quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A nova logo do Haddad para o segundo turno: Sim, precisamos falar disso novamente!



Por receber críticas, tive que voltar à esse assunto tratado no último dia 12. A nova logo do Haddad para o segundo turno gerou vários burburinhos nas redes sociais e análise da nova postura dos agentes de marketing. 

A questão não está em usar, ou não, as cores da bandeira do Brasil, mas de mudar a logo em tempo oportuno para as eleições do segundo turno. A minha crítica em post anterior foi exatamente sobre isso. A Claris Ribeiro do Plasticodelic soube entender o que quis dizer (com grifos):

"... convenhamos, ficou ridículo, deviam ter feito isso desde o início, principalmente porque o PT sempre teve nome e muitos militantes, agora tentar mudar a imagem só no segundo turno ficou feio demais."


A respondi da seguinte forma (com grifos):

"É exatamente esse o cerne da questão. Por que não usar desde o primeiro turno? O que discuti é o PT ser oportunista na logo e não se já usou as cores verde, azul e amarelo ou não."


Em 2014 Pedro Blanche trouxe uma colocação muito interessante de Paulo Eneas (com grifos):

“A mentira e a dissimulação acompanhadas da estratégia de ser “a esquerda que não diz seu nome” estão se fazendo presentes agora nesse período inicial da campanha para as eleições municipais: candidatos petistas estão escondendo dos eleitores a sigla do partido, bem como o nome, os símbolos e a cor vermelha típica do movimento comunista internacional, do qual o PT faz e sempre fez parte. Nunca foi tão necessário como agora, para o PT, adotar a estratégia de ser “a esquerda que não diz seu nome”.


Ou seja, a gente está careca de saber que a cor do partido é a vermelha, que o símbolo é uma estrela e o número é o 13, porque então mudar essa identidade já predefinida? Esse post pontuará de vez algumas dúvidas que podem ter surgido no anterior.


A cor do PT





De acordo com o Wikipédia os símbolos do PT são a cor vermelha e a estrela vermelha de cinco pontas com a inscrição "PT" ao centro. Não por acaso, o vermelho e a estrela é a cor e o símbolo do comunismo, da União Soviética e de países comunistas.












O mesmo acontece no site oficial do PT: ele possui detalhes em vermelho. Isso é possível perceber ao navegar-se pelos menus onde a cor muda de cinza para vermelha e com a estrela vermelha do PT no canto superior esquerdo. 




















Por que o PT resolveu esconder essa realidade logo agora?



Logos dos candidatos à presidência 2018


No primeiro turno dessas eleições vários candidatos utilizaram as cores da bandeira do Brasil, com exceção do Haddad. Confira o mosaico que criei:





O PT mudar a logo no segundo turno é uma tentativa de adequação à essa moda e padrão já bastante consolidado pelos partidos no primeiro turno. 


O post de Gleisi Hoffmann no Instagram 


A senadora pelo PT-PR e Presidenta do PT deputada federal eleita, Gleisi Hoffmann, publicou há alguns dias (14) um post onde dizia que "o verde e o amarelo é de todos nós" e apresentava uma imagem de logos do PT com as cores verde e amarela. Veja:




Uma publicação compartilhada por Gleisi Hoffmann (@gleisihoffmann) em


Torno a repetir: a questão não está em o PT usar ou não as cores da bandeira do Brasil, mas na mudança repentina de uma identidade já consolidada (tópico 1). 

Um fato interessante é que a montagem postada por Gleisi traz logos do primeiro turno, e não do segundo turno. Ou seja, não se aplica ao que vimos na logo do Haddad. Apesar de trazer as cores da flâmula brasileira, elas mantêm a famosa estrela vermelha do partido, o que não acontece com a atual logo do Haddad.

Gleisi ainda chama de "ignorante" e "pessoa que fala muita bobagem" àqueles que criticaram a atual logo do Haddad - a chamando de camaleônica e oportunista. Só que as coisas não são bem assim.


O verde e amarelo é de todos nós


De fato essa é uma grande verdade. Todas as pessoas e partidos podem utilizar as cores da bandeira do Brasil, mas também devemos levar em consideração a identidade de cada coligação ou partido político. J-J




















Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Olha todo mundo sabe que a cor deles é vermelha e eu acho que tudo isso foi uma jogada de marketing ao descobrir que praticamente todo o Brasil ta no verde e amarelo....agora a pergunta é tirou o Lula pq? Acho que agora sabem que foi rejeição da maios parte do Brasil.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Boa a analogia, eu não tinha parado para pensar... E confesso que antes eu nem era muito de politica comecei a me ligar mais depois que virei servidora pública, antes não sentia muito as mudanças que o povo falava da "vida' hoje sinto e vejo fortemente, eita vida de adulto. hahahahaha

    ps: vou responder a TAG na sexta! Beijão!

    ps2: Obrigada por marcar!

    ResponderExcluir
  3. A mudança repentina foi meio estranha.. maaas em certa parte concordo com a Gleici, verde e amarelo é uma cor de todos os brasileiros rs



    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design