sábado, 4 de abril de 2020

O Dia da Visibilidade Trans por empresas e marcas



No dia 31 de março foi comemorado internacionalmente o Dia da Visibilidade Trans (Transgender Day of Visibility). A primeira homenagem foi em 2009, tendo 10 anos esse dia. Tal dia é uma forma de celebrar as pessoas trans, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a discriminação que esse grupo enfrenta. Ele foi fundado pela ativista transgênero Rachel Crandall, de Michigan. Em 2014, a data ganhou proporções mundiais, sendo comemorada por países, como Brasil, Irlanda e Escócia. 

O Dia da Visibilidade Trans é uma forma de permitir que as pessoas trans vivam de forma aberta e autêntica, sem terem medo de sofrerem preconceito ou represálias. Os indivíduos trans deveriam ser respeitados. Você pode conviver com um colega de trabalho, um familiar ou vizinho. Não há como dizer que eles não existem. A comunidade trans é diversificada, tanto de raças e etnias como de fé. 

Esse dia também é uma forma de agradecer às pessoas trans por seus feitos e contribuições para a sociedade. Pessoas trans contribuem na moda, ciência, educação, artes, teatro, cinema, televisão, economia e política.

Com o assunto em alta, diversas marcas e empresas decidiram criar conteúdos, mudar fachadas e logos para reforçar a importância da data e gerar discussões sobre o assunto. Abaixo, comento o que essas empresas fizeram esse ano e em outros também.


Starbucks



A empresa de bebidas nos Estados Unidos colocou duas bandeiras transgêneros para celebrar a data. Para quem não sabe as cores da bandeira é azul e rosa. 

Já na franqueada em São Paulo foi estendida uma enorme faixa da bandeira na fachada do estabelecimento, de fora a fora. 




Google


No ano passado a empresa de pesquisas criou um doodle homenageando Brenda Lee, militante transexual brasileira. Brenda lutou pela causa e abrigou dezenas de LGBTQs e portadores de HIV, sendo brutalmente assassinada junto com algumas amigas a tiros. Seu corpo foi achado em uma kombi, em 1996.

A repercussão do doodle foi imediata. Usuários elogiaram o posicionamento da Google, assim como outros questionaram a escolham da empresa de ilustrar sua página para alguém como Brenda Lee. 


Nickelodeon


O canal a cabo destinado ao público infantil decidiu homenagear as "pessoas trans ao redor do mundo e encorajando-as a viverem sua própria verdade" em sua conta no Twitter com a bandeira trans. 

Também entraram na homenagem a casa do Bob Esponja Calça Quadrada, TMNT e uma série de programas infantis, como forma de anunciar apoio a pessoas trans em todo o mundo. 



Cartoon Network


O também canal infantil, um dos maiores do meio, resolveu "celebrar a autenticidade de você que escolheu ser você" em sua conta no Twitter com um coração com listras azul e rosa bebê. O post foi criado nas mídias do canal original e teve apoiadores e críticos com a manifestação.  



Twitter Open


O grupo LGBTQ+ do Twitter - com uma logo com uma bandeira LGBTQ+ com o pássaro sobreposto - , publicou um vídeo lembrando os usuários de várias hashtags em uso, como #TransDayofVisibility, #TDoV2020, entre outras. Cada uma delas tem um emoji com uma mão segurando uma bandeira trans nas cores azul, rosa e branco.  



Caitlin Blunnie

A instagrammer e ilustradora de Virgínia (EUA) Caitlin Blunnie criou uma ilustração de uma jarra de refresco animada com camadas líquidas rosa e azul que segura uma bandeira trans, com o seguinte dizer: "Oh, yeaaahhh, trans right" (... direito trans).




The Trevor Project


A ONG, que tem o objetivo de informar e prevenir o suicídio entre jovens LGBTQ*, criou o Guia de Ser um Aliado de Jovens Transgêneros e Não-Binários com ilustrações de Dami Animated e publicou em seu Twitter com uma mensagem motivacional que diz "E lembre-se, não importa o que você esteha passando no Dia da Visibilidade Trans, estamos aqui para você". Conheça o interessante guia nesse link.  

Veja o guia de forma integral abaixo:




GLAAD

A ONG GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, Aliança Gay e Lésbica Contra Difamação) publicou no Twitter uma parceria com o Instagram para uma série chamada #TransLoveStories com o intuito de compartilhar histórias de vida das pessoas trans e suas experiências de amor. 



SAGE


A maior e mais antiga organização do mundo dedicada aos idosos LGBTQ+ honrou Lorena Borjas, mãe da comunidade trans Latinx em Queens e uma mulher compassiva que mudou a vida de tantas pessoas LGBTQ+ no Twitter com uma montagem nas cores azul e rosa e a frase "Rest in power" (Descanse em poder). 



Athlete Ally



A organização, que desmantela os sistemas de opressão no esporte que isolam, excluem e colocam em risco as pessoas LGBTQ+, criou a hashtag #Transkids e #ProtectTransKids no Twitter com o objetivo de resgatar as crianças trans. 


Human Rights Campaign 




O maior grupo de defesa e de lobby dos direitos civis LGBTQ+ nos Estados Unidos criou um espaço com vários vídeos de histórias de pessoas trans, além desse banner super legal acima.



E no Brasil?


No Brasil a data é comemorado em 29 de janeiro, depois de uma ideia de um grupo de ativistas trans em 2004. Assim, surgiu a primeira campanha de transfobia no país promovida pelo departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério de Saúde. 

Esse ano, o Palácio do Buriti recebeu luzes nas cores da bandeira trans. 



Essas foram algumas das campanhas do Dia da Visilidade Trans tanto dos Estados Unidos como do Brasil. J-J


Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. A homossexualidade nunca foi vista com bons olhos. Infelizmente ainda existem Países e pessoas que a não aceitam. A verdade é que a homossexualidade existe. Uma pessoa tem o direito de viver livre e ser livre nas suas opções, incluindo a sexual.

    A Transsexualidade é um dirento humano. Há que respeitar quem assim se sente.

    Que as mentes se abram. Que os afectos sejam livres. Que o amor não tenha barreiras entre géneros

    Feliz fim de semana

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  2. Olá!
    Acho super válido levantarmos a bandeira da visibilidade trans, fico feliz que grandes empresas também sejam a favor. Que isso reverbere em inclusão social, empregos e aceitação. Todos merecem respeito e amor.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

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  3. Olá,

    Eu, pessoalmente, fico feliz por viver nesse tempo de abertura, luta contra o preconceito e reconhecimento de que o povo gay, em todas as suas vertentes, existe e merce respeito.
    Eu testemunhei algumas agressões que amigos gays viveram, e me senti revoltada (que dirá eles). Então eu acho que já passa da hora de o mundo dispensar aos gays o tratamento respeitoso que eles - como todos os seres humanos - merecem.

    Abraço

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  4. Muito legal, Emerson! Acredito ser extremamente importante essa iniciativa e espero que ela tome proporções cada vez maiores!
    Acho mais legal ainda quando canais com público alvo de crianças e adolescentes aderem essa campanha já que, quanto mais nova for a pessoa quando entender sobre direitos iguais e respeito às diferenças, maior o efeito nos adultos!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

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  5. Eu não sabia do dia nem das homenagens, mas adorei ver a visibilidade que muitas marcas trouxeram a causa. Muito bacana!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

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  6. Entrei no Google e vi a homenagem, mas não sabia o porquê. Acho ótimo e dá uma sensação boa ver às marcas levantando bandeiras e se empenhando em causas tão importantes na busca por uma sociedade melhor!


    Três de Dezembro

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  7. Não sabia da data e acho mega válido! Mas que essas homenagens, lutas e respeito aconteçam diariamente. Isso que importa, de fato. No mais, adorei o post. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

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  8. A iniciativa é louvável. Torço para que outras grandes marcas apoiem essa iniciativa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

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  9. Olá!
    Sempre fico feliz quando as empresas se posicionam numa data ou a favor da luta LGBTQI+ quando acontece algum evento. É sempre bom saber que marcas se posicionam e como se posicionam para estar atentos em como consumimos e apoiamos elas também.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

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  10. Oie, tudo bem?
    Que demais! É muito importante essa visibilidade, extremamente necessária e fico feliz dessa possibilidade!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

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  11. Oi Emerson, tudo bem?
    Acho legal marcas que se posicionam, mas não pode ser só marketing, tem que ser na estrutura também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

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  12. Sempre é importante conscencializar as pessoas para que não haja descriminação!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

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