segunda-feira, 9 de março de 2020

Marmitas com mensagens motivacionais viralizam nas redes sociais





Palavras revolucionárias - como "saúde", "fé", "coragem", "ore" e "felicidade" - e frases incríveis - "ei psiu, bom dia", "Jesus te ama", "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" e "O amor de Deus por ti é infinito" - estampam as embalagens e tem mudado o dia a dia do doente. A paciente Jane Souza, de 48 anos, elogiou a atitude dos funcionários do hospital:

“Em momentos em que eu estava muito pra baixo, longe da família, internada no hospital, me sentindo péssima, os profissionais chegavam de manhã com essa gentileza e me botavam pra cima."


A ação surgiu quando copeiros levavam bilhetes para pacientes que aparentavam estar tristes. Os bilhetes tinham corações e palavras confortantes. A partir daí, então, observou-se um retorno positivo, até que culminou na decisão de expandir a ideia, por meio de palavras e frases nas tampas das marmitas. 

Não só as frases nas tampas apresentam pontos positivos, mas o conteúdo também. A chefe de nutrição do hospital, Talita Brito, incentiva os funcionários à servirem comidas com excelência, como se fosse para um familiar. 

A atitude de escrever mensagens motivacionais e de oferecer refeições de qualidade demonstra um cuidado com o doente. Talita enfatiza isso:

"O paciente não é só um paciente. Tem alguém esperando por ele, querendo ele bem."


Isso nos faz pensar em tratamento humanizado.


Tratamento humanizado


O que seria tratamento humanizado? Bem, é tratar o paciente como ser humano, tendo uma visão completa deste como ser biológico, social e psicológico. 

A humanização é um processo e não acontece da noite para o dia. Ela é colocar-se em um patamar em frente ao paciente, ou seja, demonstrar alteridade. A humanização também é deixar de lado o posicionamento de "homens e mulheres de jalecos brancos", e perceber o paciente como frágil, dependente e necessitado. Enfim, tratamento humanizado é aquele em que o profissional trata o paciente como gostaria de ser tratado e vice versa! 

Tratamento humanizado não se resume chamar o paciente pelo nome, sorrir sempre e dizer bom dia; mas é, principalmente, compreender seus medos, dores, angústias, carências físicas, emocionais e econômicas, oferecendo apoio e atenção que ele necessita. 

A paciente do hospital em Bertioga, Jane Souza, ressaltou esse tratamento humanitário em uma postagem no Facebook que viralizou. Veja:































Destaco o seguinte trecho (com grifos):

"[...] pude conhecê-los de perto como profissionais e como pessoas [...] são excelentes no que fazem e como se preocupam com o bem estar de cada paciente, dispostos a ajudar, incansáveis dedicados... [...] quero dizer a todos vocês que me fizeram sentir muitas vezes como se estivesse com minha família. [Obrigada] por todo carinho, preocupação, dedicação. Deixo a minha gratidão ao meu Deus por ter colocado pessoas de tanto valor no meu caminho. Quando passei um dos piores momentos da minha vida, mas estavam ali anjos enviados pelo Senhor que me fizeram sentir muito melhor do que eu estava realmente."

É esse tratamento humanizado que vale a pena, entende?


Personalização



A personalização faz com que os pacientes se sintam importantes e como seres únicos. Ano passado uma mãe ganhou as redes sociais ao personalizar bananas para os colegas de turma do seu filho. A ideia deu muito certo.

E você, o que achou da personalização das tampas de marmitas? Acredita que o tratamento humanizado surte efeitos? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. A humanização sempre faz bem e mensagens alegres, pra cima, bem positivas, claro podem ajudar! Gostei! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Como um simples gesto pode mudar o dia de alguém.
    Parabéns para o hospital achei fantástico essa forma de carinho.

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que demais isso !

    Eu acredito que surta efeito sim. Se fosse eu a receber uma dessa, numa situação normal já ficaria feliz, numa situação de hospital, com certeza me sentiria mais ainda.

    Beijo meninos !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos alegram o dia de alguém
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Imaginas???...

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design