Estreou no dia 18 de novembro de 2022 o quadro Que Doha é essa? com o comediante Marcelo Adnet. Com o objetivo de apresentar comentários satíricos e bem humorados sobre a Copa do Mundo de 2022 disputada no Qatar, Adnet usou e abusou de sua criatividade para imitar personalidades do mundo esportivo e de outras áreas. As esquetes e paródias foram transmitidas na Central da Copa da Rede Globo. O quadro contou com mais de 27 episódios entre 2 a 5 minutos.
Que Doha é essa? é um trocadilho que caiu como uma luva para a época da Copa e que Adnet o utilizou de forma brilhante e única. O humorista antenou-se sobre os principais acontecimentos da Copa, mas não só isso, de notícias que permearam o Brasil e o mundo nos últimos dias, para criar conteúdos inteligentes e bem humorados. As próprias vinhetas de abertura foram criativas e diferentes a cada novo episódio.
Os episódios apresentam brincadeiras, memes e muitas esquetes engraçadas, como a do Patriota do caminhão. Nesse quadro Adnet conseguiu mesclar elementos televisivos, do futebol e até mesmo políticos. O Bolão dos famosos foi impagável! Ver Marcelo Adnet imitando Silvio Santos, Jair Bolsonaro, Lula, Re Charles, Donald Trump e Ciro Gomes dando palpites sobre os jogos foi de um humor escrachado tremendo. Como esquecer da imitação do carnavalesco Milton Cunha no Central do Estilo que apresentava comentários sobre uniformes dos jogadores, visual dos torcedores, entre outros? Mesa Plana, por sua vez, foi algo legal de assistir também. Adnet conseguiu polemizar o assunto e trazer para o ramo futebolístico. Merece menção honrosa o personagem Militante que já apareceu em vários outros produtos e, dessa vez, tece comentários ácidos e terríveis contra a Globo sobre o futebol e a Copa do Mundo de 2022 em Qatar.
A especialidade de Marcelo é a imitação e, sem dúvidas, a de Galvão Bueno é sua melhor e merece ser mencionada. Ele imita, ainda, Marina Silva, Cléber Machado, Tite, Gilberto Gil, Dilma, Neto, Faustão, Padre Kelmon, Lionel Messi, Dudu Wido e muitos outros. Ele tem uma facilidade invejável de pegar os trejeitos, falas, tom de voz e aparência.
A criação das esquetes para o quadro foi constante e exaustiva. Adnet e outros idealizadores da produção ficaram assistindo aos jogos da Copa e pensando no que falar e abordar. Tudo gravado foi ao ar no mesmo dia, não perdendo o timing da informação e da notícia. A equipe do programa foi sensacional. Roteiristas e profissionais da caracterização - tanto de figurino como de maquiagem, cabelo e barba - trabalharam em união para que os vídeos saíssem no mesmo dia.
O interessante, ao assistir o quadro, é perceber que ele não se limitou às quatro linhas do gramado, mas abordou vários outros assuntos, como já mencionei acima nesse texto. O programa trouxe cenas memoráveis, tais como: o teste negativo de Galvão Bueno e a notícia que iria narrar a Copa; o Garanhão Bueno (Espécie de cavalinho da Copa customizado como o narrador mais famoso do Brasil); a performance de Adnet como Silvio Santos e o Copa Tudo por Dinheiro (Aquelas vinhetas de um ou dois segundos no meio da programação fazendo propaganda da Jequiti em clima de Copa foram ótimas!); menções honrosas ao Qual é a música? do SBT; e a tiração de sarro de Adnet com a despedida de Galvão Bueno das transmissões de Copa do Mundo na TV aberta.
Em todos os dias de Copa do Mundo tinha um ou dois episódios de Que Doha é essa?. Mais uma vez, Adnet se superou. Imagina o trabalho que não deu criar conteúdos interessantes nesses dias? Além disso, o comediante se preparou previamente com figurinos, maquiagens e perucas para suas imitações serem impecáveis e convincentes.
Para premiar o bom desempenho do quadro e de Adnet, o programa teve uma edição especial de uma hora de duração no SporTV, canal esportivo da Globo, exibida no penúltimo dia de Copa (17 de dezembro). O episódio trouxe os melhores momentos e cenas inéditas que não foram ao ar na exibição na TV aberta. Que Doha é essa? foi considerado um dos únicos pontos positivos da Central da Copa, que fora bastante criticada nessa edição.
O quadro é um pouco no estilo do Sinta-se em Casa e Sinta-se na Casa (criados e exibidos no auge da pandemia), trazendo o mesmo humor de Adnet, mas voltado para o futebol e a Copa do Mundo. O projeto foi um grande acerto da Central da Copa e Globo. Merece ser assistido! J-J
Por: Emerson Garcia
Tantos jogadores giros que estiveram presentes
ResponderExcluirOi
ResponderExcluireu vi os comerciais do programa, mas acabei nem assistindo.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Bom demais .Gosteiii
ResponderExcluirDe fato Adnet é muito criativo em suas produções humorísticas. Um abraço!
ResponderExcluirBoa tarde Emerson. Foi muito hilariante. Ri muito. Bom final de semana.
ResponderExcluirQue bela publicação. Deixo o meu elogio.
ResponderExcluir.
Feliz dia de Reis … Bom ano de 2023.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.