sexta-feira, 21 de abril de 2023

Pedro Henrique Garcia e suas ilustrações de Brasília

Brasília "sessentatrêszou". Hoje, dia 21 de abril, a Capital Federal faz 63 anos. A Cidade já passa dos sessenta, mas continua bela, acolhedora e moderna. Posso dizer que tenho uma relação intríseca com esse lugar, pois minha vida toda a frequentei seja para trabalho, diversão, entretenimento e visita. Para homenagear Brasília resolvi trazer o trabalho do ilustrador brasiliense Pedro Henrique Garcia que criou artes minimalistas em 3D de monumentos, ícones e arquiteturas locais, desde a época da pandemia em 2020. Um trabalho primoroso! 

Pedro Garcia é artista e publicitário e expressou seu amor pela Cidade aonde nasceu em uma série de artes divulgadas em seu Instagram. Pedro tem muita familiaridade com a cidade e sabe de todos os detalhes e nuances locais. Ele disse em entrevista ao Metrópoles em 2020: 

“Por ser de Brasília, eu sei pra que lado fica o Sul e para que lado fica o Norte. Sei me localizar por siglas. Sei o que é brincar embaixo de um bloco. Sei entrar e sair de uma tesourinha. Sei que camelo não é um animal corcunda e sei falar com aquele sotaque que dizem não existir.” 


Ele homenageou e exaltou pontos conhecidos da Capital. As ilustrações foram criadas virtualmente, divulgadas em plataforma digital e impressas em série limitada no formato 30 X 30 cm, com o preço de R$ 310. 



















Pedro destacou volumes, linhas, traços, geometrias, formas e cores da Capital Federal. Tudo reproduzido com fidelidade. As cores que se destacam é o branco das construções e arquiteturas e o céu azul, característico da Capital. 

O projeto foi criado a partir de um link que Pedro viu na internet chamado de Brinksilia - desafio lançado nas redes sociais para artistas e ilustradores locais produzerem artes diárias, inspiradas em Brasília. O ilustrador gostou da ideia, embora percebesse que o projeto tinha uma série de regras, temas definidos por dia, que não queria seguir. Então ele criou o seu próprio projeto, utilizando da liberdade criativa para inspirar o seu trabalho. 

Tesourinhas, Itamaraty, Palácio da Justiça, Museu da República, Pombal, Panteão na Praça dos Três Poderes, Azulejos de Athos Bulcão, Lobo Guará, Ipés, Praça dos Cristais, Torre Digital, Torre de TV, Igrejinha, pontos de ônibus, Santuário Dom Bosco, Placas das Quadras, Memorial JK, Palácio do Planalto, entre outros, foram retratados pelo artista com muito esmero e cuidado. É uma Cidade vista e traduzida por um brasiliense!












































A série de Pedro mistura o desenho, a pintura, a estilização e a simplificação da linguagem gráfica. Seu trabalho fez enorme sucesso nas redes sociais e ele ganhou muitos elogios entre os moradores do DF. Seu olhar e tradução são incríveis e peculiares. 


















































Um grande artista, né?! Retratou muito bem essa Cidade que tanto me representa e que tanto amo. Brasília, Feliz 63! J-J








































































Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Ilustrações espetaculares, deslumbrantes. Que enorme artista.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “” Traições são trilhos sem nada ””…
    .

    ResponderExcluir
  2. O artista é muito bom, desejo parabéns e sucesso!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia e bom final de semana. Obrigado pela visita e comentário.
    Difícil escolher o melhor dessa matéria.
    Espero um dia retornar à Brasília e conhecer mais com você, meu querido amigo.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  4. Amo Brasília e amo as artes. Gostei muito do trabalho desse artista, a quem ainda não conhecia. Salve Brasilia, nosso 'avião' que haverá um dia de decolar, levando junto todo o Brasil!

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Espetacular! Super criativo. Gostei demais ..Obrigado por sua publicação

    ResponderExcluir
  6. Amei conhecer o projetista, os desenhos são realmente maravilhosos.
    Abraços.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Belíssimas! Parabéns ao autor!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Abri um blogue onde vou publicar pensamentos, poesia sensual, frases carinhosas. Com erotismo mas sem ser pornográfico.
    Gostava de receber a sua visita e comentário
    Vou linkar o seu blogue. Caso não o autorize, deixe mensagem no meu blogue e será de imediato retirado o link da lista de blogues.

    Gostei muito do seu blogue e das suas publicações. Está de parabéns.
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  9. Gostei das ilustrações. Elas são muito bonitas. No entanto fiquei curioso porque ele fez uma raposa em uma das ilustrações. Tem raposa em Brasília?

    Não conheço Brasília pessoalmente. Espero que um dia possa visitar e assim possa conferir de perca cada uma das obras que foram criadas por Oscar Niemeyer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design