segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Mostre o diferente!

 



Fakes news é um assunto que está em alta nos dias atuais. Elas são criadas para destruir a reputação de uma pessoa, causar burburinhos e disseminar mentiras. Os efeitos das fakes news são avassaladores e incontroláveis. A atual novela das 9, Travessia, trata de tecnologia e em dois casos mostrou como uma mentira pode acabar com a vida de uma pessoa. A personagem Brisa sofreu na pele e teve sua vida colocada em perigo por uma montagem que o jovem Rudá fez dela, a colocando como uma sequestradora de crianças. Moretti, por sua vez, quase morreu do coração, tendo um ataque cardíaco, quando também Rudá fez uma montagem em vídeo colocando sua face no rosto de um cara que dizia "odiar cachorros". Eu, recentemente, também fui alvo de fake news e, poderia, sucumbir às notícias falsas, mas resolvi mostrar o diferente. Afinal, uma atitude vale mais que qualquer palavra! Tenho me autodefendido, não enfrentando essas fake news e as justificando em palavras, mas através de atitudes. 

Sabe quando falam algo sobre/de você que sabe que não procede, a ponto de chegar a imaginar se aquilo que dizem tem o mínimo cabimento?! Quando ouvi falácias e fábulas ao meu respeito fiquei extremamente triste, sem chão. Como tem pessoas maldosas e que inventam histórias, a troco de nada! O objetivo é te deixar sem reputação e te atiçar para que justifique aquilo que não precisava ser justificado, afinal, você não é nada do que dizem.

E a criatividade das pessoas é fertilíssima. Falam que está namorando só por estar/ser feliz e alegre, que sua amiga é sua namorada (Lê-se: Homens não podem ser amigos de mulheres!) e que você será pai, sem ao menos possuir um relacionamento ou ter tido relações sexuais. Se convida alguém para eventos, as pessoas já olham com olhos maldosos e a mente disposta para criar fake news. Se diz que a pessoa é sua amiga, logo entendem e interpretam que é sua namorada.   


O que tenho aprendido, nessa curta caminhada de vida, é que não precisamos justificar nossas atitudes e atos. Na verdade, não necessitamos fazer o mínimo esforço! Quem nos justifica é o próprio Deus e, consequentemente, nossas atitudes. Se dizem que você é isso e aquilo, é claro que vai doer lá no fundo... Mas, que tal mostrar o diferente?! Mostrar que você não é nada daquilo que pensam ou falam?! Se dizem que você é indiciplinado, inconsequente, que desde que alguma ou outra pessoa entrou em sua vida que você mudou e não participa de eventos e atividades que antes participava, porque não ser mais aplicado que antes?! Surpreender e mostrar o diferente do que pensam e falam, deixa os disseminadores de fake news atordoados e perplexos! É como se acabasse com os discursos deles. Não foi preciso falar nada, apenas tomar atitudes. Eu poderia "chorar as lamúrias" e dizer: "É, realmente sou isso que estão dizendo de mim mesmo". Mas se fizesse isso, daria "pontos de graças" para as falácias sobre mim. O que fiz também, e que teve efeito minador, foi deixar de andar e de se relacionar com aqueles que foram alvos de fake news por esses maldosos. Isso quebrou as pernas e os discursos falaciosos desse tipo de gente. Devem estar pensando por aí: "Cadê aquela pessoa que andava com ele? Será que terminaram?". Como terminar aquilo que nem ao menos começou? Acontece que prefiro cortar relações de amizade com quem gosto muito, à ter meu nome envolvido em fake news por aí! E isso tem me doído profundamente, que não imagina o tanto.  

 


Brisa e Moretti mostraram o diferente frente às fake news que envolviam suas vidas. Brisa tem se mostrado doce, amiga, incrível mãe protetora. Quem, com essas características, poderia ser uma sequestradora de crianças?! Moretti, por sua vez, para se livrar da fake news que odeia cachorros e do linchamento virtual que se instaurou, publicou um vídeo com um cachorro, dizendo que tinha enorme apreço e amor pelo melhor amigo do homem, revertendo todo aquele caos ocasionado por uma mentira. É certo que as fake news já estavam surtindo efeitos terríveis nas vidas dos personagens... Brisa quase iria morrer com o linchamento das pessoas, vivia fugindo de tudo e todos e acabou sendo presa não por esse suposto crime, mas por outro; e Moretti estava tendo ataques de pânico e tendo pré-infartos. Mas, já pensou se Brisa e Moretti aceitassem as mentiras aos seus respeitos? De certo não estariam vivos!

O que fazer em frente às mentiras sobre sua vida? Mostre o diferente! Seja o que você sempre foi, mas em níveis e potências elevados. Você tem a capacidade de destruir fake news e não é com aqueles discursos falados enormes, tentando justificar o que nem precisaria ser justificado, mas com sua própria atitude e jeito de ser. Fake news sobre você tem o objetivo de destruir sua reputação e te deixar muito triste, mas a escolha de as engolir ou não está contigo! Pense nisso! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Mais uma bela publicação que muito gostei de ler
    .
    Continuação de um ano feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio fake news, acho que deveriam ser enquadradas numa dura lei, à exemplo da difamação e infâmia. Acho legal que estejam 'abordando' o assunto numa novela.

    Beijo e que 2023 seja excelente para você

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre digo que quem não tem o que fazer, inventa. Não tem nada pior que uma fake news. Não assisto novela, mas é bom saber que a fake news está sendo abordada nela.
    Feliz 2023.

    ResponderExcluir
  4. Espetacular seu artigo .Já fui vítima e fiquei com a síndrome do panico .Não foi fácil,mas superei .Evito muitas coisas atualmente

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a reflexão. Mentiras são muito triste, porque acabam envenenando a pessoa que faz de sua vida essa prática.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desta publicação e concordo com o que diz. Não nos deixemos afectar pelas mentiras a nosso respeito e mostemos o diferente mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design