quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Quinta de série #serieteners #5: Cada um no seu quadrado



Bem-vindos ao primeiro Quinta de série do ano de 2021, continuando a sequência de posts especiais do Serieteners - séries da quarentena. Na edição de hoje falarei de Cada um no seu quadrado da Globo e Globoplay. Lançado no dia 3 de julho de 2020, CUNSQ é um talk show virtual sob a apresentação de Fernando Caruso e Paulo Vieira. Já finalizado, a atração contou com 8 episódios de 35 minutos cada.

CUNSQ simula uma conversa de bar protagonizada por seis participantes à cada episódio. As conversas são regadas com brincadeiras, descontração, dinâmicas e jogos. Os participantes, cada um na sua casa e, com a tela dividida em quatro, no seu quadrado participam de um dos maiores happy hour da quarentena. CUNSQ é o famoso "sextou", mesmo que seja um programa visto na hora e no dia que você quiser.  

O legal do programa é que conhecemos os bastidores e a vida íntima dos amigos famosos de Fernando e Paulo (Os apresentadores). O assistimos em momentos descontraídos e fora do comum, por meio da leveza e bom humor dos anfitriões. Bruno Mazzeo surgiu na tela tomando sua breja, Fabiula Nascimento escolheu a sua cozinha como cenário, enquanto George Sauma tocou piano na sala de sua casa e Maria Clara Gueiros encarnou uma coelhinha da Playboy

CUNSQ tem uma seleção de convidados de primeira, além do timing interessante de Caruso e Vieira, que sabem conduzir muito bem a atração. Com a tela dividida em seus quadrados, sempre focando no rosto do elenco, a Globo planeja ter um aspecto técnico unificado que passa pela qualidade dos participantes e da boa resolução de áudio e vídeo. 

Entre os convidados da atração estão Fátima Bernardes, Fábio Porchat, Fernanda Torres, Vladimir Brichta, Marcelo Adnet, Preta Gil, Matheus Solano, Marcos Caruso, Fafá de Belém e Maria Clara Gueiros.  

O programa tem uma alma diferenciada, ao trazer um talk show sem grandes pretensões, mas com bom elenco e brincadeiras. Para Fernando Caruso, o programa funciona como uma válvula de escape e uma oportunidade de conhecer mais dos seus amigos e que o público os conheça também. A ideia é conversar não apenas de pandemia, mas de outros assuntos com o intuito de dissipar a solidão que as pessoas sentiram nesse momento. "Ih, sextou, cada um no seu quadrado, mas todo mundo junto", explica. 

A ideia é que a atração ganhasse mais de uma temporada, mesmo após a vida voltar ao normal, após a quarentena. Contudo, a Globo desistiu de uma nova temporada, cancelando-a. 

CUNSQ tem uma ideia totalmente oposta do seu sentido original. A ideia de "cada um no seu quadrado", que significa as pessoas ficarem apartadas uma das outras, aqui tem outro sentido: o da união e descontração.


Dinâmicas e jogos

Um dos pontos altos do talk show são as dinâmicas e jogos - uma paixão antiga de Fernando Caruso - envolvendo o sexteto de cada programa. Nos divertimos com os jogos que são apresentados à cada edição. Alguns dos jogos marcam presença em mais de um episódio, enquanto outros são lançados a cada edição. As dinâmicas são tão interessantes, que você até irá gostar de aplicar na sua célula, reunião virtual ou no seu próprio grupo. 

Separei alguns dos games do programa. São eles: Mostra o seu que eu mostro o meu; Stop; Coletiva de imprensa; Pergunta fim de festa; Palavra-chave; Puxa papo; Número de palavras; Vale a pena esquecer de novo; Em quem você bota R$ 10?; Eu gostaria de estar na reunião em que; Mas a verdade é que; Super trunfo de perrengues; Rolo de câmera; É bandeira ou trabalho de escola?; e Desenho no ar.

Mostra o seu que eu mostro o meu - os participantes do programa devem mostrar um objeto inusitado que teriam vergonha de mostrar para os outros. 


Stop - funciona como o jogo normal, mas com a adição de categorias exclusivas do programa, tais como: O que eu mais odeio na quarentena, a primeira coisa que eu vou fazer quando eu sair é..., no meu banheiro falta uma..., hoje eu preciso de um... e nessa quarentena eu aprendi a...


Coletiva de imprensa - um participante assume a identidade de uma pessoa famosa, enquanto os outros fazem perguntas de acordo com a pessoa famosa e ele tem que adivinhar de quem se trata.

Pergunta fim de festa - happy hour não é happy hour se não tiver aquela pergunta aleatória de fim de festa sobre os temas mais absurdos que se possa imaginar. 

Palavra-chave - em duplas, os participantes devem fazer com que o seu parceiro adivinhe as palavras determinadas pelos apresentadores do programa. Enquanto um dá as dicas com apenas uma característica ou adjetivo que identifique a palavra-chave, o outro tenta acertar. Cada dupla de competidores tem apenas dois minutos para acertá-las e fazer o maior número de pontos possível!

Puxa papo - consiste em aplicar, na prática, brincadeiras e correntes famosas que estejam rolando nas redes sociais. Em um dos programas os participantes tiveram que criar seus nomes de drag queen com nome da avó e da primeira rua em que eles moraram, tudo no feminino!



Número de palavras - é decidido uma quantidade de palavras para formar um diálogo entre dois participantes que devem encenar uma cena para lá de engraçada. 

Vale a pena esquecer de novo - é escolhida uma atração da indústria cultural que pouco se tem conhecimento e os participantes devem criar sinopses sobre ela, até que ela é revelada surpreendendo a todos. 

Em quem você bota R$ 10? - espécie de leilão de famosos irreverente. Na dinâmica um moderador escolhe dois personagens fictícios para lutarem entre si, e os demais participantes devem escolher em quem apostariam dez reais. Em seguida, justificam o favoritismo em um dos concorrentes. Na edição, o embate foi entre Inri Cristo e o guaraná Jesus. 



Eu gostaria de estar na reunião em que - os participantes revelam em quais reuniões reais gostariam de estar e as respostas são as mais surpreendentes possíveis. 

Mas a verdade é que - são faladas várias características positivas sobre um dos participantes do episódio, até que um deles revela a verdade sobre ele.

Super trunfo de perrengues - os participantes compartilham perrengues, até que eles decidem qual foi o perrengue mais inusitado de todos.

Rolo de câmera - os participantes devem mostrar a primeira e a última foto do rolo de câmera dos seus celulares. Após isso, escolhem a foto mais emblemática. 

É bandeira ou trabalho de escola? - um dos quadros mais divertidos do programa em que é mostrada uma ilustração e os participantes devem opinar se ela faz parte de uma bandeira ou trabalho de escola. 

Desenho no ar - é tipo um Imagem & Ação de desenho, mas sem a lousa.


O desafio de um programa remoto



Todos os responsáveis pelo programa tiveram que aprender como trabalhar nesse projeto de forma remota. Foi necessário entender como as reuniões e gravações seriam realizadas por meio de um aplicativo de vídeo, com as dificuldades de conexão de internet, qualidade de vídeo e outras coisas. 

Em CUNSQ as conversas e participações são todas virtuais, desde a captação, direção, até a edição, seguindo as normas de segurança do isolamento social. O esboço do projeto surgiu e foi inspirado nas experiências do período. Daniela Ocampo, criadora e roteirista da atração, diz que a ideia do programa surgiu a partir do momento em que ela se deparou com a quarentena. Acompanhe:

"No primeiro momento em que a gente foi trancafiado em casa, já comecei a pensar que soluções criativas poderíamos ter para produzir nessa nova realidade. Fiquei imaginando que, para esse momento, seria muito interessante fazer algo leve, divertido, em que as pessoas se sentissem mesmo íntimas dos convidados, da mesma forma como a gente é íntimo das pessoas com as quais resolvemos fazer um papo virtual para tomar um vinho. Vamos ter a possibilidade de ver papos de amigos de verdade, com suaas piadas internas, intimidades."


Futuro

Mesmo com uma boa audiência e repercussão, a Globo desistiu de uma segunda temporada de CUNSQ por conta da contenção de gastos.  


Crítica

CUNSQ é um programa fora da caixinha que surgiu durante a pandemia do coronavírus. O humor irreverente de Paulo Vieira e Fernando Caruso prende a nossa atenção. Já os convidados dos episódios foram muito bem escolhidos, embora todos sejam da Casa. As brincadeiras e dinâmicas do programa são interessantíssimas e tenho certeza que você gostaria de fazer ao menos uma ao ver o programa.

Essa foi um dos programas que eu fui mais rápido em assistir. Bastaram dois dias para eu concluir a atração. A assisti entre 26 e 27 de dezembro do ano passado.

Fica a dica para assistir. Você irá gostar muito. Esse foi o Quinta de série da sequência Serieteners - séries da quarentena de hoje. Aguarde os próximos! J-J




Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Sempre acompanhando e lendo fascinado.
    .
    Saudações fraternas

    ResponderExcluir
  2. Boa sugestão, gosto de programas fora da caixa!
    Bom ano JJ
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  3. Boa dica. Bom fim de semana. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Emerson, acho que não conhecia esse programa ainda! Gostei das dinâmicas e acho que o pessoal de casa pode adaptá-las, né? Eu amei a ideia do Stop, adoro muito essa brincadeira. E que pena que a Globo cancelou, mas vai que eles voltam atrás, né? :) E uma vez eu vi um quadro no Fantástico com o Paulo Vieira e não curti muito, mas vou dar uma nova chance. Sempre vale a pena! ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Bem, pareceu-me muito interessante, sempre dá para passar algum tempo descontraidamente.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson, tudo bem? Excelente dica, eu vi alguns episódio e dei boas risadas, principalmente o que tem a participação do lazaro Ramos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá, Emerson!

    Espero k você esteja bem e com saúde. Eu estou bem e dando aulas, mas como a Pandemia tem estado galopando em Portugal, eu não sei se alg. escolas irão fechar ou não.

    Que talk-show interessante, segundo suas palavras, aliás seus pots são completíssimos e mto bem explicados. Não há ninguém k não entenda.

    Grata por teu carinhoso comentário.

    Beijos e BOM ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Emerson,

    Que pena que o programa não vá ter continuidade! Achei a ideia criativa e inteligente e o humor é ainda um bônus extra.

    Abraçao e feliz 2021!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar dessa série.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design