A depressão é o mal do século. Passei por dois momentos depressivos e não desejo isso para ninguém. Embora invisível, é uma doença que dói na alma. Contudo, ela é possível de ser superada. Amigos, familiares, terapeutas, psiquiatras e psicólogos podem ajudar nesta questão.
Além disso, aplicativos de celular, de acordo com matéria publicada no Correio Braziliense. Várias são as plataformas utilizadas e recomendadas por profissionais. O portal de notícias pontuou 3 aplicativos e eu encontrei um quando busquei no Google Play. Confira:
1- Outcome Feedback
Em português significa Retorno de resultados e foi desenvolvido por pesquisadores europeus para identificar problemas precoces de depressão, ansiedade e transtornos mentais de forma precisa.
O aplicativo rastreia sintomas como interrupção no ciclo de sono, perda de apetite, sensação de cansaço, dificuldades de relaxamento, entre outros e gera gráficos que mostram alterações no nível sintomático do usuário.
Além disso, ele compara o estado de ânimo da pessoa com o esperado para aquela etapa do tratamento e visualiza as chances de melhorar e aderir mais ao tratamento.
2- Focus
Aplicativo destinado para pacientes com depressão severa, transtorno bipolar, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e esquizofrenia. Esta é uma plataforma onde é possível estar com ela em mãos em qualquer lugar ou momento.
O Focus disponibiliza questionários pré-programados de avaliação diária de sintomas, gerenciamento de atividades e funções sob demanda, além de estratégias de controle, como técnicas de relaxamento e higiene do sono, reestruturação cognitiva para ideias de perseguição e manejo de humor.
Veja mais aqui.
3- Deprexis
Esta é uma plataforma interativa desenvolvida para auxiliar no tratamento da depressão leve e moderada.
Ele apresenta uma simulação de diálogo com o paciente em uma versão de testes, disponível aqui. A partir de perguntas, gera-se um algoritmo baseado nas respostas que você dá sobre como se sente, se tem dificuldade de dormir e relaxar, se abandonou as atividades e hobbys que costumava fazer, entre outras questões. O programa oferece explicações, ilustrações e áudios que incentivam as pessoas a fazer exercícios de relaxamento e descontração. Achei-o bem interessante.
4- Daylio
Aplicativo que auxilia no tratamento da depressão. Funciona como um diário pessoal onde todos os dias o Daylio nos pergunta como estamos emocionalmente falando e o que temos realizado de atividades. A partir disso, ele traça um gráfico de humor.
Baixe agora mesmo.
No Brasil, o uso da tecnologia para melhorar a saúde mental ainda está em seu início, mas já é uma realidade e os profissionais da área já aceitam a ideia. Eu tenho me acostumado a usar a última tecnologia apresentada e tenho gostado muito.
E vocês, gostaram das plataformas? Já conheciam? Elas ajudam no tratamento de doenças psíquicas? Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Muito interessante esses aplicativos. Não conhecia nenhum deles.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Verdade, Monique.
ExcluirMuito importante essas dicas, espero que ajude alguém!
ResponderExcluirInverno de 1996
Com certeza vai ajudar. Tem me ajudado muito.
ExcluirGracias guapo por tu visita y aportacion
ResponderExcluirMe alegra volver a lerte.
Te lo agradezco mucho.
Besos
Interessante e nunca tinha ouvido falar!!! Bj
ResponderExcluirNão conhecia e achei uma iniciativa muito válida, essencial até! Gostei dos post!
ResponderExcluirQue bom que gostou. Obrigado.
Excluir