quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Quinta de série: Gabriel Monteiro - Herói Fake

Pode conter spoilers!

 

A minissérie documental Gabriel Monteiro - Herói Fake lançada no dia 6 de dezembro de 2022 em 4 episódios pela Globoplay teve o intuito de trazer mais luz para o caso do ex-PM e ex-vereador Gabriel Monteiro, acusado e preso por crime de estupro em novembro de 2022. A produção conta mais da história de Gabriel, desde suas primeiras estratégias para o sucesso até sua prisão. Com duração ao todo de 2 horas, Gabriel Monteiro - Herói Fake tem direção de Eliane Scardovelli, Rafael Norton, Clarissa Cavalcanti; e roteiro de Eliane Scardovelli, Rafael Norton e Mahomed Saigg. 

É traçada uma linha de raciocínio interessante, de primeiro mostrar por que Gabriel era considerado um herói, por ser defensor das mulheres, animais, honestidade, menores carentes, até fazer com que essa fama de heroísmo caísse por terra, mostrando um outro lado de sua personalidade e forma de ser e agir. No Youtube, Monteiro possui atualmente 6,36 milhões de inscritos e 4,2 milhões de seguidores no Instagram. Gabriel foi um herói, mas fake. Bolsonarista, amante de armas, de fazer justiça com suas próprias mãos, do politicamente correto, Gabriel viu seu mundo desmoronar, afinal, não há mentira que prevaleça e dure para sempre.

O ex-PM e ex-vereador teve sua fama de bom moço, galã, gostosão e corretão posta em perigo quando garotas começaram a denunciá-lo por estupro e abuso sexual. Sua imagem ficou corrompida e distorcida. O que estava sendo apresentado, não condizia em como Gabriel se portava nas redes sociais, mídia e sociedade. Estava destoante... Como assim aquele que defendia as mulheres, mantinha um discurso conservador, que era politicamente correto, que odeia a corrupção e a favor da justiça, estava envolvido em relações sexuais como menores de idade?! Além disso, que bom moço é esse que guardava vídeos sendo agressivo e abusador com as garotas?! Ou ainda: como rimar benfeitorismo com o desejo de editar vídeos para aparentar ser um bom moço?! Mais ainda: que consonância há entre um bom moço que maltrata seus encarregados e trabalhadores, a ponto de também abusar e assediar deles, moral e sexualmente?!

Claro que para se chegar em todas essas acusações citadas foi montado um caminho, uma lógica. As acusações não foram infundadas, mas baseadas em depoimentos de vítimas de Gabriel, sejam garotas abusadas por ele ou sua equipe de trabalho. Gabriel foi exposto, em um verdadeiro jogo de "merda no ventilador" tanto por mulheres, como ex-assessores. Esses depoimentos foram levados, também, para delegacias, bem como a instância política, já que na época, Gabriel Monteiro exercia o cargo de vereador na Associação Legislativa de Vereadores do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).


Os depoimentos são fortes e para quem realmente tem estômago de ouvir... Que força e coragem os depoentes tiveram de narrar fatos que talvez ainda doíam em seus seres! Imagina contar que sofria tortura e assédio por seu chefe?! Ou narrar, em detalhes, o que um vereador e PM fez com você dentro de quatro paredes e até mesmo na frente de outras pessoas? Deve ter sido uma mistura de humilhação e alívio!

Isso tudo culminou em sessões e depoimentos na Alerj, para definir se tudo que havia sendo dito procedia, ou não. Foi dado lugar de fala aos depoentes, políticos e até mesmo a Gabriel. Foi interessante que algumas sessões eram abertas aos cidadãos. Havia, por exemplo, simpatizantes de Gabriel, que o apoiavam, assim como mulheres que se sensibilizavam com as vítimas estupradas por ele e mais uma plateia que torcia para que a justiça fosse feita. Realmente cenas cinematográficas!


Há uma votação para decidir se as denúncias tinham fundamento e se Gabriel Monteiro deveria ter seu mandato cassado. Em 19 de agosto de 2022, Gabriel foi cassado com o voto de 48 vereadores, e apenas dois a favor. Em 7 de novembro de 2022, a Justiça decretou a sua prisão preventiva. A série foi lançada um mês após sua prisão, aproveitando esse timing e discussões acaloradas que o caso gerou no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. 

A Globoplay conseguiu ótimos resultados com Flordelis - Questiona ou adora (que eu ainda não assisti) e lançou essa na mesma linha e gênero. Gabriel Monteiro - Herói Fake apresenta depoimentos inéditos, vídeos da época em que o influenciador era policial militar, dentre outros.  

A diretora e roteirista Eliane Scardovelli explicou todo o conceito da produção e como ela foi construída:

“A série tem dois fios condutores: a cassação do mandato dele e as histórias das vítimas. É a desconstrução de um herói fabricado nas redes sociais. Mostramos como ele surgiu e como sua reputação foi ruindo. Mas também é uma história bonita de união de mulheres que, apesar do medo, tomam coragem para contar os episódios de agressões que sofreram."


Herói Fake tem sua cena inicial e final bem redondinhas, começando e terminando no dia da cassação do mandato do Gabriel. Foi o julgamento pelos seus pares e sua defesa nesse dia que alinharam o construto da narrativa. Os quatro episódios tem o seguinte título: PM, youtuber, vereador; Ratinhos de laboratório; As mesmas marcas; e A hora da decisão.

PM, youtuber, vereador mostra a ascenção do ex-policial nas redes sociais e a denúncia de uma jovem. Ratinhos de laboratório as denúncias de ex-assessores de Gabriel Monteiro e a defesa de Gabriel contra as acusações. Em As mesmas marcas há novos depoimentos de mulheres que também sofreram abusos do ex-PM. Tais relatos se parecem e envolvem gravação de sexo com adolescentes, agressões e estupros. O último episódio, A hora da decisão, mostra mais manipulações de Gabriel, que agora tenta desbaratar os depoimentos e acusações, e mais uma acusação de estupro que pode ser crucial no momento em que colegas vereadores irão decidir o seu futuro político. 

Esse é um trabalho investigativo resultante de oito meses de reportagem e apuração. O intuito foi o de realizar uma investigação própria da Globo, independendo do trabalho da Polícia Civil e dos vereadores da Câmara do Rio. Os repórteres foram às ruas atrás de histórias e descobriram novas vítimas de Gabriel. Eles mergulharam num universo obscuro, onde ficaram escondidos crimes e abusos. 


Apesar da rapidez para que a série ficasse pronta e se assemelhando mais à uma reportagem televisiva extensa em capítulos, do que uma minissérie documental, gostei da produção e acredito que ela vá direto ao ponto, mostrando a que veio. Desconstruir um falso herói, um paladino da justiça, não é tarefa para qualquer um, apenas para jornalistas e repórteres investigativos que foram até o fundo, às vias de fato! Desde o início da produção, já não simpatizava com Gabriel (Talvez por ranço mesmo), e a cada momento passei a ter mais raiva dele. Que tipo de ser humano é esse que grava vídeos defendendo mulheres e acabando com a Anitta e, depois, grava vídeos de sexo com violência com menores de idade?! Como alguém pode ser cínico e dissimulado a ponto de editar vídeos, encenar cenas e pedir, até mesmo para uma criança falar tudo que ele queria? Esse cara, realmente, é muito fake! De pensar que com suas edições, manipulações, vídeos mentirosos e fake news esse cara ganhou muito dinheiro. Isso me fez pensar em que as pessoas são capazes de realizar para serem famosas, ganharem dinheiro e aparentar serem boas... E, além disso, que ele não era nada do que aparentava na tela ou diante das câmeras. Ver ele se defender na câmara dos vereadores me deu vontade de vomitar! Graças a Deus que há justiça na terra e essa produção também mostra isso. Um perigoso farsante, atualmente, está atrás das grades e com seu destino nas mãos da justiça! Veja essa declaração da produtora Clarissa Cavalcanti: 

"O documentário conversa muito com temas que são universais. É uma discussão super atual do que é assédio e do que é estupro. Uma reflexão sobre o falso moralismo, que rende notoriedade. São temas que extrapolam o caso Gabriel Monteiro e falam de uma realidade mais ampla."


Recomendo a minissérie fortemente, mas se prepare para muita encenação de um herói deveras fake. J-J



Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Que interessante, não conhecia!
    Acho muito legal as suas indicações :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece uma minissérie bem interessante. Não conhecia nada sobre o Gabriel Monteiro porque não costumo me interessar pelos assuntos criminais, mas gostei da indicação.
    Bjus!!!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a série. Gosto das explicações de vocês também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de quinta-feira. Espero mas séries dos farsantes do século XXI.

    ResponderExcluir
  5. É uma boa série pra assistir, gostei muito de conhecer, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Uma minissérie sobre um verdadeiro crápula. Obrigado pela indicação. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. A minissérie parece ser bem interessante. Fiquei horrorizada quando vi a reportagem do Fantástico desmascarando esse cara. Inacreditável como consegue ser tão dissimulado e atrair tantos seguidores.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Emerson
    Não conhecia a minissérie, desejo um dia abençoado, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu raramente assisto documentário, mas acho que vi a divulgação dele no canal da globo.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parece interessante . Vou assistir depois de sua publicação .É bom termos um spoiler antes .Bjinhos

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design