir
  5. Olá, Jovem Jornalista!

    Grata por teu bonito comentário no meu blog e por não se esquecer de mim.

    Li seu texto com a atenção que ele sempre me merece, porque você escreve, de facto, muito bem, para além de explanar suas ideias de forma perfeita.

    Queria fazer um pequeno reparo, mas tenho receio que você fique chateado comigo. Espero bem que não. Você tem imensa capacidade, escreve mto bem, mas ninguém sabe tudo. Ora, então do que se trata? Logo no 1º parágrafo de seu texto, você escreveu: "...como foi com a peste negra a tempos atrás…". Ora, a tempos atrás, deverá se escrever HÁ, do haver. Tempos atrás é um pleonasmo que quase todos usamos, mas não deveríamos. Há três dias atrás está incorreto se dizer ou se escrever. O correto será há três dias. Já sabemos que foi atrás e não à frente. Se foi, verbo ser, do modo Indicativo, no Pretérito Perfeito, então tem de ser passado. Me fiz entender? Peço desculpa, mas eu sou Professora de Português de alunos pré-universitários e há pormenores que escapam a muitos e a mim, também, pois estou longe de saber tudo, mas esses não me escapam.

    Inteiramente, de acordo com tua reflexão. Há meses, falávamos tanto do planeta terra, que estava moribundo, que era preciso fazer isso e mais aquilo, que ares e águas estavam poluidíssimas, e de repente, sem que ninguém soubesse ou sonhasse, surgiu algo, um fenómeno inesperado, a que não vou chamar praga, que está resolvendo por metade, a situação. Evidente que o Homem teve de parar, ficar em casa e viver a vida de um outro jeito, mas está dando seus resultados. Lamento aqueles que morreram e estão ainda morrendo, mas, em geral, foram pessoas com mais de 80 anos e em lares de 3ª idade, contudo lamento muito. Aprendemos a manter a distância social, a ter mto cuidado com a higiene de nosso corpo, mãos, et. a preservar-nos com máscaras e luvas, enfim, um mundo quase novo. E assim teremos de continuar por uns meses mais.

    Estive vendo o céu Paulista, agora com pouca poluição e os Himalaias, que não se viam há 30 anos da Índia. Agora é possível.

    Resumo e deduzo, então, que há males que vêm por bem, para nosso bem.

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Espero que haja solidariedade suficiente para ajudar aqueles que terão as maiores dificuldades para recuperar a sua economia, para tratar dos problemas de saúde pública, e para produzir os bens necessários à comunidade. Bom seria é evidente, aprendermos a proteger o planeta Terra porque é o nosso lar comum e não temos outro

    ResponderExcluir
  7. Tudo depende de como olhamos as dificuldades;
    O covid, é a resposta que a natureza está dando;
    Virus e bactérias não entendem palavras, cor, situação social, etc...
    A grande questão é: eu preciso dizer isso... eu preciso fazer isso?
    Com certeza eu fico com a reflexão kkkk.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. A natureza está bem feliz com o isolamento da humanidade.
    É como eu sempre digo, os humanos não fazem falta nenhuma para o planeta, é uma espécie desnecessária e inútil ao planeta. Não temos importância nenhuma.
    Quando a quarentena acabar, vai voltar tudo como era antes, já que estão todos loucos para sair e voltar com a rotina.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Os humanos não sabem cuidar do planeta, por isso de alguma forma estamos sendo punidos.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Acho que a resposta da sua pergunta depende muito dos privilégios que as pessoas têm.

    Para quem mora na periferia, onde não há água encanada, pode, sim, ser uma praga.

    No Brasil, tudo é relativo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  11. Olá Emerson, bd!
    Eu concordo plenamente com o Saul, pena que nem mesmo assim algumas pessoas estejam refletindo entre o certo e o errado, haja visto encontrarmos todos os dias máscaras usadas jogadas nas ruas sem qualquer tipo de comprometimento com o próximo. Pode ser uma minoria? Sim, mas acho que tem muita gente falando e não praticando.
    Bjsssss e dentro do possível o que desejo p/vcs é um domingo maravilhoso

    ResponderExcluir
  12. OI Émerson,
    toda vez que me sinto incomodada com essa quarentena, ansiosa pelo tempo que estou em casa, eu penso no quanto a natureza está em paz, no quanto de lixo que não tem sido jogado nas praias, no tanto de poluição que não tem ido para o ar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  13. Olá Saul, eu quero ver estes tempos difíceis como novas oportunidades que se apresentarão, apesar de todas as dificuldades económicas e não só que encontraremos pela frente, mas temo que os Homens tenham memória curta e tudo volte a ser exatamente como era antes! Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Vlw por me mencionar mano, sucesso com a página e cuidado com o corona kkk, abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design