domingo, 18 de novembro de 2018

90 anos do Mickey Mouse: o rato mais amado do mundo!




O rato mais conhecido do mundo faz 90 anos exatamente hoje, 18 de novembro. Falo de Mickey Mouse, que fora criado no dia 18 de novembro de 1928 por Walt Disney em uma animação chamada Steamboat Willie. Assista:









Muitos não sabem, mas quase não teríamos o ratinho Mickey Mouse, se não fosse a insistência e persistência de Walt. Antes do Mickey, o desenhista Disney - apaixonado por desenhos desde criança, tanto que desenhava em paredes da sua casa - criara Oswald, o coelho orelhudo em 1920, mas o desenho não ingrenou porque não houve investimentos. Recentemente, uma animação de Oswald foi encontrada no Japão, como reportado pelo jornal Metrópoles







Em seu início, Mickey Mouse não tinha esse nome. Ele era conhecido como "Mortimer", mas os sócios e a esposa de Walt acharam o nome deprimente e que se aproximava de "morte". Depois de muitas ideias, foi Lilian Disney quem deu o nome de "Mickey" e Walt complementou com "Mouse". Pronto, um dos maiores ícones de animação estava criado! Veja um trecho editado e selecionado por mim do longa Walt antes do Mickey (2015) que conta em detalhes toda essa história (Obrigado pela ideia de assistir ao filme, Arthur Claro):






A primeira animação do orelhudo foi em Steamboat Willie (1928), mas outras animações vieram antes mas sem investimentos que foram Mickey Mouse: Plane Crazy e Mickey, The Gallopin' Gaucho. Como retratado no vídeo acima, a exibição de Mickey foi um sucesso e divulgada no cinema Colony Theatre em Nova York para uma verdadeira multidão.






As primeiras palavras do Mickey foram "Hot dog! Hot Dog!". No início, era o próprio Walt quem dublava o protagonista. O sucesso do rato orelhudo se espalhava e diversos produtos foram criados depois de sua estreia, como o primeiro livro e relógio oficial em 1930 e 1933, respectivamente. Confira uma versão mais recente de uma música do Hot Dog da Casa do Mickey Mouse:







Foi assim a origem desse ícone global carismático, alegre, feliz e com a voz doce e suave.



O Mickey pelo mundo!


No Brasil e Estados Unidos conhecemos o rato como Mickey Mouse; na Itália ele é chamado de Topolino; na Alemanha, Mick Maus; na Espanha, Raton Mickey; na Suécia, Musse Pigg; e na China Mi Lao Shu














Mickey na mídia






Mickey invadiu as telinhas norte-americanas em 1937, na animação Relojoeiros das alturas. Depois em 1950 no especial natalino One hour in Wonderland. Mickey Mouse foi mencionado no Oscar® pela primeira vez em 1932, tendo sua estreia oficial em 1998. Em 2003 o camundongo voltou à cerimônia na categoria de Melhor Animação





Evolução do design do Mickey Mouse


O Mickey passou por várias transformações artísticas. Antes, o camundongo era retratado em preto e branco, com orelhas redondas e um macacão. À medida que evoluía, ganhava novos traços e cores, como o calção vermelho, blusa amarela e verde água e calças azuis. Na primeira versão não possuía sapatos, já nas outras foi adicionado um amarelo e um marrom. 

Em nove décadas de existência, o personagem experimentou mudanças, significou a infância de muita gente e tornou-se o embaixador oficial do Walt Disney World. Confira a evolução do camundongo:







Outros personagens






O que seria do Mickey Mouse, sem a Minnie? Ou sem seu cachorro, Pluto? Ou sem seus melhores amigos?! A Minnie Mouse surgiu em 1928, o Pluto em 1931, o Pato Donald em 1934, o Pateta em 1932 e a Margarida em 1940. Essa Turma do Mickey faz maior sucesso, diz aí?! Qual é o seu personagem preferido?




Aniversário de 90 anos






Várias comemorações dos 90 anos do Mickey aconteceram/acontecerão, como a campanha Mickey the True Original; o desfile de moda The happiest show on Earth, a transmissão em horário nobre na ABC com um especial do Mickey; a exibição da quinta temporada inédita do Mickey no Disney Chanel, com mais de 90 episódios, incluindo um especial dedicado ao aniversário; homenagens ao Mickey e Minnie Mouse no Biggest Mouse Party no parque da Disney; e o projeto Mickey is Art na França.


Produtos comemorativos


A Disney Store disponibilizará vários produtos do Mickey Mouse (Como camisetas, fones de ouvido, canecas, tiaras e casacos), enquanto a Disney Publishing Worldwide venderá mais de 30 títulos, entre livros, quadrinhos e revistas temáticas. 

Já o Ministério do Desenvolvimento Econômico italiano emitiu oito selos dedicados ao Mickey Mouse, desenhados por Giorgio Cavazzano. 







Charm pendente da Pandora


A loja de joias Pandora criou um charm exclusivo para comemorar os 90 anos do Mickey Mouse. O objeto é feito em prata de lei, com a assinatura da Pandora e o número "90" banhado em ouro de 14k. O charm comemorativo estará disponível nas lojas físicas e online por tempo limitado, de 1 até hoje, 18 de novembro, ou enquanto durarem os estoques. Confira o preço e detalhes aqui.





E vocês, já conheciam a história do Mickey Mouse? Gostaram? E os produtos, comprariam? Digam tudo nos comentários! J-J







Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Post bacana, adoro o Mickey (e quem não ama esse ratinho?). E ele já está fazendo 90 aninhos, né? Gostei bastante dos vídeos, principalmente o primeiro. Quero esse charm;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. O Mickey é meu amorzinho, até meu cachorro chama Mickey!! Amei o post!
    Abraços. ❤
    https://lewestinblog.blogspot.com
    www.instagram.com/lewestn

    ResponderExcluir
  3. Ich mag den Blog, können wir kooperationen haben, ich verkaufen abendkleider und Brautkleider, wer hochzeitskleider standesamt  kaufen möchten, dann können Sie zu mir kommen.

    ResponderExcluir
  4. A Funko também fez versões comemorativas. É tudo lindo. Amo esse ratinho.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante a história do Mickey Mouse.
    Parabéns pelo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design