quarta-feira, 18 de março de 2020

Diante do Trono retorna aos tempos áureos com 'Outra vez' (DT19), álbum que fala das promessas do Senhor e de características da trindade



Após cerca de dois anos o Diante do Trono lançou seu 19º álbum: Outra vez. Gravado no dia 19 de abril de 2019, no Congresso DT 2019 na Igreja Batista da Lagoinha (BH), ele foi lançado em duas datas e em dois volumes. O primeiro volume em 17 de setembro de 2019 e o segundo em 26 de novembro de 2019. O projeto conta com 14 faixas, sendo 9 autorais e 4 versões. O resultado final ficou com 76 minutos de duração.

Outra vez tem um gostinho especial, pois primeiro foi lançado nas plataformas digitais, além de ter sido apresentado em EPs independentes que compõem o mesmo álbum. As faixas foram lançadas com seus respectivos vídeos dos shows, então não sei se seria o caso de um lançamento de DVD. Mas está previsto o lançamento do cd físico durante o Congresso DT 2020, que acontecerá em abril se o Coronavírus deixar.

O 19º cd do grupo tem uma peculiaridade pois é o primeiro a contar com uma música não autoral como tema. Outra vez, aliás, é a faixa que abre o cd, o que trouxe uma atmosfera toda especial.  

O cd conta com músicas que fizeram sucesso internacional e que a líder de louvor Ana Paula Valadão regravou, dando uma nova roupagem à elas. Os sucessos regravados são: Outra vez, Levanto um aleluia, Água viva e Defensor

O álbum possui influências notórias do pop rock, com uma pegada mais congregacional, tendo em vista a gravação foi na igreja onde a história do grupo começou, sendo que ele retornou cerca de 20 anos depois para esse local. 

Outra vez tem participações muito especiais como a do ex integrante e tecladista Gustavo Soares, da ex integrante Nívea Soares, Isaías Saad, Gabriela Rocha e do coral Black to Black

O projeto visual contou com o diretor e captador Alex Passos e foi publicado no canal do YT do canal. Já o projeto gráfico ficou sob a responsabilidade da Agência Salt e as fotos pela Equipe Lagoinha de Comunicação e Yuri Cézar. 

A líder do grupo conta que a gravação do DT19 foi inesquecível por uma série de motivos (com grifos):

"Vivemos uma noite marcante e cada momento daquela gravação ficará guardado para sempre em nossas memórias e em nossos corações. O álbum marca o retorno das gravações ao vivo no Brasil, sendo Belo Horizonte/MG a cidade escolhida após 10 anos (desde o álbum “Tua Visão”) e a Igreja Batista da Lagoinha como palco do projeto, após 20 anos (desde o álbum “Exaltado”).

Ao longo de cada canção, todos puderam experimentar uma nova e profunda experiência com o Pai! E no lugar onde tudo começou, 21 anos atrás, o Senhor fez “OUTRA VEZ!”



O cd conta com as seguintes faixas (Além de um espontâneo): Outra vez, Levanto um aleluia, Vou gritar, Defensor, A sua voz, Casa, Comigo, Santo Espírito, Água Viva, Como um de nós, Não quis ficar, Por mim e Eu já sei o fim da história. A partir de agora, falo de cada uma delas. 



Outra vez fala das promessas de Deus e de Seus maravilhosos feitos. É a minha faixa preferida do projeto. A canção é uma versão de Do it again, do ministério americano Elevation Worship. Segundo Ana, essa música a marcou muito, ao ponto dela se identificar com a letra e sentindo como se esta pudesse ser de sua própria autoria. O trecho "A Tua promessa sempre estará de pé Descanso em Tuas mãos Minha confiança é Meu Deus jamais falhou" é impactante e uma verdadeira declaração de fé e esperança. 






Levanto um aleluia tem uma pegada pop rock, com guitarras e palmas bem marcadas. Ela é animada na medida. A canção fala sobre o poder de falar um aleluia. Para os leitores que não sabem, aleluia significa louvado seja e é dito da mesma forma em vários países. A canção tem a participação e interação do público. A imponência vocal de Isaías Saad e Ana é inconfundível. Destaco o seguinte trecho: "Cante mais alto Na presença do inimigo Cante mais alto Mais alto que os ruídos Cante mais alto Canções são armas para mim Cante mais alto O céu vem guerrear por mim".  







Vou gritar é a primeira faixa declaradamente rápida do álbum. A letra é uma expressão da alegria da ressurreição de Jesus Cristo. Assim como a anterior, a faixa conta com muitas palmas e gritos do público. Destaco o seguinte trecho: "Vou gritar bem forte a Tua vitória Cristo em nós agora esperança da glória".





Defensor é uma regravação da minha banda gospel internacional predileta: Jesus Culture! Assim como Defender, Defensor é impactante. Nunca imaginaria que sua tradução fosse ficar tão incrível. Ana Paula Valadão, além de ser uma ótima intérprete e compositora, é uma boa tradutora! Defensor fala Daquele que nos defende nas mais difíceis e perigosas situações. Destaque vai para a presença de palco e gestos da cantora na canção. O trecho escolhido não poderia ser outro, a não ser o refrão que diz: "Aleluia, me salvou Do Seu jeito é melhor Aleluia, grande Defensor Do Seu jeito é melhor". Mas não para por aí, a ponte também merece ênfase: "Quando eu me perdi Você me encontrou Me reapresentou ao Seu amor Juntou os meus pedaços e me fez de novo Do meu coração é defensor".  







A Sua voz é a segunda faixa autoral do projeto. O teclado imprime beleza à letra e, logo de longe, percebemos que Gustavo Soares é quem está tocando (Mesmo que não vejamos o vídeo!). Junto com o teclado, está o toque suave do violino. A letra fala sobre as várias circunstâncias em que podemos ouvir a voz de Deus e a força que ela proporciona. Fique com esse trecho: "Inconfudível é a voz do Meu amado Exércitos de anjos obedecem ao Seu chamado"







Casa também tem o teclado marcante e inconfudível de Gustavo Soares. Ana faz uma analogia e diz que a Casa é o próprio Senhor, em que ela anseia habitar e sempre morar. Nessa música Ana canta sob um tapete e uma cadeira estilosa. É uma letra bem poética, a exemplo do trecho em destaque: "A minha casa Meu aconchego Onde me encontro Quando me perco Sua presença Meu endereço Pra onde eu volto Onde pertenço".





Comigo tem um ritmo envolvente. A letra fala sobre a presença de Deus em todos os momentos de nossas vidas, pois Ele é um Deus onipresente. Ela tem subidas graduais. Seu refrão diz o seguinte: "Nas montanhas Tu estás E nos vales tu estás Meu pastor e meu melhor amigo Ontem e hoje sempre aqui E no que estiver por vir Eu não temo porque estás comigo"







A próxima faixa chama-se Santo Espírito e é um dueto entre Ana Paula e Gabriela Rocha. Ela fala do também nosso amigo de todas as horas, Espírito Santo. A letra fala sobre suas atribuições e é um clamor por Sua presença. O trecho a seguir exemplifica isso: "Onde estás, há liberdade Mostra-me a paternidade".






A introdução folk de Água Viva revela a habilidade do grupo em trazer uma canção não-original como se fosse sua; e seus versos são a prova que Ana Paula Valadão é uma grande versionista. É uma canção intensa, como o trecho a seguir: "Água viva cobre-me Meu peito bate, vem inunda-me Tudo o que eu preciso encontro em Ti Te amo, Te amo".






Como um de nós é uma canção linda que fala sobre a deidade e humanidade de Jesus Cristo. Ela tem arranjos eletrônicos e é vibrante a parte que fala "Emanuel, Deus conosco". O som crescente da bateria na parte "Todo joelho se dobrará" é emocionante. Ana Paula e Nívea Soares provam, mais uma vez, que são incríveis realizando um dueto. 





Não quis ficar é uma canção intimista e calma que fala sobre o relacionamento entre Jesus Cristo e o ser humano. A música transborda de amor e declarações românticas. Deixo o refrão: "Jesus Razão da minha vida A criação Se inclina pra te adorar Jesus Amor que não posso explicar Deixou o céu Por que sem mim Não quis ficar". Ao final, Ana envolve o público e incita eles a adorarem o Senhor com a seguinte frase: "Dê a Ele o Seu amor, o Seu afeto, todo o Seu desejo Ele é digno". Assim, Ana Paula protagoniza um dos espontâneos mais bonitos do cd.






Por mim é a penúltima faixa do álbum e fala sobre a esperança da vinda do Senhor Jesus. O coral Black to Black abrilhantou mais a canção com falsetes e arranjos vocais, principalmente na parte que diz "Santo". Se o cd fosse concluído nessa faixa o dever já estava cumprido. 






Eu já sei o fim da história fecha Outra vez muito bem. A música fala sobre o futuro da humanidade e do que esperar dos últimos dias. A letra fala de vários "spoilers" que acontecerão no futuro. Ela tem um ritmo animado e dançante. Ana Paula canta como se estivesse falando diretamente com o público. A canção conta com o tradicional e inconfundível "um brado de vitória" de Ana Paula. Deixo o seguinte trecho: "O rei está voltando em glória Eu já sei o fim da história".  







Outra vez é um cd que fala sobre as promessas do Senhor e das características de Deus, Jesus e do Espírito Santo. Sobre as promessas, a principal defendida pelo álbum é que Ele virá. Enfim, sobretudo é um álbum que enaltece a grandeza do Mestre e que demonstra todo o amor e devoção à Ele. Enfim, um projeto de louvor e adoração genuíno.  

O décimo nono trabalho dessa banda que tanto amo é, sem dúvidas, um grande álbum. É um retorno aos tempos áureos do Diante do Trono, seja por conta dos louvores congregacionais, pelo retorno de grandes nomes ou pelas palavras proféticas e espontâneos. Com certeza, um dos pontos altos de Outra vez são as participações especiais e os duetos. Embora o cd não conte com outros solos a não ser de Ana Paula, os duetos são incríveis. Recomendo Outra vez. Você ouvirá outra vez e outra vez. Garanto. J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. O CD parece conter músicas de qualidade. Embora não seja o tipo de música que eu ouço com frequência, gostei da sua análise sobre este álbum. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas não acompanho.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, um excelente post.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Vou te confessar que eu detesto música cristã, mas Diante do Trono tem uma qualidade musical muito boa, e ouço canções antigas de vez em quando. Vou tentar escutar essas novas... Bjs

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  5. Muito oportuno essas músicas para quem busca algum conforto espiritual nesta época tão complicada, estamos como se estivessemos em guerra. O mundo vai mudar.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design