quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Eu sei o que você quer no Dia dos namorados": o erro da exclusão da campanha da 'Reserva'



A grife carioca Reserva recentemente se envolveu em uma série de polêmicas ao divulgar sua peça publicitária para o Dia dos Namorados no Instagram. A propaganda publicada no dia 15 foi retirada do ar no dia 17, por conta da repercussão negativa que gerou. A Reserva, então, criou um post intitulado "PAUSA" e, horas depois, excluiu a campanha, com um pedido de retratação e desculpas. 

O post tratava-se de uma alusão ao o que casais apaixonados de namorados anseiam nesse dia e nos outros: se amarem de forma intensa, romântica e duradoura. A grife, portanto, criou uma imagem que tinha a seguinte frase: 

“O que a gente quer MESMO nesse dia dos namorados é….Complete na legenda”.


Além da frase na imagem, havia a seguinte legenda:

“Lá vem as campanhas de dia dos namorados: cheia de rodas gigantes, beijinhos na boca, coraçõezinhos… zero cara da Reserva, né? Mozão! Use camisinha & faça com amor”.






Era uma imagem com som. Quando o usuário clicava, logo era emitido o famoso Gemidão do Whatsapp - que repercutiu bastante na web em 2017. Muitos consideraram a peça de péssimo gosto. A chamaram de "sem noção", "machista", "tosca" e "infantil", além de "vergonhosa"

Na verdade, os internautas não souberam captar a mensagem corretamente, e já a consideraram machista logo de cara (O QUE NA VERDADE NÃO É!).  Além disso, não compreenderam a ideia da grife, muito menos sua identidade, cultura e essência. 


Propaganda machista?!


Me pergunto em que momento a propaganda foi machista, uma vez que o sexo e as relações sexuais fazem parte da vida da maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres. Por outro lado, é comum que casais de namorados mantenham intimidade não só nesse dia, como nos demais. 

Quem sustentou esse argumento também chegou a dizer que a grife somente confecciona roupas masculinas, o que acarretaria em seu público-alvo ser para homens e suas mensagens também. MENTIRA!  Embora no início o público fosse masculino (Com a confecção de bermudas estilizadas), a marca ampliou - e muito - o seu público: hoje em dia há roupas para crianças e mulheres. 

Por último, como a propaganda pode ser machista, visto que trata-se de uma pegadinha do Whatsapp amplamente utilizada pelas pessoas de ambos os sexos? Pelo menos até onde sei, não é um áudio machista, mas divertido e constrangedor que serve para as pessoas trollarem as outras (Eu, por exemplo, já cai nessa). Me pergunto para que polemizar aquilo que não precisa ser polemizado?


Ideia


Para a Reserva, reutilizar o Gemidão do Whatsapp significou apresentar o amor, as relações íntimas e o Dia dos Namorados de forma divertida e descontraída, fugindo do padrão das propagandas desse tema:

“Lá vem as campanhas de dia dos namorados: cheia de rodas gigantes, beijinhos na boca, coraçõezinhos… zero cara da Reserva, né? Mozão! Use camisinha & faça com amor”.


A Reserva quis fugir de convenções e padrões, sendo criativa e inovadora. Mesmo falando de sexo, ela não fora de forma alguma apelativa. Um exemplo disso foi o post publicado no dia 16 em que traz um gif da expressão "molhar o biscoito", com a seguinte descrição: “O que a gente quer MESMO nesse dia dos namorados é….Complete na legenda”. Veja:




Houve quem aplaudiu, elogiou a frase e criou embates ao completá-la com "Molhar o BISCOITO", ao invés de "Molhar a BOLACHA". Mas também quem não entendeu o tom descontraído e a ideia inovadora da marca.


Outras campanhas ousadas



A coleção de roupas/produtos 2018 para o Dia dos Namorados da Reserva está ousada, descontraída e conversava muito bem com a peça publicitária do Instagram (Até mesmo o nome das seções está com essa vibe - "Fácil de usar & Tirar", "Faça bem feito" e "Solta a língua". Com a exclusão desta, a coleção meio que perdeu seu sentido e significado. Veja:














Uma camiseta FEMININA com a frase "O mundo precisa de amor. Faça." deu o que falar outrora. A postagem no Instagram tinha a seguinte legenda: "Quer saber? Que se AME! & se for com a @olhaoficial melhor ainda." Relembre:





Fora da temática do Dia dos Namorados, a grife já criou uma camiseta contra o preconceito racial com a frase "Diga-me a cor da sua pele e não te direi porra nenhuma". Bem forte e ousada, né?! Veja:







A Reserva já seguiu padrões em campanhas de Dia dos Namorados!


Você sabia que a Reserva já fez várias campanhas "certinhas" e que "seguiam o padrão" no Dia dos Namorados? A inovação atual da marca não impediu que ela fosse romântica e "normal" no passado. Aliás, sua identidade tem elementos como a versatilidade, contemporaneidade, sempre antenada com temas atuais (Falarei em detalhes no próximo tópico) que permite que ela transite pelos mais diferentes discursos e modelos.

Nos vídeos abaixo vocês verão que a Reserva já abordou a data de forma romântica, com direito à jantar, incentivo para escrever cartas para a pessoa amada e com eternos namorados. Tudo bem cafona, previsível, porém romântico e doce. Assista:














PERGUNTO: Que problema há em a Reserva mostrar um outro lado do Dia dos Namorados esse ano?



Identidade, cultura e essência da marca






A Reserva - que tem um pica-pau na logo - é mais que uma marca de vestuário e roupas, mas sim uma grife de comunicação, com o objetivo de dialogar com seus públicos e clientes sobre temas importantes e atuais. 

Ela já abordou vários assuntos, além de ter criado parcerias com a Um Cartão. Mais que confeccionar uma peça de guarda-roupa, ela tem um intuito de conceber ideias para que as pessoas possam usá-las em seus corpos. Para isso, estuda seu público-alvo, bem como seus gostos e estilos, para criar materiais personalizáveis, com apologia à algo e que tem a essência de quem vai vestir. 

O vídeo publicado pelo Meio & Mensagem captou bem a identidade e essência da Reserva. Assista:







Em resumo, a grife quer comunicar-se através de suas campanhas e produtos. Tendo a comunicação e o diálogo como motes, portanto, se posiciona muito mais como amiga, do que como marca. Enfim, a Reserva tem uma identidade e cultura bem peculiares, como retratado no vídeo a seguir:







A propaganda do Gemidão do Whatsapp não está fora dessa identidade da marca, uma vez que ela se autodeclara como autêntica, inventiva, criativa, inovadora e diferente. Gosto muito do trecho do vídeo que diz:


"Somos nós mesmos, mas nem sempre os mesmos. Somos a marca que não fica parada. Aquela que faz a diferença e se joga fundo na vida e nas ideias."



Desculpa pelo indesculpável



Para mim, o pedido de desculpas da Reserva não deveria ter acontecido e a retirada da propaganda do ar foi totalmente desnecessária. A grife apenas criou um conteúdo, de acordo com sua identidade, e esta atitude não apagará quem ela é. 

A postura que imaginei que ela teria é a de apagar as críticas e comentários negativos e manter a propaganda, pois ela chegou a responder o seguinte aos haters: "Nós apagamos apenas comentários desrespeitosos" e "Nós iremos apagar os comentários com xingamentos e grandes ofensas". Veja:












Contudo, a campanha que foi excluída, juntamente com anos e meses de criatividade e ideias. Após ter excluído as postagens da peça, a Reserva não informou se criará uma nova publicidade para a data. 

Se houve algum ponto positivo em sua retratação foi o fato dela ter explicado o conceito da campanha:


"Para o dia dos namorados, queríamos falar sobre amor à flor da pele e sexo [...]"



O pedido de desculpas da grife pode gerar negatividade; ela pode não ser vista pelo público com bons olhos; além de balançar sua identidade. J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. É muito bom a empresa se sentir ofendida e apenas apagar os comentários de xingamento, em vez de ter uma postura mais profissional. Eu não tinha visto ainda essa campanha..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque uma empresa apaga comentários de clientes, que ela vai perder ou deixou de ser profissional. Isso é estratégia.

      Excluir
  2. Oi Emerson!
    Não estava sabendo dessa campanha mas pelo que vc falou não vi nada demais. Tudo bem que eu ia achar chato abrir o áudio da propaganda e vir o "gemidão", mas acho é só uma questão de bom gosto mesmo, nada a ver com machismo, na minha opinião. :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelly, obrigado por ter entendido o que falei e por sua opinião.
      Beijos!

      Excluir
  3. Às vezes tenho a impressão que a internet ao invés de abrir os horizontes, está deixando as pessoas cada vez mais extremistas. Tudo tem que ser ataque a algo, ou alguém. Quem tenta ser diferente e criativo, acaba sendo mal interpretado. Não tinha visto essa campanha, mas pelo que li do post, achei bem divertida até e não consegui enxergar o machismo aí. kkkkkk

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mais que confusão hein! Acho que alguns publicitários só visam o sucesso e esquecem das consequências ...

    http://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Campanha foi bem ousada, acho que foi exagero usar o gemidão como parte da campanha. Acredito que foi isso que pesou, na minha opinião a marca é ousada e suas campanhas não podem ser diferentes. Foi infeliz em usar esse áudio, de resto não achei nada de tão negativo assim.
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Verdade, talvez se ela usasse outra coisa, ela não teria levado tantas críticas. A ideia do molhar o biscoito até que foi interessante.

      Excluir
  6. Eu tenho uma completa antipatia pela marca e achei a campanha, se não machista, absolutamente tosca. Mas isso é uma questão de gosto e de identificação com a marca, tenho certeza que outras pessoas acharam a campanha ótima, super "descontraída". Um abraço Emerson!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jovem
    Vivemos na era do politicamente correcto quem sai dessa norma não é bem visto, quem pensa fora da caixa paga o preço!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design