segunda-feira, 16 de março de 2020

Medida de prevenção: conheça as figurinhas sobre o Coronavírus do 'Whatsapp'



O assunto do momento no mundo inteiro é o Coronavírus (Covid-19). Medidas radicais foram tomadas com relação à prevenção, dessa que já é considerada uma pandemia. No Distrito Federal, região onde moro, há 14 casos confirmados. Os recessos escolares e de servidores foram adiantados, cinemas fechados e eventos de grande porte cancelados. 

Uma das formas de prevenção que o Whatsapp encontrou foi por meio das famosas figurinhas. Produzidas pela designer paulistana Ana Cattini e em parceria com o Ministério da Saúde, foram criadas 11 figurinhas lúdicas e informativas sobre o Coronavírus. São elas: Tamo junto contra o Coronavírus; Toca aqui. Não pera!; Desinfete objetos usados frequentemente; Lave bem as mãos; Fique informado sobre o Coronavírus; Fique em casa se estiver doente; Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar; Busque ajuda médica; Evite compartilhar objetos; Não compartilhe notícias falsas de saúde. Fique atento!;  e Evite tocar olhos, boca, nariz.  

Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas de Mensageria Privada na América Latina do Whatsapp, afirmou em entrevista que esse tipo de informação é primordial para prevenção do Coronavírus no Brasil. Ele disse o seguinte (com grifo):

"O WhatsApp tem uma enorme base de usuários no país e entendemos que o aplicativo pode ser um grande aliado do Ministério da Saúde, como já tem acontecido em outros países onde temos trabalhado com os órgãos de saúde para fornecer maneiras simples para os cidadãos receberem informações precisas sobre o vírus”.

Ana Miguel, coordenadora do Núcleo de Multimídia do Ministério da Saúde, disse que é interessante informar a população de uma forma que ela entenda e que seja, ao mesmo tempo lúdica e informativa (com grifo):

“Nada melhor que unir esforços em um momento de alerta em saúde pública com parceiros como o WhatsApp. A população é sedenta por informação e compartilhar conteúdo de uma maneira menos técnica sobre as formas de prevenção do coronavírus faz com que tenhamos um alcance maior, evitando o compartilhamento de fake news”.


As figurinhas são didáticas e bem coloridas. Suas cores principais são o rosa e o azul. Senti a falta de figurinhas com álcool em gel, mas está valendo.  




As novas figurinhas já estão disponibilizadas no aplicativo de conversas. Basta que você baixe a ferramenta Sticker.ly em seu dispositivo e, após, clique neste link. Automaticamente você será direcionado para a página das figurinhas e poderá adicionar ao seu Whatsapp. Caso você seja um dos meus contatos e tenha se interessado, é só me falar que as repasso


Ana Cattini



A designer das figurinhas é brasileira e paulistana, por isso fiz questão de apresentar o trabalho primoroso dela, além de outros agora. 

Ana Cattini é diretora de arte, lettering e ilustradora. Mora em São Paulo e tem pouco mais de 11 mil exibições de projetos. Resolvi apresentar alguns:


Ummm meditação

Projeto de meditação onde Ana fez as ilustrações.



Olhar pelo próximo

Fez os cartões de visita e os designers de uma clínica oftalmológica.






Lettering

Sou apaixonado por Lettering (Em breve farei um post sobre). Nesse projeto Ana fez posteres bem criativos. 



Manual do marmiteiro

Criou a diagramação desse incrível e-book.



Esse é um pouco do trabalho da Ana. Veja outros aqui

E você, gostou das figurinhas do Coronavírus? Acredita que elas ajudam na prevenção? Curtiu os outros trabalhos da Ana? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Adorei ver as figurinhas sobre o corona e os demais trabalhos da Ana! Lindo tudo e o lettering é maravilhoso ! abração, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito mas este assunto de corona virus já me deu no saco ... não aguento mais ... rs

    ResponderExcluir
  3. Oie JJ!!

    É sempre bom ler a respeito!! Os brasileiros poderiam ler mais a respeito, estão bem desinformados e frequentando praias e festas..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Acho ótimo toda essa informação mais que necessária né? Muita sorte pra todos nós!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que veem para ajudar só soma em boas
    atitudes;
    Mas Temos milhões de moradores de rua e muitos problemas que precisam ser
    encarados de frente; e então figurinhas e aplicativos não vão servir de nada.
    Que possamos todos fazer bem mais que a nossa parte;
    Há muita vulnerabilidade...
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a informação, super bacana compartilhar ela

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design