quarta-feira, 22 de abril de 2020

Brasília 60 anos: A caminho dos 60



Desde o final de 2019, em meados de setembro (04), a Globo Brasília apresentou e exibiu durante seus intervalos comerciais a série de institucionais chamada A caminho dos 60. Foram 11 vídeos veiculados que mostraram a história da Capital Federal, bem como os desafios para o futuro, por meio de personagens que contribuíram, de certa forma, para a construção e história de Brasília.

Foram focos dos vídeos: Marisa Silva (operadora cinematográfica de Cine Drive-In), Cássia Eller (cantora e compositora), Marcos Maia (professor da UnB), Mauricio Rizzo (comediante), Aline e Sávio (músicos) e Oscar Niemeyer (arquiteto). 

Os pequenos vídeos, de no máximo 1:43, mostram Brasília a partir da ótica de pessoas que nasceram ou que vivem aqui. Além disso, também salientam e traduzem as características da Capital Federal, ou seja, a cidade: do cine drive-in; de grandes músicos, como Cássia Eller, Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana; da educação de excelência; dos artistas das artes visuais; dos barulhos característicos da capital; e dos belos traços arquitetônicos. 

A série possui uma logo que destaca as estradas, tesourinhas e balões da Capital Federal em cores alegres e intensas, como amarelo, vermelho, azul, branco, verde e preto. Cada vídeo é finalizado com a palavra "Brasília" com lajotinhas coloridas e a frase "Brasília - a gente vê por aqui"




Os vídeos da série foram disponibilizados no canal Yonaller Media, do colaborador do blog Layon Yonaller, e desde já agradeço pela captação e disponibilidade dos mesmos. Foram 9 vídeos publicados, sendo que dois não foram ao ar.

A partir de agora, vou comentar as produções e colocarei os vídeos. 


A caminho dos 60 - Cine Drive-In


O vídeo apresenta a história de vida da operadora de cine drive-in Marisa Silva. Ela conta sobre sua paixão pela cidade e profissão. Assista:





Marisa finaliza seu discurso com a seguinte frase: "Brasília é emoção. Brasília é vida. É mística. Pra mim, é apaixonante Brasília"



A caminho dos 60 - Cássia Eller


O vídeo salienta a identidade da capital de ser palco de shows de diversos estilos e gêneros, além de resgatar a noite de autógrafos do cd acústico de Cássia Eller em 2001 e outros arquivos nostálgicos. Assista:





O vídeo é finalizado com o sorriso contagiante de Cássia Eller. Que nostalgia! 



A caminho dos 60 - Universidade de Brasília


O vídeo conta a história de Marcos Maia, que presenciou a construção da principal universidade da Capital Federal, em 1965. Ele leciona na UnB há 50 anos. O professor fala das características da cidade, bem como suas arquiteturas. Veja:






A frase mais interessante que Marcos Maia diz é essa: "Eu gosto muito de ver na TV quando a reportagem mostra a Esplanada dos Ministérios na época que a grama tá verde. O Congresso... eu acho interessante. Aquele formato do cuzcuz com a bacia, né?! Eu acho que aquilo pretende dizer pro pessoal: 'olha quando esse pessoal não se entende a gente junta essas duas tampas aqui. Deixa eles brigarem lá dentro'. As crianças que nasceram aqui aprenderam a viver dessa maneira, da cidade do jeito que é. Criaram seu próprio modus viventi, né?".



A caminho dos 60 - Nascidos em Brasília

O vídeo foi direcionado para as pessoas que nasceram em Brasília e é cheio de curiosidades. A produção ainda conta a história do comediante dos Melhores do Mundo, Mauricio Rizzo. Assista:






A caminho dos 60 - Sons e sentidos


Uma das produções mais interessantes dessa série, pois ressalta os sons da cidade, como o metrô, o trânsito dos ônibus e os viadutos. Nele conhecemos a história de Aline e Sávio "que aprenderam a escutar o que a cidade diz". Acompanhe: 





Aline ressalta o formato de Brasília e da Fonte da Torre de TV: "eu tenho na cabeça o formato em Brasília. Por mais que o carro faça várias curvas eu ainda consigo saber aonde eu estou. A Torre de TV, você vai chegando e escuta aquele barulhuzinho da fonte, de água". Já Sávio fala das diferenças sonoras entre o Plano Piloto e as satélites: "no Plano eu escuto mais trânsito. Nas satélites eu escuto mais carros de som". 



A caminho dos 60 - Placas


O vídeo fala do sistema de localização da cidade e como isso facilitou a vida das pessoas. Também conta que as placas surgiram em 1968. Veja:





Gosto desse trecho: "lá atrás, no início, existiam poucas placas. No Plano, o piloto era a lógica. A bússola, o bom senso. Só quando Brasília completou 18 anos é que pode vestir essa identidade visual que a gente conhece hoje. O azul, que diz onde a pessoa está. O verde, que fala sobre a melhor direção. E setas guiando todo mundo. E de norte à sul, Brasília continua no centro da modernidade, da inovação".   



A caminho dos 60 - Niemeyer e a Flor do Cerrado


O vídeo conta a história da Torre Digital de TV, um dos monumentos mais recentes da Capital Federal. Assista:





Oscar Niemeyer finaliza com essa frase: "que emocione... Dê prazer de ver. Como um quadro de arte"



A caminho dos 60 - O cruzeiro

O vídeo conta a história do cruzeiro que batizou a praça e a cidade satélite de Brasília. Veja:





Dois trechos chamaram a minha atenção: "Então essa é a lembrança: a nossa cidade começou aos pés de uma cruz" e "Uma cruz. Nos traços e no joelho. Brasília é duas linhas e ponto final".  


A caminho dos 60 - Clube do Choro

A produção conta a história do Choro, que marca a história musical de Brasília e possui 42 anos de idade na capital do país.




Gosto da frase: "Chorinho de Brasília. Apaixonado... apaixonante. Pode se emocionar!"


Esses foram os vídeos dessa incrível série da emissora. O que mais achei interessante foi como a Globo apresentou a Capital Federal não só para as pessoas que moram aqui, como as outras. Assim, terminamos a Semana Brasília 60 anos. Espero que tenha gostado da forma que abordamos a Capital Federal e seus 60 anos. Não deixe de acompanhar os outros posts dessa série. Amanhã tem mais um post novinho por aqui! J-J







Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Que legal, Emerson!
    Eu dificilmente assisto Globo, então nem vi, apesar de morar em Bsb.
    Só fico triste que em meio a pandemia nem deu para comemorar uma data tão especial, né?

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante o sistema de localização da cidade.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante, lógico e fácil. Mas acredita que já me perdi em Brasília?

      Excluir
  3. Muito legal essa série de vídeos e que saudades da Cassia Eller!!!

    Respondendo seu comentário no meu blog, meu e-mail é nettyolyveyra@bol.com.br

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito dos vídeos. Curtos, mas bem bolados.

      Excluir
  4. Oi, Emerson como vai? Interessante este sistema localizador de cidades. Você perguntou-me o endereço de meu e-mail:lucianootacianosilva2015@gmail.com
    Att..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante porque é por números e letras. As ruas aqui em Brasília não tem nomes, como em outras cidades do Brasil.

      Excluir
  5. Oi Emerson, tudo bem?
    Post bem informativo, como sempre. =)
    Bom restinho de semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design