quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Quinta de série- nostalgia: Fringe

Pode conter spoilers!








No quadro de hoje apresento a série Fringe. Criada por J.J. Abrams (Lost e Alias) e exibida pela Fox, ela contou com cinco temporadas e um total de 100 episódios. A série foi dirigida por J.J. Abrams, Roberto Orci e Alex Kurtzman. A produção trouxe no elenco Anna Torv, John Noble e Joshua Jackson. Ela teve uma duração de cinco anos (2008 - 2013).

Fringe é uma série de drama, fantasia, ficção científica e suspense, que tem como molde séries como Arquivo X (X Files) e The Twwilight Zone. Se Arquivo X fala de eventos relacionados à extra-terrestres, Fringe trata de experimentos científicos ultra-modernos, como psicanálise, neurociência, engenharia genética, projeção astral e outras teorias fantásticas.




A história acompanha os agentes do FBI Olivia Dunham e John Scott que investigam o caso de um avião que pousou no aeroporto de Boston com os passageiros e tripulação mortos de forma terrível. É aí que Olivia Dunham procura o brilhante Dr. Walter Bishop e seu filho, Peter Bishop, para que eles desvendem o mistério do acidente. Só que este é apenas parte de um enorme quebra-cabeça e que o acidente faz parte do chamado "Padrão" e de uma grande conspiração. 

Fringe é um prato cheio para quem gosta de teorias mirabolantes e de um bom suspense. Os episódios prendem a atenção e os assuntos tratados são muitas vezes interessantíssimos. Será que alguém já tinha ouvido falar de mutação genética, reanimação, teletransporte e universos paralelos e outra infinidade de coisas antes de Fringe? A série aborda todos eles para um espectador primário, que não tem conhecimento de nada, mas que se envolve com a história. 


Personagens



Olivia Dunham: agente da Divisão Fringe do FBI forte e jovem que trabalha nas descobertas das causas de um inexplicável fenômeno conhecido como "Padrão". No decorrer das temporadas, apaixona-se por Peter Bishop. 




Peter Bishop: é um cientista com QI de 190, 50 pontos acima da média. Filho de Walter Bishop, Peter possui dificuldades de relacionamento com o pai. Ele é um cético e o "tradutor" das teorias malucas de seu pai.






Walter Bishop: no início da série, Walter encontra-se internado em uma clínica psiquiátrica. Olivia e Peter trabalham junto com ele para desvendar os mistérios. Possui um QI de 196 e já trabalhou para o governo dos Estados Unidos na divisão chamada Fringe Science (Ciência de Borda) nos anos 1970 que investigava pregonição, teletransporte, reanimação e aumento de estímulo elétrico humano.






Phillip Broyles: agente do Departamento de Segurança Interna e Diretor da Divisão Fringe no FBI. É um agente reservado que parece esconder algo.





Astrid Farnsworth: agente Junior do FBI, trabalha juntamente com Olivia, Walter e Peter como técnica de laboratório.





Nina Sharp: COO da Massive Dynamic. É extremamente manipuladora, estranha e misteriosa. Apresenta admiração exacerbada ao fundador da empresa, William Bell. 






John Scott: agente do FBI ("Agente duplo"). Mantém um romance escondido com Olivia Dunham logo no início da série. Após ser atingido por uma combinação desconhecida de produtos químicos em uma explosão, ele fica em estado grave no hospital. 





Charlie Francis: agente do FBI / Agente da Divisão Fringe que ajuda Olivia em seus casos. É como um irmão para ela e, aparentemente, o único a saber do seu romance com o agente John Scott. 





William Bell: membro do laboratório original do Dr. Walter Bishop e CEO da Massive Dynamics





Teorizando...





Depois de Lost, Fringe foi a série que mais me deixou com pulga atrás da orelha. Teorias muito malucas, mas que foram bem explicadas. Foi ótimo, por exemplo, ver a neurociência em ação, com estudos cerebrais e experimentos; explicações sobre universos paralelos; o que/quem eram os "Observadores"; quem são as "primeiras pessoas", além da mutação genética e muitas outras curiosidades. Ou seja, o melhor do mistério e do suspense estava em Fringe!





Você sabia?

O Seriemaníacos apresentou apresentou 17 curiosidades interessantes sobre a série. Resolvi reescrevê-las logo abaixo:




1- Fringe teve inspiração em outras séries famosas

Como falado acima, a série teve como base outras, como X Files e The Twilight Zone.



2- A série teve muitas alterações de roteiro

Do roteiro original até a versão finalizada, Fringe teve muitas alterações: Olivia Dunham seria Olivia WARREN e a Massive Dynamics seria a PROMETHEUS CORP. 



3- Piloto mais caro da história das séries norte-americanas

O episódio teve um total de 12 milhões de dólares, o que equivaleu ao valor do piloto de Lost.



4- Referências à Lost

Especialmente o piloto de Fringe tem muito em comum com Lost, com referências indiretas, como diálogos e outras questões. 



5- Um cientista real



Walter Bishop foi inspirado em um cientista real, John C. Lilly - um investigador do National Institute of Mental Health - que assim como Bishop foi questionado acerca de suas pesquisas estranhas. 



6- As palavras contidas na abertura mudam de temporada para temporada (Saiba mais no tópico Abertura)




Essa curiosidade é muito legal! A cada nova temporada as palavras da abertura mudavam. 





7- Música de abertura criada pelo próprio J.J. Abrams


O autor da série também é compositor! Ele registrou todos os sons que imaginou para a abertura em um gravador durante uma madrugada. 





8- Há uma frase escondida na abertura da série


A frase "Observers are are" aparece de forma subliminar em todos os episódios.





9- Easter eggs




A série conta com vários easter eggs representados por glyphs codes que podem estar alocados no decorrer das cenas. 





10- A Massive Dynamic possui um site




A corporação do universo em Fringe possui um site com informações sobre a empresa. Atualmente ele está desativado. O nome "Massive" aparece até mesmo em um relógio de um dos observadores.






11- Os Glyphs codes que aparecem em vinhetas nos episódios representam uma letra do nosso alfabeto





Cada imagem apresentada representava uma letra do nosso alfabeto comum. A junção de todas as imagens (letras) formavam uma palavra que tinha a ver com o episódio. 



12- Observador em todos os episódios




A estranha figura de homens engravatados, de chapéu preto e carecas marcam os episódios da série desde o piloto. Eles aparecem de forma escondida e subliminar e sempre em um evento importante ou significativo das duas dimensões. 



13- Conceito matemático




A Sequência de Fibonacci apareceu em vários momentos na série, inclusive nas figuras das vinhetas (rabo do Cavalo Marinho, o da Rã e a Folha com o triângulo no centro). 






14- Fotos reais de família


A produção utilizou fotos verdadeiras dos atores, alterando o rosto ora de Walter, ora do filho, por meio do Photoshop.



15- Artigos estranhos


Os artigos do laboratório de Walter Bishop são estranhos, mas verdadeiros. 



16- Vaca falsa





Ao invés de utilizar uma vaca verdadeira na maioria dos episódios, utilizou-se uma escultura feita por um artista plástico.



17- Sequência de pontos coloridos







Ela pode ser vista em vários momentos da série, como: quando Olivia está conectada a mente do agente Scott, no caiaque, no binóculos do Observador e em um jogo chamado Combat Pillows



Episódios especiais



Fringe contou com episódios interessantes, como um todo em desenho, outro em estilo romance policial dos anos 1960 e um que se passou na década de 1970. Achei isso de uma versatilidade incrível. Quando imaginava que a série não tinha mais como surpreender, ela ia lá e surpreendia. 



Aberturas e vinhetas




Assim como Fringe possui várias aberturas com palavras (Tópico Você sabia?, subtópico 6), várias aberturas foram recriadas com designers e modelos diferenciados. Já teve abertura com fundo vermelho, em estilo retrô e até mesmo amarelo queimada. Todas elas com significações a ver com a história da trama. Confira algumas abaixo: 



Azul








Vermelha








Anos 1980 






Âmbar 






Futuro



















A série também contou com vinhetas de figuras, onde cada uma representava uma letra do alfabeto, como já discutido, e tinham outras significações. O sapo, a maçã, a fumaça e a folha são algumas das imagens com significados. Veja: 


Sapo 

Tem a ver com experimentação científica.








Maçã

Representa a vida, dualidade e conhecimento. 








Fumaça

Representa a mente tentando empurrar o limite das três dimensões. 







Folha

Simboliza as leis da física. 






Audiência


A série teve uma audiência muito boa na primeira temporada de quase 10 milhões de espectadores, mas esses números só decresceram a cada nova temporada: 4,4 milhões na terceira e 2,8 milhões de espectadores na quinta. Confira o gráfico, de acordo com o site Adorocinema:




















Crítica


Fringe foi uma série incrível. Diria que é a mistura de Arquivo X, Dr House e CSI. Em cada episódio eles respondiam um mistério e a cada temporada novas teorias e roteiros eram apresentados. Nenhuma temporada foi igual à outra. Destaco a quinta temporada que foi uma mistura de todas as demais e onde os próprios protagonistas da série faziam seus casos e padrões. 

Um ponto muito positivo da série é que quase ela não deixou pontas soltas ou mistérios a resolver, ao contrário de Lost. O roteiro era muito bem desenvolvido e J.J. Abrams sabia desde o início onde queria chegar.

Mesmo que as teorias e os experimentos científicos tenham sido muito malucos, eles foram plausíveis e totalmente explicados. A cada episódio eu ficava de boca aberta com cada nova teoria e experimento realizado. 

Fringe é para os amantes de um bom suspense, mistério e ficção científica. A recomendo, e muito. J-J










Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Eu sempre via sobre Fringe na tv mas nunca assistir, nem sabia do que se tratava hahaha gostei do post!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série, confesso que sou bem desligada em relação ao mundo de séries no geral mas amei a história, parece uma boa indicação!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi e li muito sobre essa série, mas nunca me interessei em assistir. Quem sabe agora, eu dê uma chance a ela. Seu post me inspirou;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. O post de hoje foi de doer o coração eu via com meu ex hahahahaha e vi todos os ep. e vimos a temporada duas vezes na minha lista de série é a segunda melhor so perde pra braking bad hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lost também não fica nada atrás nessa lista né? Depois queria ver essa lista com calma.

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar dessa série mas nunca assisti
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Também nunca assisti, mas achei super bem exposta aqui por você!
    fiquei curiosa, vou ver se vejo.
    beijo, um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei a dica, a série é muito aclamada.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design