quinta-feira, 15 de novembro de 2018

"Excelsior!": O legado, aparições e homenagens à Stan Lee



Recentemente (12) o cinegrafista, diretor e quadrinista Stan Lee faleceu aos 95 anos de idade. Para quem não sabe, ele é um dos criadores de personagens e heróis icônicos da Marvel - como Homem-Aranha, Capitão América e X Men. Nos últimos anos, Stan Lee teve vários problemas de saúde, como pneumonia, o que acabou ocasionando em sua morte.

Stan Lee foi batizado como Stanley Martin Lieber e nasceu em Nova York em 28 de dezembro de 1922 (No final do ano ele comemoraria 96 anos). Lee foi roteirista, empresário e um dos mais incríveis criadores de histórias em quadrinhos, criando super heróis e vilões da Marvel Comics, como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Os Vingadores, Incrível Hulk, Demolidor, Doutor Estranho, Pantera Negra e O poderoso Thor. 







Além de ser cocriador da Marvel, Lee colocou à prova a censura da indústria de quadrinhos americana, o Comics Code Authority. Foi ele quem expandiu a Marvel Comics de uma divisão de uma editora ínfima para uma grande corporação de multimídia. 






O quadrinista iniciou sua carreira em 1939 com um simples assistente, sem assumir os cargos criativos. Em 1941 ele criou sua primeira história, o Destroyer, em parceria com Bill Everett, mas sem obter êxito. Depois renovou os quadrinhos nos anos 1950 e 1960, juntamente com o desejo da Marvel de aumentar seu rol de personagens. A partir daí o Doutor Estranho, Quarteto Fantástico e X- Men e outros muitos heróis surgiram.

No início da década de 1960, com a ajuda de Steve Ditko e Jack Kirby Lee deu início ao projeto de um universo compartilhado para as histórias dos heróis da Marvel, que resultou em diversas histórias, com personagens diferentes e que serviu de base para o universo cinematográfico da Marvel, como conhecemos hoje. 







Em 1972 tornou-se editor da Marvel e foi reconhecido publicamente como um porta-voz e divulgador dos trabalhos da marca. Em 1981, foi o supervisor das adaptações dos personagens para a TV. Em 1986, a marca tornou-se uma companhia multimídia com a apropriação da New World Entertainment. Em 2009, a Disney anunciou a compra da Marvel por US$ 4 bilhões.







Hoje, a editora Marvel tem estúdio próprio de cinema, o Marvel Studios, e é a detentora da maior franquia de cinema da história (US$ 17,5 bilhões de bilheteria até o mais recente filme, Homem-Formiga e a Vespa). 

Em suas funções, Lee aumentou as fronteiras dos quadrinhos, fazendo com que as histórias saíssem dos papéis e invadissem as telonas. Com seus personagens, Lee tratou de temas como racismo, intolerância e comunidade LGBTQ+, além da falibilidade e humanidade dos super heróis. 






Desde 1989, com o filme O julgamento do Incrível Hulk, Stan Lee tem o costume de aparecer brevemente nas produções da Marvel, tornando-se o ator que mais estrelou longa-metragens de heróis (36 cenas). Ele fez participações curtas, mas significativas e aguardadas pelo grande público, seja na Marvel, na Fox (X-Men e Deadpool) ou na Sony (Homem-Aranha). Notícias indicam que já estariam gravadas as aparições do mestre Lee nos próximos filmes de heróis

Mas, por que será que as aparições de Stan Lee já se tornaram praxe? O que há por trás dos bastidores?


As aparições de Lee






Sempre que Lee aparece nos longas, os fãs ficam ansiosos e alvoroçados. Ele costuma surgir em uma cena importante, seja de luta ou de instauração do caos, sempre timidamente e confuso. Tudo indica que suas aparições não sejam uma mera tradição ou homenagem. Existem até mesmo teorias que os personagens interpretados por Lee sejam a mesma pessoa. Assista o vídeo abaixo:






Como mostrado no vídeo, as aparições de Lee não são apenas tradições, e podem ter uma história por trás. Lee já interpretou carteiro, leitor de jornal e um velho comum, mas todos podem estar interligados e o ator pode ter interpretado apenas um personagem. 

Tais personagens sempre aparecem confusos e com frases ditas em tom de piada. Tudo indica que Lee seja uma espécie de observador, que vê todos os eventos da terra, os humanos e os super heróis, mas sem interferir na realidade, uma espécie de vigia chamado Ato, também do Marvel Studios





Ao todo, foram 36 aparições que podem ser verificadas no site Aficionados. Veja o vídeo abaixo:






Homenagens


Diversas homenagens foram feitas após a morte de Stan Lee. Atores e intérpretes dos super heróis também fizeram as suas. Destaco algumas delas:


Turma da Mônica





Objetos Inanimados





Rede Globo





Cinemark






TNT





Um cartão



Uma publicação compartilhada por Um cartão (@umcartao) em




Nerd Cristão





Jude Devir





Vareta Art



Uma publicação compartilhada por @ vareta.art em




Omelete






É importante ressaltar que enquanto vivo Stan Lee também fez participação em The Big Bang Theory





Stan Lee foi isso e muito mais. Verdadeiros heróis não morrem de verdade e aguardamos ansiosos pela próxima aparição de Stan Lee nos cinemas. Excelsior! J-J




Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Stan Lee era top,vai ser ruim não ver suas aparições nos filmes da Marvel,seremos eternamente gratos pelos personagens que ele criou,bela matéria JJ,,
    https://lorraneejunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela preferência. Parece que ele está presente em algumas novas produções.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design