sábado, 10 de novembro de 2018

Vinhetas patrióticas do SBT: o que há por trás?




No último dia 06, o SBT publicou diversas vinhetas que foram questionadas pelos internautas. Elas enaltecem o Brasil, são patrióticas e nacionalistas, com mensagens otimistas, de esperança e união. O grande problema é que foram comparadas à mensagens da ditadura. Assista abaixo:



As vinhetas traziam as cores do Brasil, um fundo musical com o Hino Nacional e a marchinha "Eu te amo, meu Brasil Eu te amo Meu coração é verde, amarelo, branco e azul anil", imagens de pontos turísticos brasileiros e as frases "Brasil, Ame-o ou deixe-o""Eu te amo meu Brasil!".

Já outra, trazia as cores da bandeira nacional, um hino militar e a frase "Brasil de encantos mil!". Veja:






Os vídeos promocionais, que passaram durante o intervalo do programa Fofocalizando, foram bastante polemizadas. O que o SBT quer dizer com os vídeos? Será que a emissora insinuou que o Brasil viverá uma ditadura a partir do ano que vem?

Muito especulou-se sobre as intenções da emissora do homem do baú com as vinhetas. De acordo com uma nota enviada, a ideia [era] "passar uma mensagem de união, esperança e otimismo aos telespectadores brasileiros e aos que não são, porém vivem no país". A rede de televisão somente se esqueceu que as mensagens das vinhetas foram bastante divulgadas e propagadas em um período obscuro de nossa história




Frases de ditadura







Quem é da época militarista se lembra que a frase "Brasil, ame-o ou deixe-o" era direcionada aos contrários à ditadura militar no país, no período de 1964 a 1985. Àqueles que não aceitavam as regras, ideias e leis impostas deveriam deixar o país, exilados. 

Tais campanhas foram criadas no governo do general Emílio Garrastazu Médici e são enaltecedoras da cultura do Brasil e extremamente patriotas. Embora sejam patriotas, as mensagens escondiam o que de fato acontecia aqui: censura, exílio e tortura. De acordo com o Correio Braziliense, o governo de Médici foi um dos mais repressivos da época. Na verdade, ou você amava o Brasil DE TODO O CORAÇÃO ou sofreria as consequências. 

De acordo com o Wikipédia, o slogan Brasil, ame-o ou deixe-o era extremamente usado nos conhecidos Anos de Chumbo e era ufanista, ou seja, vangloriava-se sobre os fatos e feitos no Brasil nessa época. 

Já a marchinha Eu te amo, meu Brasil Eu te amo fora criada pela dupla Dom e Ravel durante o período militar. Leia a letra completa abaixo (com grifos) e escute a música:


"As praias do Brasil ensolaradas,
O chão onde o país se elevou,
A mão de Deus abençoou,
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor.
O céu do meu Brasil tem mais estrelas.
O sol do meu país, mais esplendor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.

As tardes do Brasil são mais douradas.
Mulatas brotam cheias de calor.
A mão de Deus abençoou,
Eu vou ficar aqui, porque existe amor.
No carnaval, os gringos querem vê-las,
No colossal desfile multicor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.
Adoro meu Brasil de madrugada,
Nas horas que estou com meu amor.

A mão de Deus abençoou,
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza.
A hora chora de tristeza e dor,
Porque a natureza sopra

E ela vai-se embora, enquanto eu planto amor."






Marchinhas como essa foram criadas até para o futebol nacional. Ou seja, percebemos que a ditadura militar interferia nas diversas escalas. Leia a canção Pra frente Brasil (com grifos) de Miguel Gustavo e a escute:


"Noventa Milhões em Ação
Pra Frente Brasil
Do Meu Coração
Todos juntos vamos
Pra Frente Brasil
Salve a Seleção!
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil! Brasil!

Salve a seleção!"






Concessão durante o regime militar



Me pergunto porque o SBT (na época TVS) criou tantas vinhetas inspiradas no regime militar?! Talvez você não saiba, mas o canal foi parar nas mãos de Silvio Santos graças a uma concessão de um dos presidentes do regime militar, João Figueiredo em 1980. Acredito que, por esse motivo, o SBT tenha ampla afinidade com o militarismo. Veja o vídeo abaixo:










O SBT estava tão ligado ao regime militar que criou o quadro Semana do Presidente, onde divulgava-se eventos da agenda presidencial. Este quadro foi ao ar por mais de vinte anos. 






Design das logos 











As logos só são parecidas em questão de escrita mesmo, embora a do SBT contenha um ponto de exclamação ao final (!). Enquanto a logo do SBT é em sua maior parte verde, com o desenho da bandeira do Brasil circunstrito, a do regime militar apresentava a palavra 'Brasil' na cor azul e a frase 'ame-o ou deixe-o' na preta, com a bandeira nacional na lateral esquerda. 



Fora do ar


Depois de polêmicas, o SBT voltou atrás e retirou as campanhas do ar, embora em buscas na internet seja possível visualizá-las. Leia o que dizia o documento veiculado pelo SBT (com grifos):

"A emissora cometeu um equívoco de não se atentar que este bordão foi forte na época do regime militar".



Várias sátiras foram colocadas no Twitter com a palavra 'equívoco'. Separei os mais engraçadas:












Realmente foi um equívoco enorme o SBT publicar essas vinhetas logo após os resultados das eleições presidenciais. Se bem que compreendo os motivos dele ter feito isto, já que era intimamente ligada ao regime militar. J-J







Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Ótimo artigo, nas campanhas de eleições o sbt passava comerciais à favor do PT e à favor do bozo hahaha então é difícil tirar uma conclusão $$$

    ResponderExcluir
  2. Hey Emerson! Tudo bem?
    Uma polêmica que foi.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Tenha um bom final de semana!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  3. Desde pequena acompanho o SBT e bem antigamente o Silvio era muito bajulador dos presidentes. Anos atrás ele mostrava A Semana do presidente, na época era o Figueiredo, em plena ditadura no poder.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design