segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Cenários em miniaturas todos os dias













Atualmente composições em miniaturas são cada vez mais comuns. Você com certeza já viu algum projeto assim. Tem o Encolhi as pessoas do Renato Viana, o Toys da Clayci, entre tantos outros. Cada um deles tem suas peculiaridades e estilos. Para compor esse tipo de trabalho é preciso delicadeza, criatividade, organização e perfeição. 

Hoje quero apresentar as incríveis miniaturas do artista japonês Tatsuya Tanaka. Nascido em Kunamoto, em 1981, é diretor de arte e fotógrafo de miniaturas. Desde abril de 2011 criou o projeto Miniature Calender, onde todos os dias cria e publica um cenário com miniatura - como ele mesmo diz em seu perfil no Instagram: "Eu faço arte em miniatura todos os dias"





As paisagens em miniaturas são conhecidas popularmente como Dioramas. Estes são apresentações artísticas realistas de cenas do cotidiano e podem ser de vários temas, como históricos ou esportivos. Como exemplo de diorama temos os presépios natalinos. Você sabia disso?

A partir do conceito de diorama, Tanaka realiza composições cotidianas com objetos, alimentos, animais e utensílios e pequenas figuras artesanais. O resultado é surpreendente, pois ele consegue contar histórias e criar cenários com coisas improváveis do dia a dia. Quem poderia imaginar que uma esponja se tornaria em um campo de tênis? Que fitas K7 seriam uma esteira de academia? Que alfinetes são balões? 












Tanaka consegue modificar o contexto de objetos e alocá-los em algo maior. Veja o que ele diz sobre o seu projeto (com grifos):

"Todos deveriam ter pensado pelo menos uma vez: brócolis e salsa podem ser vistos na floresta e folhas de árvores flutuando na água parecem um barco. Considerando as coisas cotidianas do ponto de vista da miniatura, vou pensar em várias coisas interessantes
Eu pensei que queria moldar essas ideias como uma fotografia e comecei o "Calendário em Miniatura"."


Ficou curioso para saber o processo de criação do artista? Assista ao vídeo:






Calendário em miniatura


À cada dia, o artista produz uma composição diferente e publica em seu Instagram. No rodapé de cada imagem ele traz a data (Mês primeiro; dia depois); logo abaixo o nome do projeto e o site em que as imagens podem ser encontradas.

A ideia é criar um calendário mesmo, em que cada imagem ocupa um dia do mês, até que se componha o mês completo. Veja como ficou o mês de maio até outubro:






























































































































































O interessante é que o projeto também compreende datas comemorativas. Tanaka já criou cenários especiais para o Dia das Mães, Natal, entre outros. Veja um deles:






Produtos


O artista tem lucrado com seu trabalho, vendendo livros, calendários e até mesmo quebra-cabeças. Vale a pena adquirir algum de seus produtos, pois é um trabalho de miniatura muito diferenciado, delicado, criativo e interessante.










Já conheciam o trabalho desse artista? Gostaram? Digam nos comentários! J-J














Mais informações 
Instagram
Site
Twitter





Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Hey Emerson! Turupom?
    Muito criativas essas miniaturas!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  2. Meu deus que trabalho incrível!
    Não conhecia e adorei!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=lK1PtU1K7LE

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design