segunda-feira, 21 de maio de 2018

A relação entre as cores dos vestidos (Vermelho, Laranja, Azul, Verde e Rosa) das protagonistas de 'Orgulho e Paixão' e suas personalidades



Ao assistir a atual novela das 6h, Orgulho e Paixão, percebi que as coprotagonistas, as irmãs Benedito, possuem cores de vestimentas específicas. Seja uma saia, um colete, uma fita, um cinto ou qualquer outra peça de roupa, cada uma delas possui uma cor que as representa. A predominante das roupas de Elisabeta é a vermelha; de Mariana a laranja; de Jane a azul; de Cecília a verde; e de Lídia a rosa. O interessante também é que cada uma das cores conversam com as personalidades de cada uma das irmãs.




Orgulho e Paixão é livremente inspirada nas obras de Jane Austen e se passa no início do século XX, nos anos 1910. As vestimentas das irmãs Benedito também foram baseadas nas das irmãs Bennett, pois cada uma delas possuía uma cor predominante de trajes. Os vestidos eram em cores claras - em salmão, cinza, amarelo, verde, branco e lilás. O diretor do filme Orgulho e Preconceito, Simon Langton, explicou a decisão de utilizar cores claras nos vestidos das irmãs e orná-las com pouquíssimas joias (com grifos):

 “Eu queria cores pálidas ou brancas para as meninas, para refletir  o seu entusiasmo e a sua inocência. Isto significou que nós poderíamos manter as cores mais escuras, ricas e os tecidos exóticos para personagens como as irmãs Bingley ou Lady Catherine De Bourgh” (Pride and Prejudice: 1995).


É com esse conceito que as roupas das irmãs Benedito foram construídas.






Vermelho para a aventureira Elisabeta




Elisabeta Benedito é a protagonista principal da novela e a primogênita das irmãs Benedito. Possui um espírito aventureiro, temperamento forte, não se prende à regras e leis, ama conhecer lugares novos e quer ser independente. Antes de procurar a felicidade com alguém, ela busca a sua própria sozinha. Possui vários figurinos em que o vermelho é predominante, seja em vestidos longos, detalhes de coletes e camisas. 

Por sua vez, o look de Elisabeth Bennett serviu de inspiração para a produção da Globo: vestido longo em tom pastel e camisa longa na cor vermelha. Veja:




De acordo com o site Follow the coulors, o vermelho remete à força, vitalidade, paixão, energia, poder e excitação. E não por acaso, encontramos todas essas características em Elisabeta: ela tem força para conquistar seus objetivos, mas também amor e paixão, uma vez que se apaixona perdidamente por Darcy. Não haveria cor melhor para predominar em seus looks que o vermelho!

De acordo com o site Fashionistas de Plantão, a cor vermelha foi escolhida para Elisabeta com um objetivo claro do seu papel na trama e com relação à suas irmãs:

"A cor vermelha geralmente é usada para representar um personagem de personalidade forte (lembram do Gaston de A Bela e a Fera), ou um líder.  

Na novela Liz lidera as outras irmãs, de certa forma, por ser a mais velha, protagonista e estar ligada a todos os acontecimentos da vida das irmãs."



Laranja para a romântica Mariana




Mariana Benedito vive o amor e as relações amorosas à flor da pele. Por ser extremamente passional, muitas vezes se machuca e fica cega frente à realidade. O laranja é uma cor que traz vitalidade, plena atividade e energia. Ele predomina nas roupas de Mariana. 



Azul para a delicada Jane





Jane tem uma personalidade discreta, emotiva e delicada. Das 5 irmãs, é a mais tímida e passiva. É Elisabeta quem a ajuda e incentiva à ir em busca de seu grande amor, já que por ela mesma não teria essa atitude. O azul, como temos conhecimento, é uma cor fria que induz calma, paz, tranquilidade, delicadeza e sensibilidade, assim como a personalidade de Jane. 

A cor das roupas de Jane, assim como seu cabelo loiro, também foram inspirados na personagem Cinderela do filme live action da Disney. As mesmas características de Jane também são encontradas na princesa. 



Verde para a sonhadora Cecília




Cecília é a mais sonhadora das irmãs Benedito. Se envolve com as histórias de mistério e suspense que lê, entrando de cabeça nelas. É imaginativa, adora fantasia, livros de donzelas em perigo e de terror gótico. Suas roupas costumam ser no tom verde e com detalhes da mesma cor. O verde está ligado à vigor, vida e amor à natureza. É fácil perceber essas características em Cecília, uma vez que ela traz vigor por conta de sua imaginação aflorada, além de ter uma casa na árvore onde lê seus livros e vive cenas de romance com Rômulo, seu grande e verdadeiro amor. 



Rosa para a espevitada Lídia



O rosa traz doçura, delicadeza, juventude, além de produzir efeitos chocantes. Lídia possui uma personalidade jovial, sedutora e chama a atenção por seu jeito espevitado, fútil e mimado, além de sua beleza. Das irmãs é a que mais se mete em confusões amorosas, por seu jeito inconsequente e vivaz. O rosa, como cor principal do seu figurino foi muito bem escolhido uma vez que Lídia traz a ingenuidade, mas a força da cor



Personagens e cores




Assim como as irmãs Benett, as Benedito também possui, cada uma, uma cor predominante que está diretamente ligada às suas personalidades e jeito de ser. Inspirado nas obras originais, o autor Marcos Bernstein manifestou o desejo de cada uma das protagonistas ter uma cor própria, como explicou a figurinista da novela Beth Filipecki em entrevista (com grifos):

“A família Benedito traz uma coisa bem significativa. Porque o nosso autor pediu para que cada personagem tivesse uma cor especial. Por exemplo, a filha mais delicada vem com os azuis, que remete a pureza e a ingenuidade”.





Para quem assiste a novela, viu o filme ou leu as obras de Jane Austen, já tinham percebido isso? Gostaram dessas curiosidades? Digam tudo nos comentários! J-J



Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Já tinha percebido, e acho que as cores conversam bem com a personalidade das meninas. Achei curioso o laranja representar a moça romântica.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai gente, confesso que tenho uma preguiça eterna dessas novelas... não rola pra mim. :/

    Um abraço Emerson!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, interessante constatar que escolher um figurino não é só uma questão de pegar uma roupa bonita, tem muito estudo por trás.

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Vi. Figurinista tem que estudar a época retratada, a personalidade de cada personagem, etc.

      Excluir
  4. Eu não acompanho a novela,mais achei interessante a relação das cores com a personalidade das personagens.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a relação das cores com a personalidades dos personagens. gostei muito do post.

    https://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi alguns ep da novela quando estou em algum lugar que esteja passando, porque aqui em casa nem tenho TV não sou muito fã do conteúdo hahahahh mas legal ver essa análise, a simbologia das cores realmente é forte e passa despercebido por nós! Abraços!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o primeiro episódio percebi isso, Simone, e manifestei o desejo de escrever sobre aqui no JJ.

      Excluir
  7. Olá JJ tudo bem???


    Nossa não tinha me atentado a esse detalhe!!! Adorei saber...



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design