segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Clínica-Escola de reabilitação fisioterapêutica da Unieuro de Águas Claras é exemplo de atendimento

Além da reabilitação física dos pacientes, a clínica trabalha aspectos sociais e psicológicos de seus pacientes 


O Centro Universitário Euroamericano de Águas Claras (Unieuro) possui um programa de atendimento fisioterapêutico aberto para a comunidade com funcionamento gratuito na Clínica Escola de Fisioterapia. Meyúry Lisboa, fisioterapeuta pós graduada em gerontologia e geriatria com quatro anos na área, é a responsável pelo recrutamento de pessoas da terceira idade, além de auxiliar e monitorar os estagiários em seus trabalhos com os pacientes.

A Clínica-Escola de Fisioterapia na área de geriatria liderada por Meyúry atende a idosos a partir dos 60 anos, com alguma dificuldade locomotora ou que passaram por algum tipo de acidente físico. O intuito de Meyúry e dos estagiários de fisioterapia é o de trabalhar não só os aspectos físicos dos pacientes, mas também os psicológicos. Quando o paciente chega na clínica-escola vem com vários traumas, daí a necessidade de trabalhar a comunicação, relação interpessoal e oferecer cuidado e carinho para eles. 

Os pacientes são tratados de forma igualitária, humana e repleta de alteridade. Mais do que tratar a ruptura de um osso, dificuldade de locomoção ou membros atrofiados, os pacientes são tratados em suas almas, no íntimo de seus seres. Por isso, é importante que os estagiários de fisioterapia façam estudos de envelhecimento e desenvolvimento humano, para tratar os pacientes da forma mais adequada. 

Além dos estudos de envelhecimento e desenvolvimento humano, faz-se necessário a aplicabilidade de técnicas para serem transportadas para as salas de fisioterapia. O resultado só pode ser positivo.


Crescimento acadêmico

O estágio na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unieuro é uma das etapas finais para a aprovação do aluno e ingresso na área. De 20 em 20 dias o ciclo de estagiários é modificado. Antes de começar o tratamento, os pacientes já são informados sobre essa mudança. 

Meyúry avalia os alunos em vários requisitos, a fim de observar se está apto ou não para a profissão. São analisados tom de voz, simpatia, aplicação de métodos e técnicas do estagiário e como é o diálogo com o paciente. Esses quesitos são anotados em uma planilha criada por Meyúry em seu computador. 

É necessário que o aluno conheça, a fundo, o seu paciente, bem como o tipo de trauma e dificuldades físicas que ele possui, para aplicar as técnicas corretas. Ele precisa ter conhecimento prévio de suas demandas, necessidades e limitações. A cada encontro, que dura cinquenta minutos de duas a três vezes por semana, o estagiário deve descrever a evolução do paciente, até que seja reabilitado completamente e encaminhado para atividades mais intensas – uma espécie de academia disponível no próprio andar da clínica-escola. “Os alunos tem aprendido e crescido muito”, explica a fisioterapeuta Meyúry.

O trabalho dos alunos é otimizar e trabalhar a funcionalidade dos pacientes, de modo que sejam reabilitados e  vivam de forma mais saudável e funcional. Para isso, a técnica de reabilitação pessoal é utilizada, em um aspecto global que envolve equilíbrio, força, coordenação motora e atividades lúdicas – bingo, forca, artesanato, DIY de jogos (“Faça você mesmo”, em português) e dança. No dia que fui conversar com a fisioterapeuta Meyúry, os pacientes estavam animados pois jogavam bingo, que valia uma barra de chocolate. “Os pacientes gostam de vir para cá, pois são bem tratados, se sentem bem e melhoram física e psicologicamente”, explica.


Desenvolvimento do paciente


Esse trabalho produz melhoras significativas na vida do paciente nas mais diferentes esferas. Ele fica com a auto estima elevada, mais alegre e comunicativo, além de criar vínculos de amizade e de relacionamento que leva para seu convívio no dia a dia. São visíveis os benefícios que um atendimento como esse produz na vida do paciente. Afinal, ser bem tratado é o primeiro item na recuperação e cura de debilidades e doenças. E os estagiários e a fisioterapeuta responsável pelo setor são receptivos, humanos e amigos. 

O ambiente, em si, contribui e muito para a recuperação dos pacientes. A Clínica-Escola é arejada, com equipamentos de qualidade e diversos itens que auxiliam na recuperação dos indivíduos. Há macas, bicicletas, caneleiras, alteres, elásticos, circuitos, bolas, esteiras, bambolês e uma série de outros objetos e artifícios que ajudam nesse sentido. Meyúry, além de avaliar os estagiários, ainda auxilia na preparação dos aparelhos disponíveis. 

Esses circuitos e aparelhos estimulam os membros do organismo, os reabilitando para um bom funcionamento. Há um circuito, espécie de estrada no chão, em que o paciente deve caminhar por objetos com texturas e superfícies distintas. Há também a utilização de elásticos, que estimulam as articulações e movimentação dos membros para que não sejam atrofiados e mãos de tinta guache ou de EVA nas paredes para estimular os movimentos das mãos. O intuito desse exercício é provocar a mobilidade do paciente, pois ele deve colocar suas mãos embaixo e no alto também. 




Os pacientes também são estimulados à criatividade e produzem jogos de raciocínio lógico e entretenimento. Eles confeccionam esses brinquedos e depois jogam com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, socialização e bem estar físico e mental. 

A Clínica-Escola da Unieuro é uma excelente clínica para pessoas acima de 60 anos que necessitam de reabilitação física e motora e recuperação fisioterapêutica. A contemplação para participar leva em conta a gravidade do caso e avaliação. Essa é uma clínica fisioterapêutica que não trabalha apenas os aspectos físicos do paciente, mas todos os demais. J-J


Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. É bom quando o trabalho que se faz trás o bem para os outros também.

    Feliz dia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia parabéns pelo lindo trabalho 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Excelente reportagem!
    Minha sobrinha é fisioterapeuta, e cuida principalmente de idosos.
    Parabéns por divulgar um trabalho tão importante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que existem clínicas como essa que ajudam as pessoas,abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito linda essa reportagem parabéns pelo seu trabalho vc é muito especial pra mim e pra todos nós,vc é linda por dentro e por fora eu tenho muito orgulho de ser sua paciente e só grata a Deus por ter colocado vcs na minha vida é muito bom fazer esse tratamento com vc obrigada minha linda princesa amo vc

    ResponderExcluir
  6. Ainda existem hospitais e clinicas muito humanas que merecem todos os louvores e respeito. Bela publicação.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. É sempre de registar quando os profissionais são competentes.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  8. Que bom saber que nós podemos contar com uma clínica que atende com esmero e competência!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz em conhecer profissionais que se preocupam com o próximo. Que profissão linda.
    Estou com pesquisa de público no blog se quiser responder, eu agradeço.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amei saber mais. Eu gosto muito de ver o trabalho da clínicas universitárias no auxílio da comunidade. Ambos os lados saem ganhando
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que bacana conhecer uma clínica com excelentes profissionais!
    Gostei muito do post :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que trabalho lindo! É imprescindível termos mais iniciativas como esta! E parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  13. Que belíssimo trabalho, te parabenizo também pela excelente postagem!
    Um Feliz Ano de 2023, saúde, paz e alegria!
    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  14. Uma bela reportagem. Parabéns. Gostei de ler. Tudo o que seja melhorar as condições psicológicas dos doentes é muito bom, pois os medicamentos e exercícios podem melhorar o físico mas se o estado de espírito é mau, nada cura o doente.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design