quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Quinta de série: Superstar

*Publicado originalmente em 31 de outubro de 2019

Pode conter spoilers!






Já a algum tempo queria ampliar o conceito do Quinta de série. Não quero trazer apenas séries, mas superséries, minisséries, desenhos e até mesmo realities shows. No Quinta de série de hoje apresento um reality show, o Superstar. Veiculado pela Rede Globo, o programa durou três temporadas (de 2014 a 2016), totalizando 40 episódios. Superstar teve apresentação de Fernanda Lima, Rafa Brittes, André Marques e Fernanda Paes Leme; direção de Boninho e Frederico A. Oliveira; e roteiro de Edu Sciortono. Ele possuiu o mesmo formato do israelense Rising Star




Superstar tinha o intuito de lançar ao público bandas ou grupos musicais pela votação popular por meio do aplicativo do programa. Elas se apresentavam atrás de um painel televisivo de LED em alta definição e se atingissem determinada porcentagem (Que variava a cada programa), a tela subia e elas ficavam de frente para os jurados e o público. O vencedor de cada temporada ganhava 500 mil reais, um contrato de gravação da Som Livre e um Ford Ka.  

O programa também contava com a Sala de Interatividade, onde eram acompanhadas as reações do público e as performances nas redes sociais. Nela também tinham as torcidas de parentes, amigos e famosos. 




A edição brasileira era diferente das versões estrangeiras, pois só aceitava participação de bandas ou grupos musicais, para diferenciar do The Voice Brasil, em que apenas cantores solos e duplas musicais podem participar.

O programa contou com diferentes jurados, são eles:  Dinho Ouro Preto, Fábio Júnior, Ivete Sangalo, Paulo Ricardo, Sandy, Thiaguinho e Daniela Mercury. Esses jurados são conhecidos por todo o Brasil, além de terem feito parte de duplas e grupos musicais. Eles avaliavam as apresentações e contribuíam com porcentagens, que faziam o painel televisivo subir. Além disso, eles apadrinhavam as bandas ou grupos musicais. 


Inscrições

Para participar do programa, o grupo ou banda precisava ter no mínimo três participantes, com idades mínimas de 11 anos (até a segunda temporada, as idades mínimas deveriam ser de 16 anos).


Como funcionava a porcentagem? 




O telão de LED em alta definição exibia fotos dos telespectadores e dos jurados que votavam a favor das apresentações, tornando o programa interativo. Os telespectadores votavam por meio do aplicativo oficial do programa pressionando a tecla sim (caso a apresentação da banda tenha agradado) e não (caso o contrário). Votar sim ou não representava um percentual de 79% dos votos. Já os votos dos jurados correspondiam a 7%, que totalizavam 21% - já que cada temporada contou com três jurados.  

E quando a tela subia, Emerson?! Bem, nas fases iniciais (Falarei em detalhes delas logo à frente) se a banda tivesse 70% dos votos ou acima disso o telão subia, ascendendo a visão do público e da plateia. Posteriormente, a porcentagem que definia qual banda estava na próxima fase, qual não (As de menores porcentagens eram eliminadas do programa). 



Fases

O programa contou com cerca de 8 fases distintas. Explico cada uma delas logo abaixo:


Audições

Nesta fase apresentavam 35 bandas, sendo selecionadas para a próxima fase 24 delas, sendo que cada jurado apadrinhava 8


- primeira fase

Para a tela subir e a banda entrar no programa, o termômetro deveria atingir 70% ou mais de votação (Como explicado no tópico anterior). Cada voto sim dos jurados somava mais 7% nessa pontuação.

Formava-se um ranking de pontuação das bandas nos quatro primeiros programas, sendo que apenas as quatro melhores iam para a próxima fase. 


Repescagem


As bandas que saíram do programa nas fases anteriores, voltavam nesse programa a fim de conseguir uma nova chance. Nessa fase, as quatro bandas com maior pontuação no ranking voltavam ao reality

Ao final da primeira fase, 20 grupos eram classificados. 


- segunda fase

As duas primeiras bandas faziam suas apresentações com a tela aberta. Logo após, os líderes de cada grupo seguiam para a Zona de Risco, local para as bandas com menor pontuação na disputa. A menor porcentagem alcançada entre esses dois primeiros grupos era o parâmetro para a tela subir nas próximas apresentações. Assim, todos enfrentavam a temida tela fechada. Ao final, as duas bandas que estivessem na Zona de Risco eram eliminadas. 


SuperPasse

Fase que durou três programas, onde as 3 bandas menos votadas corriam o risco de eliminação, caso não fossem salvas pelo superpasse do padrinho. No fim desta fase, 18 bandas restaram e passaram para a próxima. 


SuperFiltro

Essa fase durou duas semanas. 18 bandas se apresentaram e as 6 menos votadas foram eliminadas. 



Top 12

Apenas 12 bandas restavam. Para fazer o telão subir era preciso atingir uma porcentagem maior que a banda anterior. As 3 menos votadas deixaram a competição. 



Top 9

As 9 bandas restantes se apresentaram, sendo que apenas as 7 mais votadas continuavam na disputa. Os jurados só tinham o direito de votar em uma banda.


Top 7

Conhecido também como a semifinal do programa. Nesta fase as 3 bandas menos votadas deixavam a competição e as 4 restantes passavam para a grande final. 


Final

As 4 bandas finalistas se apresentavam e as 2 mais votadas se apresentavam novamente em duelo definindo, assim, a grande campeã. 


Vencedores


O vencedor da primeira temporada foi a banda Malta, apadrinhada por Dinho Ouro Preto. O grupo conseguiu vencer com 74% de aprovação. O segundo lugar ficou com Jamz (47%), também apadrinhada por Dinho. Os finalistas foram Luan & Forró Estilizado (56%),  apadrinhada por Ivete; e Suricato (50%), apadrinhada por Dinho Ouro Preto.




O da segunda temporada foi a dupla Lucas & Orelha (64%), apadrinhada por Thiaguinho. O segundo lugar foi da Scalene (55%), apadrinhada por Paulo Ricardo. Os finalistas foram Versalle (53%), apadrinhada por Sandy; e Dois Africanos (54%), apadrinhados por Thiaguinho. 





O da terceira foi a banda Fuló de Mandacaru (70%). O segundo lugar foi da Plutão já foi planeta (48%). Os finalistas foram OutroEu (52%); e Bellamore (52%). 






Audiência

Na sua estreia, o programa ficou em primeiro lugar na audiência, com 12 pontos na Grande São Paulo. Na segunda temporada o Superstar estreou com boa audiência, com 12 pontos de média e picos de 14, mantendo-se na liderança isolada. A audiência era razoável e até maior do que se imaginava, já que o programa era exibido nas tardes dominicais. 

Contudo, ao final da terceira temporada o programa foi cancelado devido à baixa audiência. No TVST ele teve uma votação entre 4,1 e 4,9 durante a temporada final, de uma pontuação de 10, demonstrando que a atração já estava fadada ao cancelamento.


Ao vivo?!

Uma polêmica se instaurou no programa, logo que a produção se equivocou e tocou a música errada em uma apresentação da banda Versalle em 2015. Será que as apresentações eram de fato ao vivo ou playback? Como defesa, a produção disse que as bandas gravavam partes instrumentais no dia anterior para não rolar erros de execuções por parte dos músicos e para que haja tempo para troca de equipamentos em minutos. Somente o vocalista cantava ao vivo, de acordo com informações encontradas no Wikipedia



Superstar web

O talent show também contou com uma versão exclusiva para a internet, transmitida ao vivo pelo GShow, em que a apresentadora Rafa Brites conversava com bandas participantes e recebia convidados especiais, numa espécie de bate-papo.



Abertura 

Trazia certo dinamismo, com o foco na interatividade do programa e um som instrumental. Assista:





Rising Star

A versão original do programa chama-se Rising Star e estreou em 2013 na TV israelense. Ela foi criada por Asaf Spector, Shenkar Yoav e TzafirAvi Nir e roteiro original de HaKokhav HaBa.



Diversas vertentes musicais



A disputa musical entre bandas foi eclética e trouxe diversas vertentes musicais: rock, reggae, tecnobrega, samba, pagode, funk, pop, forró, entre outras. Superstar foi um programa diversificado nesse sentido


Crítica

Superstar foi um programa inovador que tinha como premissa maior a interatividade. As bandas que passaram por lá tinham seus estilos próprios e idiossincrasias. Eu gostava de assistir, principalmente de ver a tela subir, pois era um momento emocionante.


Esse foi o Quinta de série de hoje. Curtiram? Digam nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Oi Emerson, não cheguei a acompanhar o programa. Essas competições musicais não fazem muito o meu estilo. :/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto desse programa, mas para quem curte deve ser satisfatório acompanhar. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este modelo de programa já deu o que tinha que dar. Todos igualmente muito chatos. O mesmo digo dos Reality Show.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson, tudo bem?
    Até assisti um ou dois episódios, mas não curti o formato.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Eu só assisto ao The Voice.Comecei a assistir a outros tipos,mas não curti,querido amigo Emerson.

    Mas seu blog é pura informação. Parabéns!

    Obrigada pela visita e volte sempre

    Beijos sabor carinho e um fim de semana feliz

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. A informação aqui é em primeiro lugar.

      Excluir
  6. Assumo que nunca assisti, mas parecia ser mega interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design