quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Quinta de série: Brooklyn nine-nine

** Publicado originalmente em 21 de novembro de 2019

Pode conter spoilers!






Hoje o Quinta de série está show, show, show, show, show, show, show, show (Amantes da série do título entenderão a frase). A produção em questão é Brooklyn nine nine, uma sitcom que estreou em 17 de setembro de 2013 e que já conta com seis temporadas, totalizando 130 episódios. B99 foi criada por Dan Goor e Michael Schur; com produção de Andy Samberg, Marshall Boone, Dan Goor, Michael Schur, David Miner, Phil Lord e Chris Miller; e roteiro de Andrew Guest. O elenco conta com Andy Samberg, Stephanie Beatriz, Terry Crews (o pai do Chris em Todo mundo odeia o Chris), Melissa Fumero, Joe Lo Truglio, Chelsea Peretti, Andre Braugher, Dirk Blocker e Joel McKinnon Miller. De 2013 até 2018 a série foi exibida pela FOX. Após ameaças de seu cancelamento foi comprada pela NBC em 2019. 

B99 (Lei & Desordem no Brasil)  é centrada em uma delegacia de Nova Iorque e conta o dia a dia nada comum de policiais, sargentos, agentes e secretários. A unidade passa por uma série de transformações quando o Capitão Raymond Holt passa a comandar o lugar. Ele é rígido e severo e pretende colocar ordem, tarefa não muito fácil pois o agente Jake Peralta é um verdadeiro palhaço, que leva as coisas na brincadeira, apesar de sua inteligência e perspicácia.

Acontece que no meio disso, o Agente Jake Peralta e a Agente Amy Santiago fazem uma aposta de qual dos dois é o melhor profissional e quem consegue capturar mais criminosos e resolver crimes. Claro que será sinônimo de muita competição e caos dentro da B99

A série, portanto, é cheia desses 'figuraças'. Apesar de ser rígido,  o Capitão Holt tem um senso de humor e descontração incríveis, além de não esconder de ninguém que é um gay casado, fazendo questão de colocar uma mini bandeira LGBTQ+ em seu escritório. Ao lado dele, está o palhaço Jake Peralta; a séria e bissexual Rosa Diaz; o melhor amigo de Jake e expert em gastronomia, Charlie Boyle; a organizadinha, Amy Santiago; a secretária descolada e que gosta de trolar os outros, Gina Linetti; o musculoso e em forma, Sargento Terry Jeffords; os preguiçosos e veteranos, Hitchcock e Scully. 




O Capitão Holt faz de tudo para que o grupo de ecléticos colegas disfuncionais se torne o que há de melhor no Brooklyn. Claro que ele terá um trabalho duro pela frente, mas a cada episódio vemos o crescimento profissional de todos os personagens e o quanto eles amadurecem. 

B99 é uma série de comédia com humor negro, sarcástico porém engraçado, com cenas de ação e aventura. Não faltam crimes e casos à serem desvendados pelos policiais. Cada episódio, portanto, encarrega-se em apresentar um caso à ser solucionado.





Apesar de possuírem uma vida profissional, é enfatizado  a vida pessoal dos personagens. Trabalha-se o relacionamento de Holt com seu esposo; o relacionamento familiar e com as filhas de Terry; as aventuras de Jake Peralta fora da corporação, entre outros. B99 não se resume ao escritório, mas os personagens se encontram em bares, confraternizações e outros ambientes, em épocas como o Natal, Dia de ações de graça, casamentos e despedidas de solteiro. Os personagens, portanto, se relacionam tanto dentro como fora da corporação. 

Com uma câmera única, parecida com as utilizadas em documentários, a série apresenta certo dinamismo por conta das filmagens bruscas e rápidas, focando nos rostos dos atores e nas cenas. 


Personagens

B99 possui 9 personagens fixos, sem contar com os regulares e recorrentes.  Na sexta temporada teve a saída de um personagem (Que por  sinal era um dos que mais gostava) e a entrada de dois personagens fixos (Eles já eram recorrentes e entraram no elenco principal da série). Destaco-os logo abaixo:





Jake Peralta: grande protagonista da série, mas o mundo não gira ao redor dele, já que B99 explora todos seus personagens muito bem. Jake é um agente inteligente, mas muito engraçado. Ele tem suas caras e bocas e um jeito bem peculiar de lidar com os casos. É imaturo, mas essa característica vai sumindo ao longo das temporadas. Jake é feminista e odeia o fanatismo e a homofobia. Tem uma competição com Amy Santiago. No decorrer das temporadas apaixona-se e casa-se com ela. 




Amy Santiago: extremamente organizada e centrada no que faz. É uma grande competidora com Jake Peralta. Bate de frente com ele para ser a melhor detetive e líder. Ela faz parte do principal relacionamento da série, mas nunca foi reduzida ao "interesse amoroso" da produção. 




Capitão Raymond Holt: chefe da corporação, gay assumido e casado. Sua sexualidade é ao mesmo tempo um dos assuntos menos importante e mais importante da série. Holt sendo gay não define seu personagem. A produção trabalha nos obstáculos que o capitão enfrenta por ser gay e alegre em sua vida pessoal e profissional. Apesar do ar de seriedade, é bem humorado. 





Rosa Diaz: a mais séria do grupo e não gosta de brincadeiras. Vive com a cara enfezada, então é difícil saber quando ela está bem ou mal humorada. É misteriosa e seu mal humor não precisa de explicações. 






Terry Jeffords: é apaixonado por iorgutes e por suas duas filhas gêmeas. Preza pela atividade corporal e por exercícios de musculação. Apesar da aparência troglodita tem um grande coração, sendo um homem de família amoroso e emocional. 






Charles Boyle: melhor amigo de Jake Peralta, faz de tudo por ele e é seu parceiro na maioria dos casos. Possui um gosto culinário bastante peculiar, o que  acaba fazendo dele o personagem gastronômico do grupo. 






Gina Linetti: secretária da 99, possui um senso de humor apurado e sempre trola seus colegas de trabalho. É o braço direito do Capitão Raymond Holt. Está no núcleo da comédia da série. 





Hitchcock: um policial veterano, que está na corporação apenas para fazer volume, sentar-se no sofá da sala de descanso e comer sem limites. Seu melhor amigo é Scully, por quem divide uma série de gostos. Apesar da amizade eles brigam muito. 





Scully: detetive das antigas, extremamente inteligente, apesar que a preguiça não deixa fazer muitas coisas. Pode não possuir valor aparente, mas, ao lado de Hitchcock, já solucionou muitos casos. Seu melhor amigo é Hitchcock.  


O dia de Halloween




Desde a primeira temporada já é tradição ter o famoso desafio de Hallowenn da 99, que consiste em esconder um artefato misterioso nas intermediações da delegacia para que os policiais, agentes e a secretária encontrem. Aquele que encontrar é detentor de um cinturão.




Já teve seis desafios de Hallowenn e nenhum foi igual ao outro, pelo contrário foram criativos e interessantes. Considero esses episódios um dos melhores de toda a série. São divertidos, emocionantes e te deixam com a adrenalina à flor da pele. 


Frases ilustres da série 

Comecei esse post com uma das frases mais ilustres e que mais gosto da série ("Show, show, show, show...") dita por Jake Peralta em várias ocasiões. Abaixo cito mais algumas e as comento:


1- "Esse é o título do seu vídeo de sexo"

Já foi dita por vários personagens, mas principalmente quando Jake quer tirar a Amy do sério.


2- “Jake: Beleza. Aqui está minha arma e meu distintivo.
Holt: Eu não preciso deles. Você ainda não está suspenso, você está em licença administrativa.
Jake: Você nunca me deixa fazer nada legal!”




A relação espinhosa entre Jake e Holt é um tanto interessante, vai?!



 3- “Minha mãe chorou quando eu nasci, porque ela sabia que nunca seria melhor do que eu.”



A modéstia da Gina me impressiona, fala sério!



 4- “Quase me faz querer levar as coisas a sério o tempo todo, mas eu sou como “peitos, peidos, peitos, quaisquer que sejam.”




Não dá pra levar o Jake à sério, por mais que ele tente.


5-  “Será que podemos comer?! Meu corpo está começando a digerir a si mesmo. Terry precisa de nutrientes!"




Terry e sua obsessão por manter seu corpo sarado e cheio de nutrientes. Uma geladeira de iorgutes é pouco para ele. O mais interessante é que apesar de sua aparência dar medo, Terry é um amor de pessoa.  




6- Charles: Podemos encher o armário com creme de barbear e cabelos soltos. 
Rosa: Eu gostei disso. Eu não posso acreditar que estou considerando uma opção não-violenta.”




Rosa sempre anda munida com suas armas e facas, então um momento de não-violência é para ser apreciado.


7- “Transforme sua maior fraqueza em sua maior força. Como Paris Hilton e sua fita de sexo.”




Nunca rejeite um conselho de Gina Linetti. Aqui ela ainda faz uma brincadeira com uma das frases mais ditas na série ("Esse é o título da sua fita de sexo").


8- “Amy: Rosa está sempre vestindo sua jaqueta de couro.
Rosa: É a única sem nenhuma gota de sangue nela”




Cuidado com a sanguinária Rosa!



9- “Esse carro é sua superpotência! Thor nunca seria capaz de apostar o seu martelo, e Neil Patrick Harris nunca seria capaz de apostar seu carisma!”




Autoconfiança e otimismo são tudo na vida, não é Charles?!



10- “Toda vez que você fala, eu ouço aquele som que toca quando o PacMan morre.”




Gina também tem seus momentos de durona, como a Rosa. 



Aberturas

A série já conta com duas aberturas. A primeira com Chelsea Peretti, intérprete de Gina, e a segunda com Dirk Blocker e Joel McKinnon Miller, intérpretes de Scully e Hitchcok. Após a saída de Chelsea (assunto do tópico a seguir), a alternativa foi subir dois personagens regulares para o elenco principal. Assista as aberturas:









As aberturas apresentam todos os personagens principais em poses interessantes e uma música bem para cima. 


Saída de Gina Linetti



 
O quarto episódio da sexta temporada marcou a saída de Gina Linetti da série. Foi um episódio, digamos, que honrou a personagem. Chelsea Peretti revelou em entrevista que a decisão de sair do show "não foi totalmente sua" e que ela apostará em projetos de sua carreira como comediante. 

A saída de Gina não foi definitiva, pois deixou pontas soltas para seu retorno, ou seja, ela pode voltar como atriz convidada. Inclusive em um episódio mais à frente reaparece em uma nova profissão, a de Digital Influencer (Até mesmo acreditei que a personagem estava de volta, mas me enganei). Chelsea deixou o seguinte recado para os fãs de Gina (Também sou um!):

"Quero agradecer por todas as horas que vocês assistiram a Gina sendo Gina: confiante, idiota, mas inteligente e cheia de ritmo e radiação de celular."



Gina era uma das personagens que mais gostava da série. Me divertia à beça com ela. Teve alguns episódios em que realmente ela roubou a cena. Uma pena ter saído. A 99 não é a mesma coisa sem ela.


Audiência 

A estreia da série foi vista por mais de 6 milhões de telespectadores. As três primeiras temporadas teve uma média de 3 milhões e 500 mil de espectadores. 

Entre a quinta e sexta temporada a série mudou de Casa: saiu da FOX e foi para NBC, mas isso não teve resultados negativos já que a estreia na atual Casa teve a maior audiência da sitcom em dois anos, ou seja, foram 3,6 milhões de pessoas assistindo, o que é 71% maior do que os números da quinta temporada, na FOX



Prêmios 



Desde seu início, lá em 2013, a série tem colecionado muitos prêmios. O primeiro deles foi que logo em sua primeira temporada ela ganhou o Globo de Ouro de Melhor série de televisão de comédia e musical. No mesmo ano, angariou o prêmio de Melhor ator em série de comédia e musical para Andy Samberg, o intérprete de Jake Peralta.

Depois desses títulos também ganhou: o de Ator de Comédia TV no American Comedy Awards para Andy Samberg (2014); o de Melhor ator secundário em série de comédia no Critics' Choice Television Awards para Andre Braugher, o intérprete de Capitão Holt (2014 e 2016); o de Conquistas e contribuições excepcionais para as representações positivas dos latinos na mídia no NHMC Impact Awards para Melissa Fumero, intérprete de Amy Santiago (2015); o de Melhor protagonista em série de comédia no Poppy Awards para Andy Samberg (2016); o de Melhor série de comédia no GLAAD Media Awards (2018); o de Melhor atriz coadjuvante - TV no Imagem Awards para Stephanie Beatriz, intérprete da Rosa Diaz; e Melhor atriz coadjuvante de comédia ou musical no Gracie Awards para Stephanie Beatriz. 


Sobre a 7ª temporada 

A série foi renovada para sua 7ª temporada que estreará em 6 de fevereiro de 2020, às 20h. Isso prova que a produção é um verdadeiro sucesso e que a última temporada obteve elevados números de audiência.



Sucesso e Crítica



O que faz de B99 uma das melhores comédias da atualidade?! Bem, a série é uma sátira de programas policiais que uniu três das mais incríveis mentes da comédia norte-americana e dispôs de um elenco coeso, texto rápido e afiado. Além disso, é uma série dinâmica, tanto nas cenas, diálogos ou até mesmo movimentos de câmera (como falado).

Sobretudo, B99 trata de temas polêmicos e fortes - homossexualidade, mulheres na polícia e preconceito racial - de forma despretensiosa e leve. Claro, que muitas pessoas confundem o tom da série e a consideram politicamente incorreta, mas essa foi a forma que ela encontrou de tratar desses assuntos.

Os personagens, por sua vez, são ricos e cada um possui um perfil que fará com que você se apaixone.

A edição é perfeita, assim como as descrições de horários e lugares onde os personagens se encontram. Sem contar, como já falado, dos movimentos de câmeras, que a deixam com um tom mais de documentário. Enfim, recomendo e muito essa série de comédia policial. J-J











Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Muito boa sua análise, parabéns! Abraço.

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa análise como sempre. Ainda não interessei-me por ela ... rs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post
    Boa explanação
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Mãe, como eu nasci

    ResponderExcluir
  4. OI Émerson, adorei a explicação. Eu não conhecia a série B99 e fiquei com vontade de assisti-la.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  5. Vou tirar um dia e com certeza assistir essa série

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson, eu assisti as primeiras temporadas de B99, acho muito engraçado! :)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design