Esse é o momento em que recapitulamos um pouco do que fizemos durante o ano no Jovem Jornalista: a Retrospectiva JJ 2017! Ano passado, ela aconteceu de forma diferente, apenas na fanpage, Instagram e por mensagens de Whatsapp - ela não ocorreu no blog. Esse ano decidimos retomá-la aqui também.
O ano de 2017 foi especialíssimo para o blog. Se 2016, foi um ano marcante; 2017 foi surpreendente, pois não imaginávamos que esse espaço pudesse avançar ainda mais, e foi exatamente o que aconteceu. O JJ destacou-se em influência, comentários, interatividade, audiência, assuntos explanados, reconhecimentos e menções.
De forma geral, os textos foram aceitos, elogiados, criticados e até mesmo discutidos em rodas de amigos. Cada um deles contou com o comentário e a leitura cuidadosa dos leitores. Aliás, vocês foram bem participativos em 2017 e mesmo que não concordassem com o que havia sido escrito algumas vezes, deixavam seus comentários e pontos de vista.
O poder de influência do JJ também foi marcante esse ano: fomos pauta de uma matéria de influenciadores digitais de um importante portal de tecnologia, o Bizmeet; fonte de matéria sobre o poder das redes sociais, no programa #Confirma; presenteados por uma empresa famosa de sorvetes, a Kibon; elogiados pela Mauricio de Sousa Produções, com comentários carinhosos; e atendidos pela Maguary, por um defeito de produto.
Procuramos, esse ano, deixá-los antenados acerca dos assuntos mais quentes e polêmicos do momento. Não teve nenhum assunto tabu ou que não pudesse ser discutido por nós. Exploramos pautas de política, arte, publicidade, música e cultura, de forma atual, interessante e criativa. Tomamos o cuidado de trazer a informação e mensagem corretas, com confiabilidade, vários pontos de vista e possibilidades de interpretação.
Nesse post, damos destaque aos principais textos de 2017 - foram mais de 250 publicados! Esperamos que relembrem cada um deles, que a partir de hoje entram para a história do JJ!
Nesse mês aconteceu a estreia da Rádio Bagaralho, com a apresentação de Arthur Claro. Tivemos posts sérios, como o reajuste das passagens no GDF e as rebeliões sangrentas em presídios, assim como de entretenimento como as semelhanças entre Cilada e Perfect Illusion, o sucesso de Deu onda e o Globo de Ouro 2017. Não poderia deixar de citar a crônica sobre a busca pelo sorvete Kibon e o agradecimento aos produtos da marca.
Tivemos posts e momentos marcantes esse mês! Stephanie Ferreira estreou como colaboradora do blog e o Jovem Jornalista concedeu entrevista à TV Justiça. Além disso, o JJ falou das principais estreias de séries do ano e realizou Supercríticas sobre o Oscar 2017. Não poderíamos deixar de destacar também a 'Semana pré-carnaval JJ' que foi um sucesso!
Os destaques desse mês foram o post sobre depressão, uma reflexão sobre o papel, o debate sobre as fakes news e a crítica sobre o filme Power Rangers (2017). Não podemos deixar de citar também o relacionamento com a marca Maguary e o post sobre 2 anos sem Glee.
O economista Jonas Gomes estreou o quadro Economia de segunda, onde discutia temas de economia, política e sociedade. Merece destaque esse mês o post sobre a empresa Moleca, o cancelamento de vários canais da TV aberta na Sky e as acusações de assédio e o direito de resposta de José Mayer. Nesse mês, também, estava em alta as discussões sobre depressão e suicídio, por isso demos ênfase a série 13 Reasons Why e ao jogo Baleia Azul.
Pedro Blanche deu continuidade à uma série de postagens que prometeu desbancar o feminismo. Temas atuais, como gayzismo, racionamento de água no DF e parto humanizado também foram discutidos esse mês.
Esse foi um período diversificado do JJ. Fomos da tecnologia, até a economia; e da arte, até a política. Merecem destaque a crítica sobre o filme Mulher Maravilha, o cancelamento de Sense8, as dicas para filtrar conteúdo no Instagram Stories e o furo que o JJ deu no Correio Braziliense. Não podemos deixar de citar a Semana do Orgulho LGBTQ+, um verdadeiro sucesso de visualizações, comentários e interatividade!
Nesse mês uma série de discussões sobre aborto foram levantadas no blog, onde Pedro Blanche e Jonas Gomes mostraram pontos de vistas diferentes sobre o tema. Também merece destaque o post sobre 5 coisas que só o inverno pode nos trazer e o post sobre o vídeo após 365 dias da polêmica que envolveu o cantor Biel.
Falamos de vários temas esse mês: tecnologia, arte, publicidade, série e programas de TV. Merece destaque a Semana dos pais, a crônica sobre periféricos e eletrônicos descartáveis e o post sobre a temporalidade dos fones de ouvido.
Esse foi o mês das grandes polêmicas, desde a Semana do sexo, o episódio do ejaculador de SP, as discussões sobre Cura gay na justiça, até a crítica à campanha do Setembro Amarelo e o ensaio Intimidade depressiva. Com certeza setembro foi marcante na história do JJ!
Posts sobre arte, saúde e publicidade marcaram o mês de outubro! Ênfase maior ao post da performance do MAM e a discussão se era arte ou pedofilia, a censura subjetiva da exposição 'Queermuseu', os posts sobre Outubro Rosa e o texto sobre a rotina acelerada da sociedade. Opiniões plurais e diversificadas são bem vindas no blog, por isso o post de Pedro Blanche em resposta ao da performance do MAM e a censura do Queermuseu também merece destaque. Por último, mas não menos importante, a propaganda da Omo sobre Ideologia de gênero também merece ser relembrada.
Um mês em que foram discutidos temas importantes e atuais como Novembro Azul, a propaganda da Polenguinho, o boicote à Rede Globo e a ideia da nova bandeira brasileira criada por Hans Donner.
O último mês do ano no blog foi tranquilo, exceto pela bomba que Pedro Blanche fez questão de soltar logo no início. Tivemos muitos posts da indústria cultural - música, TV, arte, série e cinema - além de um de utilidade pública: Eu tenho amor e ódio por meu 'Samsung Galaxy Gran 2 Duos'.
Finalizamos o ano com um post super completo da Pantone, que fugiu um pouco de falar da Cor de 2018.
Essa foi a retrospectiva desse ano! E vocês, gostaram? Queriam relembrar mais algum post marcante de 2017? Digam nos comentários! Até 2018 com muito mais! J-J
Por: Emerson Garcia
Gostei muito do post sobre a Pantone e 13 Reasons Why, completíssimos! Seu blog é muito bom Emerson, muito legal você mantê-lo tão atualizado e bem escrito sempre!
ResponderExcluirUm 2018 cheio de realizações pra ti! Obrigado pelos comentários em meu blog, sempre bom te ver por lá! Muitos abraços!
http://barbaradoblog.com
Que bom que gostou desses posts. Eles deram muito trabalho para serem realizados, mas é ótimo o reconhecimento depois.
ExcluirObrigado pelos elogios ao JJ. Seu blog também é muito bom.
Um 2018 excelente para ti também. Abraços.
Gostei da retro! Muito bem ;)
ResponderExcluirFeliz 2018!
Blog: O Planeta Alternativo
Que bom que gostou.
ExcluirFeliz ano novo!
No entanto, foi um ano positivo. Desejo que este novo ano seja a dobrar :)
ResponderExcluirBeijinho || Daniela Silva | Blog
Sim! Foi um ano incrível. Te desejo o mesmo para 2018.
ExcluirFeliz ano novo!
Parabéns por todas conquistas e ótimas postagens em 2017. Um feliz 2018 para vocês!
ResponderExcluirhttp://www.vivendosentimentos.com.br
Obrigado, Monique!
ExcluirFeliz ano novo.