sexta-feira, 23 de março de 2018

A atualidade de "Tempo de amar"



A novela das 6h Tempo de amar, que teve seu fim recentemente (19 de março), tratou de temas atuais e contemporâneos que foram além da época em que a história se passava. O ano retratado foram os finais dos anos 1920 - 1927, 1928 e 1929 - mas por várias vezes parecia que era 2017 ou 2018. O autor, Alcides Nogueira, construiu um pano de fundo interessante da época, mas sem deixar de mirar-se nos dias de hoje e no que temos vivido.

O Brasil, Portugal e mundo da época foram bem retratados. O Brasil encontrava-se no sistema político chamado de "Café com Leite", acabava de sair de um surto de febre amarela e as mulheres e negros lutavam por seus direitos sociais e políticos. O mundo, por sua vez, vivia uma das maiores crises registradas com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. 

Alcides Nogueira, portanto, utiliza esses fatos históricos para realizar uma ligação (espécie de ponte) com o que temos vivido. A crise financeira e política, os conchavos no meio político, o preconceito contra negros e mulheres, saúde precária e corrupção de 1929, tem muita semelhança com nossos dias. Alcides realiza uma crítica à nossa sociedade contemporânea, mas de forma sutil e disfarçada. Ou seja, ele retrata e critica a sociedade dos anos 1920, mas no fundo ele está falando do século XXI. 

A partir de agora falarei de alguns desses tópicos trabalhados na novela.


Crise financeira


Ao vermos cenas da quebra da bolsa de Nova York em 1929 é como se víssemos a realidade de hoje. Na época, muitas pessoas desempregadas e falidas; hoje em dia, milhares de desempregados. A quebra da bolsa provocou uma crise econômica mundial, assim como a corrupção e desvios de dinheiro no Brasil atualmente. 

É interessante como Alcides apresentou a quebra da bolsa de NY na novela, mas sob a ótica de seus efeitos para o Brasil. Além disso, realizou uma crítica contra os políticos da época que colocaram a culpa da crise financeira na quebra da bolsa", quando na verdade parte dela foi por conta deles próprios, corruptos, que vendiam safras velhas de café. 

Esses fatos quase não são o nosso Brasil atual né? Ironia Daqueles políticos que dizem que o desemprego é devido à crise, que a crise hídrica no Distrito Federal é devido à falta de chuvas, e por aí vai... 


Conchavos e corrupção na política






Como falei, o Brasil estava sobre o sistema político "Café com Leite" - onde somente assumiam o poder os políticos de São Paulo (Café) e de Minas Gerais (Leite). É claro que existia muita corrupção, troca de favores, conchavos e alianças por conta disso. Os políticos eram capazes dos mais terríveis absurdos para manter-se no poder.

Essa realidade da época também quase não é a do Brasil atual né? Em que políticos se unem com segundas intenções, fazem conchavos para manter os mesmos partidos no poder e, claro, onde a corrupção e a falta de caráter rolam soltas. 

O deputado Teodoro Magalhães, que fora interpretado por Henri Castelli, é a personificação de muitos políticos atuais: extremamente arrogante, amante do dinheiro, capaz de tudo (TUDO MESMO!), canalha, corrupto, dissimulado e mais todos os piores adjetivos que possam existir. Uma de suas cenas finais foi uma das mais emblemáticas e verossímeis da novela: Teodoro foi pego roubando dinheiro público do cofre do Conselheiro Francisco pela mídia (com máquinas fotográficas e seus caderninhos), políticos e populares e, momentos depois, foi preso. Pelo menos na ficção não houve impunidade né?






Saúde precária


O surto de febre amarela do início dos anos 1920 também foi retratado (Até mesmo o médico Oswaldo Cruz fora citado). Alcides fez referência à contenção da doença com as vacinas de Oswaldo Cruz, mas também do seu retorno. Outra vez, parecia que ele não falava de 1920, mas dos nossos dias.

Alcides falou dos hospitais precários, do descaso com a saúde e do surto de Febre Amarela de 1920, mas de forma contemporânea, como se ele criticasse a saúde do Brasil atual e o descaso que os políticos possuem com ela. 







Preconceito em 1927, mas também preconceito hoje






Os preconceitos vividos pela mulher e feminista Olímpia, pelo ativista político negro Edgar e pela empregada negra Eunice representam o lado desrespeitoso da sociedade não só da época, como de nossa sociedade atual. Quem disse que o preconceito contra mulheres e negros ficou lá para trás? Outrossim, ele está bem vivo em 2018! Alcides, portanto, aproveita a brecha desses problemas sociais da época, para realizar reflexões e críticas sobre nossa sociedade contemporânea.






Uma novela que foi atual


Mesmo que Tempo de amar tenha retratado o final dos anos 1920, ela fora bastante atual, pois os mesmos problemas que a sociedade brasileira e mundial enfrentaram na época, ainda enfrentam hoje em dia. O ambiente político e social da época foram mais do que panos de fundo que serviram para retratar aquele período. 

Com certeza uma novela que deixará saudades por conta do seu teor realístico. Finalizo post com uma ilustração de vários personagens da novela divulgada no Instagram. J-J


Uma publicação compartilhada por Globo (@redeglobo) em


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Realmente não mudou muita coisa de lá pra cá né. Interessante eles terem abordado a questão da febre amarela na circunstância que estamos.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Parece que a História se repete, mas com outros protagonistas... Essa novela não vi, mas a história parece super interessante, eu já vi um post num blog brasileiro sobre a trilha sonora que é muito boa, agora fico a saber que a história da novela também!!! Bom post, adorei!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A trilha sonora é bem interessante e condizente com a novela, já até falei dela aqui.

      Excluir
  3. Belo post! Minha mãe que assistia! Abçs

    ResponderExcluir
  4. Bem atual a novela mesmo, retrata basicamente o que vivemos hoje! Minha tia assistia essa novela.
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Emerson! Tudo bem?
    Tá aí uma novela que não acompanhei, mas entendi as semelhanças.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo, tudo bem? Desculpa a demora e o sumiço hahah. Olha, para ser sincero eu não acompanho mais telenovelas, assisti muuuito na infância, tanto novelas da Rede Globo com os melodramas mexicanos hahahaha.
    Mas gostei do assunto abordado no texto. O legal de acompanhar produções assim é que resgatam uma história esquecida por muitos, fatos que podem refletir na atual sociedade. Curti ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto dessas produções que fazem reflexões e críticas à nossa realidade.

      Excluir
  7. Está dando o que falar, mas confesso que não assisti nenhum capítulo..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design