terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Rosas ao invés de armas

Como uma democracia é caracterizada? Manifestações, opiniões próprias, revoluções e movimentos... Ela é vista, principalmente, pela liberdade política e de pensamento. Em uma democracia, toda luta é válida e bem vinda, já que emerge da vontade plena e soberana de um povo. 

Manifestação, opinião, revolução e movimento... Embora sejam termos fortíssimos, mas eles não estão ligados à violência, guerra e terror, não. Aliás, é possível se manifestar de forma pacífica, sem quebrar o nariz ou o patrimônio público de ninguém, por exemplo. Então, dizer que "não existe revolução pacífica" é um argumento de alguém que não conhece nada de história mundial e que quer resolver as coisas da forma mais espatafúrdia possível. Você pode se manifestar e derrubar um governo pintando seu rosto, pode protestar contra uma guerra ferrenha oferecendo uma flor para os combatentes e guerrilheiros, pode enfrentar uma guerra com clamor e orações e pode até impeachmar um presidente com panelaços.

O problema é quando se acredita que algo só pode ser modificado por meio da violência, da guerra. Que só há mudança se você quebrar e depedrar o patrimônio público, se invadir as sedes dos três poderes e vandalizá-los, se impedir o direito de ir e vir de cidadãos comuns bloqueando estradas, se fazer parte de greves que prejudiquem cidadãos comuns. Qual recado é deixado com essas atitudes?! É o de paz, democracia? "Deus acima de todos, Brasil acima de tudo?"  Certamente não. Aliás, suas atitudes valem mais do que qualquer discurssinho barato que profira por aí... Deus não está no meio da violência, da depredação, do quebra-quebra... De forma alguma! E digo isso com certeza e convicção. O Deus que sirvo não é assim, não.

De que adianta se manifestar de forma pacífica, de vestir as cores verde-e-amarela, se sua atitude posterior coloca tudo isso a perder?! E depois quer reclamar que te chamaram de terrorista e extremista? Qual é o nome que se dá para pessoas que "vão para o lado negro da força" e "toma atitudes do avesso, totalmente extremas?". Certamente se estivessem acampados com suas famílias em manifestações pacíficas, de paz e amor, não estariam sendo chamados assim. Então quer dizer que sempre que algo não der certo por meios legais e pacíficos, tenho que apelar e agir pelo lado mais extremo, que beira quase a insanidade?! Esses manifestantes - que agora não podem ser chamados mais assim - também reclamaram de terem sido chamados de vândalos. "Mas qual é o nome pelo que se chama alguém que vandaliza e depreda patrimônios públicos?"

Tem se alegado também que nesses atos tinham gente infiltrada de outros partidos políticos, mas isso não foi comprovado até a produção desse post. Se havia gente infiltrada ou não, não compete a mim dizer, mas tenho que ver a situação com uma visão ampla e crítica, analisando os fatos que estão diante dos meus olhos... Houve, sim, uma depedração dos três poderes, com prejuízos inestimáveis, isso é inquestionável. E não importa, sinceramente, se foi determinado grupo ou outro que foi o responsável, mas é um prejuízo que atinge todos os brasileiros. Eu e você, independente do lado político que estivermos, é que teremos que pagar por todos os danos que os patrimônios sofreram! Então, quem aplaudiu e foi conivente com as manifestações, um recado: "O prejuízo é para todo e qualquer cidadão! Até pra você que foi a favor!".

É lamentável como há pessoas que acreditam que a resposta para a violência, falta de educação e seguridade se encontram nas armas. Como se traz paz, oferecendo mais guerra e contenda?! Ao longo da história, as flores se tornaram símbolos de luta por paz e igualdade e armas de protesto. Batalhas podem ser enfrentadas e vencidas com flores, educação, livros e até mesmo leituras. Não é uma arma que vai te proteger e dar segurança, não, mas o conhecimento e a educação, pelo menos essa é a minha opinião. Então, pra quê ganhar guerras e batalhas com violência?! Você vai mesmo colocar sua identidade e o que você construiu, a perder, por conta de uma atitude extrema, sem retorno?! Pense nisso! J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Bela publicação que muito gostei de ler. Grato pela partilha.
    .
    Saudações poéticas e cordiais
    .
    Poema: “”Queria ter um sonho””…
    .

    ResponderExcluir
  2. Sou da cultura da paz e completamente contra qualquer tipo de violência. Infelizmente, temos visto a radicalização que traz à tona o que há de pior em nós. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente publicação .Arrasou ! Mto atual o texto.Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Sim, a história já registrou manifestações pacíficas vitoriosas. Uma delas foi feita por um homem só, Mahatma Gandhi. O ideal é que as divergências fossem resolvidas através dos diálogos. Mas isso nem sempre é possível, num mundo que utiliza a guerra como meio de obter ganhos econômicos. De qualquer forma, a última manifestação ocorrida no país foi puro vandalismo. E um vandalismo ignorante dos fatos. Uma lástima.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Esse texto veio em hora certíssima. Concordo completamente com você! Achei tudo o que aconteceu terrível e uma vergonha. Sem contar que não existe um motivo plausível para aquele tipo de manifestação. Foi um atentado contra a democracia.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Muita verdade nesse texto.

    Bom dia

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design