quarta-feira, 26 de abril de 2023

UCB se Nota

Quando cursei Jornalismo, fiz a disciplina Técnica de Produção Jornalística em que aprendi sobre as mais variadas ferramentas e textos do Jornalismo. Aprendi, por exemplo, a criar notas jornalísticas. 

Uma das atividades que o professor da disciplina propôs foi sairmos em grupos pelo campus universitário da Universidade Católica de Brasília (UCB) e observamos cenas, fatos, momentos e descrevê-los em forma de notas. Então, eu e mais duas colegas que cursavam a disciplina saímos pelo campus. Foi uma aventura e tanto! Colocamos nosso faro e observação jornalísticos em ação! O resultado do que observamos foi surpreendente... O nome da nossa coluna de notas chamava-se UCB se nota (Nome bem sugestivo). Confira! 


De mãos lavadas


Católica critica a utilização do álcool em gel com ampla divulgação de cartazes e mensagens no Graduação On Line, mas no setores de atendimento ao aluno, no Bloco Central, SAA e Setor Financeiro, o álcool é disponibilizado ao lado das placas de reprovação ao uso.


No lugar errado

Em uma lixeira para metais, em frente à Biblioteca Central, há garrafas de plástico. É de se estranhar que mesmo pela cor e a identificação do recipiente isso ocorra.


Ele está certo. Ele não.



Mesmo depois do apelo da universidade para que os alunos não estacionassem nas vagas preferenciais a situação continua a acontecer.    


Reflexo do descaso

Limpeza do espelho d'água da Biblioteca Central é feita uma vez por semestre. Nas duas primeiras semanas fica limpo, depois se acumulam restos de folhas secas, sacos plásticos e até animais mortos.


A Católica que a Católica não conhece



Em visita pelo Campus vimos locais que não são conhecidos pelos alunos e situações que a universidade não gosta de expor.    


Um novo espaço

Integrantes do projeto Ciranda aprendem a tocar instrumentos em baixo dos prédios ou sentados em bancos. Muitas vezes sob o sol. A Universidade precisa disponibilizar um espaço adequado para que as aulas ocorram.


Correndo risco

Para correr na pista de atletismo atrás do Bloco G, uma mulher deixou a mochila com seus pertences na beira da pista. É preciso que haja um guarda-volumes ou um armário para que os alunos tenham segurança enquanto praticam suas atividades.


Essa atividade foi muito interessante, pois descobrimos coisas que não descobriríamos se não tivéssemos um olhar apurado. J-J


**Atividade produzida para a disciplina Técnica de Produção Jornalística III, quando cursava Comunicação Social - Jornalismo na UCB. 

10 comentários :

  1. Interessante o post jornalista precisa ter uma visão de águia, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, com certeza vocês viram algumas cenas comuns, e outras que surpreenderam vocês. Acho que esse exercício até ajuda para sairmos do local comum onde sempre caminhamos ou olhamos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo interessante!
    Por vezes há coisas que de tanto saltam à vista e nem se presta atenção.

    ResponderExcluir
  4. Jornalismo como todos os cursos superiores não é fácil de tirar.

    Feliz quarta feira

    ( apresentando o meu blogue ainda bebé) ( Não é pornográfico)

    ilusões e poesia intima
    */*

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Disciplina ótima! Passamos por um caminho todos os dias mas não notamos certos detalhes. Não basta olhar tem que ver! Notar!😘

    ResponderExcluir
  6. Eita, de novo. O comentário anônimo é meu!

    ResponderExcluir
  7. A ação foi excelente .Mas acho que a reação das pessoas nem sempre foi boa.Abraço

    ResponderExcluir
  8. Gostei da disciplina. Penso que os jornalistas têm mesmo que possuir um olhar crítico e um senso crítico mais apurado que a média da população.

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana essa postagem! Fiz muita coisa diferente também na faculdade de Comunicação Social.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Muito necessário este tipo de postagem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design