segunda-feira, 30 de março de 2020

Eu vi #22: Muitos erros de grafia, a “Ucrânia na Rússia” no Jornal Hoje, afiliada do SBT em Goiás fora do ar e um filme bastante repetido em poucos dias na TV Brasil



Detalhes registrados neste período. | montagem: LAYON YONALLER


Olá a todos os leitores e internautas fiéis do JOVEM JORNALISTA. Estou de volta para publicar a 22ª edição do Eu viconsiderado por mim, é claro – o quadro mais detalhista sobre a televisão no Brasil. Peço desculpas pela minha ausência. Foi e ainda é um período difícil para mim desde 2019, mas vou aparecer com mais frequência por aqui.

Para hoje, detectei que os erros de grafia nos Geradores de Caracteres (GCs) estão cada vez mais frequentes e como a Geografia faz falta na hora de fazer a arte na tela da TV; Uma retransmissora de afiliada goiana do SBT está fora do ar há dias; e um filme nacional foi repetido tantas vezes em curto espaço de tempo na emissora pública do Governo Federal.


Erros de grafia na tela da televisão

Em 08 de julho de 2019 às 13h19 (Brasília: UTC-3h) do dia 16 de dezembro 2019 eu vi que no GCs do Jornal Local (TV Brasília/ RedeTV!) estava escrito a palavra “quise” em vez de “quiser” na frase padrão que aparecia. Lembro que durante todo o telejornal o erro não foi corrigido.

Sua TV onde você “QUISE”. | TV Brasília/ RedeTV!


Já em 20 de dezembro de 2019 às 10h51 (Brasília: UTC-3h) durante o quadro “Bem Estar” no programa Encontro com Fátima Bernardes (Rede Globo) estava escrito a palavra “enjôo” em vez de “enjoo” – sem acento e de acordo com o atual Acordo Ortográfico em vigor. O inusitado é que na mesma imagem a palavra “anti-inflamatório” estava correta.


“Enjôo” está incorreto. “Anti-inflamatório” está correto. | Globo


E no telejornal Fala Brasil (RecordTV) em 17 de março de 2020 às 8h48 (Brasília: UTC-3h) o GCs que ilustra a notícia dada ao vivo estava escrito “recpturados” no lugar de “recuperados ou recapturados”.


Erro no GCs do telejornal Fala Brasil. | RecordTV




A Rússia na Ucrânia

De acordo com esta imagem, a Rússia fica na Ucrânia. | Globo


O Jornal Hoje (Rede Globo) em 25 de março de 2020 às 14h11 (Brasília: UTC-3h) apresentou uma matéria onde mostrava o presidente da Rússia, mas usou o mapa da Ucrânia para ilustrar a localidade do país.

Mais alguém notou isso:




Filme repetido muitas vezes em pouco espaço de tempo


Murilo Rosa é o protagonista de “Vazio Coração”. | TV Brasil


Eu reparei que desde o último domingo (22 de março de 2020) a TV Brasil repetiu ao menos duas vezes a exibição do filme nacional Vazio Coração. O filme passou na data citada e, ao trocar de canal, eu registrei a exibição do mesmo em 26 de março de 2020 às 0h05 (Brasília: UTC-3h) na sessão de filmes Festival de Cinema.


Para terminar: sinal de afiliada do SBT em Goiás fora do ar

Sem sinal desde a última semana. | TV Serra Dourada/ SBT


Eu notei que desde a última quinta ou sexta-feira (19 ou 20 de março de 2020) o sinal da TV Serra Dourada – afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) no estado de Goiás – pelo canal 39 UHF (38.1 digital) está fora do ar. O canal da “TVSD” é o da retransmissora do município de Luziânia.


UPDATE: O sinal da emissora voltou hoje (30/3/2020) e eu vi isso por volta das 8h29 (Brasília: UTC-3h).



E foi isso o que eu vi. J-J




Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

14 comentários :

  1. Respostas
    1. LAYON RESPONDE: E isso foi uma amostra do que vi neste período. [L.Y.]

      Excluir
  2. Sempre atento JJ!!Espero que esteja tudo bem com você!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta para

      LAYON RESPONDE: Obrigado, Marisa. Me senti mais vivo ao voltar a escrever. Prometo estar mais presente. [L.Y.]

      Excluir
  3. Oi Emerson, tudo bem?
    Me incomodam muito esses erros de atenção.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE: Priih, aqui é o Layon, o autor deste texto e colaborador especial do blog do Emerson. Estes erros de televisão me incomodavam muito e criei o quadro "Eu vi" como uma válvula de escape além de registrar tudo isso e não passar batido. Beijos para você também. [L.Y.]

      Excluir
  4. Bem interessante o post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Layon como vai? Que situação horrível de falta de atenção. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE: Esta é a 22ª edição que registro estas coisas. E digo que estou bem e encontrando neste trabalho as forças para ficar firme. Obrigado por perguntar. [L.Y.]

      Excluir
  6. Mais quantas falhas, interessante demais esse post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. OI Émerson, é muita falha mesmo. E o seu olhar atento. Nossa, essa do mapa foi forte.
    E eu nunca vi esse filme!
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE: Chris, quem criou este texto sou eu. De qualquer forma agradeço por visitar o blog e apreciar o quadro "Eu vi". Volte sempre. [L.Y.]

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design