terça-feira, 22 de maio de 2018

Eu vi #17: RecordTV com imagem parada, dois “pê-emes” na Globo e “Bau” sem acento com cartolina no chão no SBT




Menos cuidados na tela da TV. | montagem: LAYON YONALLER

O Eu vi volta com aqueles detalhes que não passam em branco por aqui. Na emissora matriz da Globo escreveram de um jeito diferente a sigla referente a policial militar, no sinal da RecordTV imagem estática enquanto rolava o som. No SBT faltou um acento além de objeto deixado no chão.


RecordTV: sem som e imagem parada

No dia 11 de maio 2018 às 13h49 o editor-chefe do JOVEM JORNALISTA Emerson Garcia me alertou que a tela da RecordTV estava estática enquanto se ouvia o áudio no decorrer do programa Balanço Geral SP. A imagem a seguir se refere ao canal nacional da emissora 221 da operadora Vivo, por meio do satélite geoestacionário Intelsat 34:






Globo: dois Pê-Emes


“PÊ-EMES”: a sigla escrita literalmente. | Rede Globo


Já em 05 de maio 2018 às 12h05 os telespectadores do noticioso local RJTV (RJ1) da TV Globo do Rio de Janeiro notaram que ao anunciar a morte de dois policiais militares grafou-se no gerador de caracteres (GCs) a escrita literal de PMs: lia-se “A MORTE DE DOIS PÊ-EMES”. Confira:






A íntegra do RJ1 está neste link [1] onde se nota o fato a partir de 04m40s. Mas quem quer ver a matéria específica do assunto terá uma surpresa: No Globoplay – plataforma de vídeos da emissora – o vídeo inserido foi o do Jornal GloboNews – Edição do Meio-Dia sobre a mesma notícia [2].


Globoplay coloca matéria da GloboNews na playlist do RJ1. | Rede Globo/ Globoplay



SBT: sem acento em “BAU” e cartolina no chão


Dália de cartolina jogada no chão do estúdio. | SBT


Reparei em 13 de maio 2018 às 21h13 duas coisas no Programa Silvio Santos (SBT): a letra “U” que forma a palavra BAÚ – referindo-se ao Baú da Felicidade – estava sem acento agudo. Além disso, reparei no canto direito da imagem que havia uma dália – placa geralmente de cartolina com mensagens que auxiliam o apresentador de televisão – jogada no chão. Três minutos depois (21h16) a dália não aparece mais.


Dália some, mas o “U” de Baú permanece sem acento agudo. | SBT


E foi isso o que eu vi. J-J















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

20 comentários :

  1. Caramba, que legal prestar atenção em detalhes assim! Gostei do post.

    Beijos
    http://sosblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    É muito detalhe, sempre passa despercebido por mim, rsrs...
    Gostei do post!

    Obrigada pela visita!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por estar aqui, Line. Volte sempre.

      Excluir
  3. Ninguém é perfeito, não é?

    xo, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá, Daniela. O arquivo de posts do JJ mostra que nem sempre "errar é humano". O "Eu vi" está em sua 17ª edição para provar isso. Obrigado pelo seu prestígio e volte sempre.

      Excluir
  4. Um detalhista de primeira, que olhar kkkk

    Boa semana. Beijos,
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Gostei do comentário, Sheyla! Estou recompensado. Volte sempre! Beijos para você também.

      Excluir
  5. Uau, amei esses detalhes. Sou péssima para prestar atenção nesses detalhes.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Que bom, Kaila. Obrigado pelo seu prestígio e volte sempre no JJ.

      Excluir
  6. Bem interessante estes detalhes.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Emerson!

    Importantíssimo você ter reparado em todos esses aspetos, que não vou chamar de pormenores, visto que a comunicação social deve ser correta, "afinada" e nada pode falhar. Eu sei k pode haver imprevistos técnicos, mas a gente já está no século XXI. Imagem parada e sem som? É preciso estar mto atento a tudo o k vai ser transmitido e visto por milhões. Qto aos lapsos na Língua Portuguesa, vez ou outra, tb sucedem na TV portuguesa e eu, de imediato ligo para lá e chamo a atenção para o erro ortográfico. Logo depois, corrigem e pedem desculpa.

    Parabéns, por estar tão atento, mas você é um jornalista com J maiúsculo.

    Estou um pouquinho melhor das minhas e já postei. Qdo pretender, passe lá. Obrigada.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá, Céu! Em primeiro lugar quem escreveu este texto foi eu, Layon Yonaller. Segundo, gostei bastante de seu comentário e concordo em todos os aspectos. A TV no Brasil está sendo pouco cuidada no geral. Parece pequeno, mas se estende a demais departamentos. Em 17 edições do "Eu vi", os erros de português são os mais catalogados. Espero que volte sempre e (com)partilhe este post. Obrigado pelo seu prestígio.

      Excluir
    2. Olá, Layon!

      Peço desculpa pelo meu comentário acima ter sido feito para o texto, que eu julguei ter sido escrito pelo Emerson.

      Grata por você ter gostado das minhas palavras. Sou bastante exigente, sobretudo nos erros ortográficos, pke sou Professa de Língua Portuguesa. Desculpa as abreviaturas, mas fui operada há dois mesas à mão esquerda e antes tinha sido à direita, por ter Contratura de Dupuytren, e portanto meus movimentos são ainda insatisfatórios.

      Qdo você quiser passe por meu blog e comente, se pretender.

      Irei passando, sempre que me seja possível, por aqui.

      Abraço e bom resto de semana.

      Excluir
    3. LAYON RESPONDE - Tudo bem, Céu. Obrigado por voltar. Sua presença é importante para nós.

      Excluir
  8. Nossa, que feio né? Esse dos Pe-Emês foi péssimo! Parabéns pela atenção!

    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Cá nos nossos canais de tv também acontece disso. Muitas gralhas.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por estar aqui novamente e partilhar seu testemunho, Marisa.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design