Campanha Um novo tempo de 2017/2018. | Rede Globo
A terceira edição do Registrado foi sugerida pelo editor-chefe do Jovem Jornalista, Emerson Garcia, que em 2009 [1] já abordou o assunto a respeito. O registro que farei hoje é do tradicional tema de fim de ano da Rede Globo: a canção Um novo tempo. Neste período 2017/2018 a emissora lançou o tema: A gente toca junto [2].
RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, BRASIL, 1971: No fim de ano da primeira década de 1970, o então diretor geral da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, encomendou aos músicos e compositores Nelson Motta e os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle uma canção “Otimista, com espírito natalino, sofisticada e intuitiva”. Motta e Paulo Sérgio ficaram com a composição da letra, enquanto Marcos se encarregava da melodia:
Assim que a canção em forma de valsa fora aprovada por Boni o elenco da emissora foi chamado para realizar o vídeo com a música que, há 46 anos, está na memória de todos os brasileiros de diferentes gerações. O clipe era a chamada para o ano de 1972:
Além da música, encontrei o mesmo vídeo com a narração de Cid Moreira sem a referida música e com trilha distinta:
“[...] Produções valiosas e requintadas, novelas de nível artístico e literário. A consagração dos especiais como marca de bom gosto a permitir que a nossa imagem chegasse ainda mais perto de você. E como foi assim que vivemos o ano de 71, assim também viveremos de mãos dadas com você o ano de 72. Tempos de esperança e otimismo [...].”
Campanha Um novo tempo de 1971/1972. | Rede Globo
De fato, uma canção que serviria apenas para aquele período tornou-se um hino tradicional nas chamadas de final de ano da emissora carioca. A gravadora da então nomeada Organizações Globo, a Som Livre – criada no mesmo ano – lançou um disco compacto da canção:
Compacto em disco Um nôvo tempo, lançado pela Som Livre. | Rede Globo
Curiosidades, Silvio Santos e música em italiano
TMC com canção em italiano. Silvio Santos e Chacrinha em 1971 no coral global. | TMC/ Memória Globo
2012: No site do programa Video Show foram separadas determinadas e marcantes vinhetas de fim de ano da Globo [5]. Foi de tudo: artistas em funções dos trabalhadores de bastidores; personalidades negras cantando “axé” por conta do centenário da abolição da escravatura; elenco da emissora fazendo coisas fora de seus ofícios na campanha “Invente, tente. Faça um 92 diferente.”; atrizes da casa em sua função de mãe.
1994: Para comemorar a vinda dos futuros estúdios da Rede Globo (Projac – Projeto Jacarepaguá, atual Estúdios Globo) inaugurados no ano seguinte, o elenco da Globo esteve reunido em mesa. Roberto Marinho e sua esposa Lily Marinho estavam presentes em raro momento.
Roberto e Lily Marinho na vinheta de final de ano. | Rede Globo
2016: Já o jornalista do site EGO, Danilo Sanches, [6] publicou matéria com nove imagens do apresentador e animador Silvio Santos na época em que ele estava na Globo. Das nove, seis é da época da campanha de fim de ano em 1971 ao lado do então colega Chacrinha.
1988: A Tele Monte Carlo (TMC) – emissora de televisão que pertencia as Organizações Globo na Itália, atual La7 – colocou no ar a versão italiana de Um novo tempo. Uma raridade e ineditismo para quem nunca soube desse fato:
Segundo um usuário que comentou este vídeo, a letra é essa:
“Oggi, c'è tanta gente
C'è tanta gioia dentro di noi
Tanti nuovi giorni, tanti ritorni
Un nuovo tempo, un tempo in più
Tutta la magia dell'allegria
Si ha sempre vicino a voi
È una festa tua, una festa nostra
È di chi vorrà, chi verrà (BIS)”
Voltando a canção em português. O modo como a música foi composta, a tradicional exibição anual e as articulações harmônicas [7] podem explicar o sucesso da canção-tema da Rede Globo (com grifos):
“[...] A canção não começa a ser cantada no I grau da escala harmônica, onde seria o ponto de partida convencional. Dessa forma um estranhamento sutil é sugerido, dando uma sensação de “novidade”, ou de ano novo. Além disso em algumas passagens há a chamada cadência plagal, uma variação entre os graus I e IV da escala harmônica que confere uma sensação de placidez. No trecho: “Todos nossos sonhos serão verdade”, ocorre uma mudança de tom justamente na palavra “sonhos”, abrindo-se uma nova realidade, justo num momento do ano em que os sonhos de todo mundo estão à flor da pele. Já o refrão da música parece deslizar de tanta naturalidade, além de ser bastante curto, o que facilita a memorização e torna a continuidade possivelmente infinita, a critério do arranjo que se faça pra a música. [...]”
A canção Um novo tempo, composta pelos irmãos Valle e Nelson Motta a pedido do então todo-poderoso Boni idealizada em 1971, é uma das marcas que consolidam a identidade da Rede Globo de Televisão perante o povo brasileiro, unindo a inovação da melodia sem se esquecer dos alicerces passados. J-J
Resgatado, publicado e REGISTRADO!
Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista
Que legal, gostei do post :D
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
LAYON RESPONDE - Muito obrigado por estar aqui, Monyque. Volte sempre e compartilhe este post.
Excluir