terça-feira, 28 de novembro de 2017

8 campanhas publicitárias informativas e criativas sobre 'Novembro Azul'




Esse post pretende ser uma continuação ao de Pedro Blanche da semana passada, Como a campanha do 'Novembro Azul' vai para o lado errado. Parabenizo a condução que o jornalista deu ao texto ao mostrar que as propagandas e campanhas do Novembro Azul são, muitas vezes, de péssimo gosto, com piadas prontas e humor negro descabido, a fim de menosprezar os homens e fazer deles motivo de chacota. 

Quando pesquisei as propagandas para esse post, me deparei com homens sendo retratados como seres frágeis e medrosos, além da piada do 'dedo e toque'. A mais surpreendente que pude ver é a que ele é apresentado como um elefante abobalhado azul, com piadas sobre o 'dedão'  e música bem alegre. Ou seja, o objetivo foi fazer sorrir, além de reforçar estereótipos. Nada que informasse realmente.

É claro que nenhuma dessas serão colocadas nesse texto. O que pretendo trazer são campanhas publicitárias informativas e criativas, que representam o homem como um super-herói, forte, cheio de testosterona, mas com fraquezas. Ou seja, peças publicitárias que mostram o poder da masculinidade, como bem falou Blanche semana passada (com grifos):

" [...] um dos meios para convencê-lo a fazer o exame é mostrar o que ele é: um super-herói capaz de mover mundos e fundos para melhorar a si e os demais. Porém, como todo herói há aquela "criptonita" de cada dia, e o câncer de próstata é uma delas.  [...] O homem deve ser convencido a se cuidar porque ELE É IMPORTANTE PARA TODO NÓS! É o pai, irmão, marido, namorado, avô e tio que precisamos estar por perto e portanto é necessário fazer o exame."


Então vamos às propagandas e campanhas. Separei 8!


1- Novembro Azul 2015 (Instituto Lado a Lado pela vida)


Em 2015, o ILLV trouxe uma campanha informativa, com dados sobre o câncer de próstata. Simples, porém eficaz. Assista:







Gostei de toda peça, principalmente da frase ao final: "Compartilhe a informação de que cuidar da saúde também é coisa de homem"


2- Novembro Azul (Touch Health)





A Touch Health criou uma animação criativa e bem bolada, com a iniciativa de ampliar as discussões sobre o câncer de próstata. Logo no início ela deixa claro que não "está aqui para falar apenas de câncer de próstata, mas para reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde em geral". Veja:






A campanha apresenta vários avatares (bonequinhos masculinos), sem menosprezá-los e representando-os com força e virilidade. Além disso, o vídeo traz dicas de como prevenir a doença e cuidar da saúde de forma geral, conhecendo o corpo, histórico familiar, mantendo uma vida saudável, e separando horas para o lazer



3- Novembro Azul (Propaganda livre da Nike)


Acredito que a campanha a seguir não é oficial da Nike, mas sim, uma produção de estudantes de audiovisual da faculdade. Mesmo assim, achei-a bem interessante. Aperte o play:






Como se pode perceber, apresentou-se o homem como sujeito ativo, forte e com uma vida comum. Não houve apelação para piadas prontas (Como a do dedo e toque) ou o  retrato do medo masculino. A frase ao final é bem explicativa: "Saúde é importante para o seu bem-estar físico, social e mental. Cuide da sua".


4- Sinais - Novembro Azul (Sesc)



O Sesc sabe falar desse assunto com maestria em várias propagandas. Por esse motivo, nessa seleção, a entidade aparece duas vezes. Na primeira, o Sesc compara o corpo masculino a uma máquina (automóvel). Assista:





Genial, não? Gosto muito das frases finais: "Por isso sempre é bom fazer uma revisão e visitar o seu mecânico. Não, não... quer dizer: visitar um profissional de saúde regularmente!" 



5- Novembro Azul 2017 (Instituto Lado a Lado pela vida)




Tive que colocar mais uma campanha do ILLV porque acredito que a entidade sabe como retratar esse assunto delicado. A campanha abaixo é recente (2017) e fala do tempo, sua importância e também do seu poder. Veja:






Essa é de longe uma das melhores campanhas que trouxe hoje. Realmente ela informa, impacta e faz com que não só homens reflitam mas a sociedade inteira. A frase a seguir é marcante: "O impacto do tempo, para nós é que o tempo não para..." 



6- Cuide de você e de quem você ama (Dana)
Essa da Dana vai de encontro ao que Blanche disse semana passada: a importância do homem para o meio em que vive e sua família. Aprecie:







A campanha focou no poder de influência dos homens, bem como sua força e poder, além de compará-los a um super-herói ("Seja o herói que sua família precisa. Faça os exames!").



7- Escolhas - Novembro Azul (Sesc)



Essa outra do Sesc é bem tocante e traz uma mensagem forte: o poder de escolhas está nas mãos dos homens! Confira:






A campanha mostra com ludicidade que o nosso bem-estar depende da gente e de nos cuidarmos. E quando é falado 'Cuide-se' não se restringe apenas à próstata, mas a várias outros órgãos. 



8- Kildare


A campanha a seguir foi apresentada em um post de 2015 em que falei do Novembro Azul, informações e ações publicitárias. Resolvi trazê-la novamente porque tem tudo a ver quando Pedro falou que "os homens são super-heróis, mas possuem fraquezas - uma criptonita". Veja:



A peça retratou o Superman, Batman, Homem de Ferro, Homem-Aranha e Wolverine, suas forças, mas também seus calcanhares de Aquiles. Ponto para a Kildare!



Essas foram as campanhas que acertaram em falar do Novembro Azul, da prevenção do câncer de próstata e dos homens. Gostaram? Conhecem mais alguma campanha publicitária informativa e criativa? Digam nos comentários! J-J



Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Bem interessante essas campanhas abordando um tema tão importante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa conscientização é super importante!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei das campanhas, bem informativas e alertam para um problema que cresce a cada dia. Meu pai faleceu ano passado, em decorrência de câncer de próstata.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar seu depoimento. Realmente essa é uma campanha bem importante.

      Excluir
  4. Adorei as campanhas, toda conscientização é pouco quando trata-se de saúde!

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  5. Bem interessantes, gostei :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Agora você está entrando no meu mundo, o universo da propaganda ahaha!
    Gostei das campanhas, é por isso que eu sempre digo: Dá pra ser criativo e inovador com qualquer assunto!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que gostava desse assunto. Vou trazer mais posts assim. Gostei muito da sua forma de pensar. Boa semana!

      Excluir
  7. Algumas eu não conhecia, e adorei ver :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design