sexta-feira, 7 de abril de 2023

Símbolos e cor do Jornalismo

Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. Sou jornalista já fazem cerca de 10 anos. Costumo dizer que o Jornalismo que me encontrou, me escolheu e me abraçou. Não me vejo em outra profissão, que não essa. Sabe quando Deus se encarrega de colocá-lo em um lugar, profissão e você nem imaginava isso?! Foi assim comigo. Não ia fazer Jornalismo, mas sim Letras- Português e confesso que foi a melhor decisão que tive! Deus teve um propósito e o Jornalismo me escolheu!

No post de hoje, trago os símbolos e cor do Jornalismo. Toda e qualquer profissão possui seus símbolos, cores e ícones, e com essa não seria diferente. Até tenho dois chaveirinhos com um símbolo do Jornalismo, como um copo transado em duas cores, transparente, com uma máquina de escrever estampanda e escrito "Jornalismo"; e uma agenda personalizada com uma antiga logo do blog que minha mãe me presenteou. Percebem que o Jornalismo está na minha vida e veias, né?! 

Agora, confira os símbolos e a cor do Jornalismo!


Folha de papel, pena e o termo LEX

O símbolo da profissão é composto por esses três elementos. A folha de papel relembra a Gazeta Romana, um dos precursores da imprensa. A pena é associada à escrita, pois era o artefato utilizado para escrever manualmente bem antes da invenção da imprensa e da máquina de escrever. O termo LEX é latim e significa lei e representa o compromisso com a verdade que deve ser transmitida em forma de notícia por meio da análise dos fatos. 


Raposa


O outro é a raposa. Como sabemos, esse animal é sagaz, astuto, esperto para as coisas e possui um bom faro e identificação. Além disso, o selvático possui a visão e a audição bastante apuradas. Essas características vem de encontro às de um bom jornalista. Assim como a raposa, o jornalista "caça" a informação para veicular a notícia da melhor maneira possível. 


Raposa ou foca?!


Outro mascote que está ligado ao Jornalismo é a foca, mas não é amplamente utilizado, já que refere-se apenas aos jornalistas recém-formados ou em formação que estão iniciando suas atividades jornalísticas. O termo foca é utilizado somente no Brasil. Em países de língua inglesa, esse profissional é chamado de cub reporter ou cub (filhote, em português). 


Cor do Jornalismo: azul

Quando me formei, a cor da faixa da minha beca era amarela, porque me formei com outros colegas de Publicidade e Propaganda. O amarelo, dessa forma, representa a cor da Comunicação Social. Na verdade, a cor representativa da profissão do Jornalismo é o azul. Até no ensaio fotográfico, antes de me formar, utilizei uma linda gravata azul royal (Essa que está na foto aqui na barra lateral do blog).

De acordo com a psicologia das cores, ela transmite tranquilidade e segurança. O azul é utilizado por cursos que envolvem o meio corporativo ou por áreas do conhecimento que exigem extrema confiança. Também remete à intelectualidade. Cursos teóricos e filosóficos se encaixam nessa cor.  

Além do Jornalismo, a Arquitetura, Publicidade, Psicologia, Filosofia, História, Moda, Turismo, Design Gráfico, Ciências Biológicas, Administração, são representadas por essa cor. 


Pedra preciosa: Rubi



O Rubi - pedra preciosa na cor vermelha - também está atrelada ao Jornalismo, assim como ao Curso de Direito, Odontologia, entre outros. O vermelho, aliás, representa a oratória e o órgão (boca) que temos. 

Em outras palavras, a pedra está ligada ao dom da fala e da escrita, além de simbolizar poder, vitalidade, confiança e liderança. 


O JOVEM JORNALISTA só existe porque fiz Jornalismo e quis mostrar o meu dom da escrita nesse ambiente! Comemorar essa data e mostrar esses símbolos e cor do Jornalismo foi incrível! Até o próximo post! J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Muitos Parabéns mas não vá à Praia de Carcavelos da parte da tarde, pode não correr bem lololololol Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para todos os jornalistas, inclusive a você, vocês fazem um trabalho maravilhoso, Emerson feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo seu dia, viu? Eu gostei bastante de ver sobre os símbolos e cores da área. Eu já tinha ouvido falar até na foca, mas agora sei motivo, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson,
    Parabéns pelo dia :)
    Adorei conhecer um pouco dos símbolos da área.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo dia e por gostar da profissão. No mundo, não são muitas as pessoas que podem fazer o que gostam, então, és também um sortudo, por teres sido "escolhido" por uma profissão que acabou por amar.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Interessante a simbologia. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design