domingo, 11 de outubro de 2015

Desenhos e programas infantis




Quem é do final da década de 80, início dos anos 90, se identificará com o post. Quando moleque, era viciado em desenhos e programas infantis. Atualmente, meu negócio é séries e filmes. Os gostos mudam né?!

Mas de verdade: as crianças de hoje em dia não sabem o que é um desenho ou um programa bom. As atrações da minha época davam de 10 a zero. Dava 7 horas da manhã, e eu já estava de frente para a TV.

Nessa véspera de dia das crianças preparei 12 atrações infantis para a gente matar a saudade!


Looney Tunes (1930-1969)




Talvez essa franquia de desenhos seja a mais antiga, mas que consegui aproveitá-la na minha infância. Frajola e Piu piu, Papaléguas, Pernalonga, Gaguinho, Ligeirinho, Animaniacs, Pink e Cérebro, Taz, Patolino, e tantos outros. São muitos cartoons curtos e divertidos que animavam as minhas manhãs no SBT

O destaque vai para os arranjos sinfônicos que compunham os desenhos, e essa abertura super animada de Animaniacs. 






A Looney Tunes foi produzida pela Warner Bros que, aliás, fez uma parceria com a Hanna-Barbera, que traz alguns clássicos, como Manda chuva, Zé colméia, Pepe legal, Os Flinstones, Os Jetsons e Scooby Doo. Hoje em dia, o que era Hanna-Barbera, é o que conhecemos como Cartoon Network (Desenho também é cultura! rs). A nostalgia é tão grande, que eu dei um dvd duplo de desenhos da Warner/Hanna-Barbera pra minha mãe, e ela se amarrou, e eu também!


Power Rangers (1993)


Em meados de 1995, Power Rangers era febre no Brasil. A atração passava na Globo, foi tema de música do Sandy e Júnior, e eu tinha todos os bonecos de plásticos com arminhas. Não sabe o que é infância quem nunca escolheu uma cor de ranger, quem nunca falou "é hora de morfar" ou quem não sabe o que é megazort





X men: Evolution (2003)



Quando eu era mais jovem, esse era o desenho que eu via antes de ir pra escola. Eu me banhava e assistia durante o almoço. Foram 52 episódios e 4 temporadas de pura diversão.






Ursinhos carinhosos (1985)




Esse era um dos desenhos mais legais de quando eu tinha 7 anos. Sério! A música de abertura era viciante. Cada ursinho, tinha um poder e uma função. Hoje em dia, tem uma versão atual, mas não é a mesma coisa.





Destaque vai para o vilões da série: como se esquecer de Malvado, Coração Gelado e Laurinha? Eu lembro que o Malvado era atrapalhado, o que garantia minha risada.





Pokémon (1995)




"Eu escolho você! Vai pokebola!" É claro que tinha que ter um desenho para representar o Japão nesse post, né gente? Pokémon foi uma febre oriental no meio das crianças. Pokémon são pequenos monstrinhos treinados por atletas de uma competição. O Pikachu é o mais fofo de todos *-*, mas ainda tem outros milhares, que foram transformados em brinquedos e cards. Quem se lembra?





Doug (1991)



Ahhhh *-* shippo muito esse desenho. Era o meu programa de final de tarde lá em 1994. Conta a história de um garoto de 11 anos, que tem uma vida comum, mas cheia de aventuras. Tem amigos como costelinha, seu cachorro; sua paixão platônica, Paty Maionese; e Skeeter, seu melhor amigo. Também inimigos, como Roger.






Doug tem uma mente imaginativa, onde criava histórias, e também tinha um diário. Gosto muito quando ele se transforma no Capitão Codorna.





Sou tão apaixonado por essa animação, que tenho as quatro temporadas completas (totalizando 52 episódios) quando ele passava no Nickelodeon e no SBT. A Disney produziu mais 3 temporadas (65 episódios), mas ainda não tenho :/ O sucesso foi tão grande que ela também realizou o filme.





Sítio do pica pau amarelo (2001)



Uma das histórias mais clássicas de Monteiro Lobato, que foi produzida na Globo. Sério! Nos primeiros anos de exibição não perdia um episódio que passava nos finais de manhã do canal.





Cocoricó (1996)



Esse é um dos programas clássicos da TV Cultura da minha época. Um infantil que traz fantoches de espuma que falam e se mexem. Uma das marcas da atração são os musicais.





Conta a história de Júlio, um menino de 11 anos de idade que mora na cidade e vai passar as férias em uma fazenda em Cocoricólândia, onde tem animais falantes e muita diversão. Personagens como Alípio, Lola, Zazá, Lilica e Caco, ficarão para sempre em minha memória.


Corrida maluca (1968)


Desenho da Hanna-Barbera que tive que dar um destaque especial. Corrida Maluca trazia os mais diferentes competidores, em carros estilosos, curiosos e divertidos. Eles tinham que se enfrentar para descobrir quem seria o "corredor mais louco do mundo". Como se esquecer de Penelope Charmosa, Dick Vigarista e Rabugento, Irmãos Rocha e Professor Aéreo? O Dick Vigarista era um verdadeiro vilão das pistas.




Frases célebres:

Peraí, se o Dick Vigarista quase ganha jogando limpo, então porque ele fica trapaceando? 

Peguem o pombo! Peguem o pombo! Peguem o pombo, agora! 


Disney Cruj (1997)



"Cruj, cruj, cruj, tchau!", era assim que Caju, Chiclé, Pipoca, entre outros, se despediam todos os dias no início de noite da programação do SBT. Companheiro Revolucionário Ultra Jovem, era o que significava a sigla Cruj, que em outro momento era Clube

O programa trazia os melhores (OS MELHORES mesmo) desenhos da Disney. Tinha Pateta e Max, 101 Dálmatas, Timão e Pumba, Doug, Os super patos, A turma do Pateta, Tico e Teco, Hércules, Hora do recreio, Mickey e seus amigos, entre outros.









Aos fãs do programa, confira a surpresa:





Cavalo de fogo (1986)



Outro desenho do Hanna-Barbera que merece destaque. É um desenho pequeno, de uma temporada e 13 episódios, que conta a história da princesa Sara, resgatada das garras de uma bruxa, por um cavalo místico, o Cavalo de fogo. A partir daí, uma forte amizade nasce entre eles. Quando a menina completa 13 anos, percebe que o medalhão que sempre esteve em seu pescoço começa a brilhar. É aí que a aventura começa!






Castelo Rá-tim-bum (1994)



Outro clássico da TV Cultura. Todos os inícios de tarde, fielmente, estava de frente a televisão. Foram mais de 90 episódios e um especial.


Tinha muitos personagens (alguns estão na imagem acima). A série era musical, educativa, divertida, misteriosa. O que mais me encantava na época que assistia era a capacidade que tinha de ensinar as crianças: seja pelo raciocínio lógico, matemática, ciência, higiene pessoal (como se esquecer do ratinho-cantor?).










Castelo Rá-tim-bum era um programa completo que, sobretudo, ensinou o valor da amizade, da alegria, de ver as situações com positividade, e que o bem sempre vence o mal. 


Esses foram alguns dos programas que deram significado à minha infância. Existem muitos outros, mas tive que fazer uma edição, se não o post ficaria maior do que já está. J-J





Recordam dessas atrações? Que outros desenhos e programas infantis fizeram parte da infância de vocês?


Por: Emerson Garcia

16 comentários :

  1. Que nostalgia!!! Confesso que me arrependi em ver o video de chamada para o programa The Noite hahahha era melhor ter deixado minhas lembranças quietas viu? Saudades do Macaco =/

    O meu desenho favorito era Doug <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu quase chorei vendo essa chamada ; (
      Doug Forever *_*

      Excluir
  2. Nossa, eu A-MA-VA Doug e Cavalo de Fogo! Melhores desenhos. Hahaha! Também adorava a abertura de Pokémon, mas não curtia muito o desenho...

    ResponderExcluir
  3. Esses desenho eu ainda assisto ótima postagem
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu acompanhei vários destes desenhos,séries etc. Bateu aquela saudade de ser criança agora srssrsrs.
    Castelo Rá-tim-bum <3

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que nostalgiaaaa, de todos esses eu só não assistia Corrida Maluca e Cavalo de Fogo, fora esses eu amava todoooos! Power Rangers e Pokemon eram os meus maiores vícios, lembro de um dia que eu tava numa festinha de aniversário e fiz um escândalo pra ir embora porque queria assistir o novo episódio de Pokemon HAHA
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk imagino como era fã. Pena que essa época a Internet não era tão forte né?

      Excluir
  6. Olá!!
    É com muito prazer, que posso disser: Esses desenhos são da minha época!
    Não perdia nenhum episodio. Me deu uma vontade de assistir Doug agora.
    Estava com muita saudade do seu blog.
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus que saudade da minha infância! Eu lembro até hoje que eu acordava bem cedinho e ia assistir desenhos eu amava ursinhos carinhosos.

    www.descrevendonuvens.com
    www.facebook.com/descrevendonuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ursinhos Carinhosos era um dos desenhos que passava cedo e eu gostava.

      Excluir
  8. É inevitável dizer que esses desenhos fazem parte da infância de muita gente. Inclusive da minha. É uma pena que essa nova geração está sendo alimentada com essas novas animações que pra mim, de bom não tem nada. Enfim, este post é nostalgia pura!

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  9. Ai minha infância, volta aqui! Eu curtia tanto ver desenhos e séries bobinhas. Pena que hj as crianças são tão velhas antes do tempo neh?!

    Beijos :*
    www.blogdavanessamonique.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design