quinta-feira, 4 de julho de 2024

Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+ 3

A comunidade LGBTQIAPN+ tem ganhado visibilidade, seja na literatura, em filmes, séries, peças e animações. Nesses gêneros, a representatividade queer apresenta personagens e situações para o público infantojuvenil e jovial se identificar, além de quebrar estigmas e estereótipos. A ideia é gerar identificação, compreensão e informação para pessoas que se identificam com essa paleta de orientação sexual; famílias e pessoas cis, héteros, allo e perissexo.  

LEIA MAIS

Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQ+

Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+ 2


O post de hoje, portanto, apresenta animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+. Confira!


Arcane


Animação da Netflix baseada no jogo League of Legends que conta as histórias de origem dos personagens de Piltover e Zaun. Ao longo dos episódios, os personagens percorrem caminhos da autoaceitação para serem quem são. Há um casal lésbico formado por Vi e Piltover Caitlyn e os telespectadores podem ver o que vai acontecer com elas na nova temporada. 


A Lenda de Korra


Korra é uma personagem, destemida e rebelde, que busca o equilíbrio tanto dos elementos, como dentro de si mesma. A produção apresenta o romance entre ela e Asami e permitiu uma abertura à uma nova era nas animações. O romance é exibido nas últimas cenas do anime e numa sequência em quadrinhos. 


Tuca & Bertie


Animação que traz a amizade entre duas mulheres-pássaro por volta dos 30 anos de idade e que moram no mesmo prédio. Tuca é uma tucano convencida e despreocupada, enquanto Bertie é uma ave canora ansiosa e sonhadora. No desenho, Tuca é abertamente bissexual e se relaciona com diferentes pessoas ao longo das três temporadas. Além disso, há inúmeros personagens e discussões que tratam do assunto queer. 


BoJack Horseman


O desenho apresenta Todd, o parceiro humano de Bojack, que é um ser assexual. Ao longo das temporadas, ele se descobre de maneira gradual e natural. BoJack é um decadente cavalo que trabalha na TV, que disfarça sua baixo autoestima com uísque e relações fracassadas, se relacionando com Todd e a ex-amante Princesa, para se tornar famoso novamente. 


A casa da coruja


É a primeira animação da Disney a aparesentar personagens não-bináries, além de ter personagens bissexuais, lésbicas, aroace, além de ter vários casais queer. A animação utiliza a linguagem neutra para esses personagens, para se referir a elus. Apesar da temática, a série foi finalizada logo com poucos episódios, com poucos personagens, por conta de sua temática. A personagem principal é Luz, uma das poucas personagens da Disney abertamente LGBTQIAPN+, sendo bissexual e tendo um namoro fofo com Amity. 


Guardiões da Mansão do Terror


É uma animação da Netflix que conta com um protagonista adolescente trans e gay, que tem certas dificuldades com sua família. A série também traz outros personagens adolescentes e LGBTQIAPN+ que Barney, o protagonista, conhece ao longo dos episódios. 


A vida que você queria


É uma série italiana que mergulha na história de Glória, mulher transgênero que está de bem com a vida com sua orientação sexual, mas terá seus alicerces abalados com a chegada de uma velha conhecida. Marina é uma amiga de Glória da época da faculdade que a procura pois está repleta de problemas e questões. Tais questões, transformam a vida das duas de forma intensa.  


Pose


A série apresenta de forma única a cultura LGBTQIAPN+, especialmente das transsexuais e travestis afro-americanas, nos anos 1980 e 1990. A produção realiza um mergulho nos bailes LGBTQIAPN+ e casas de pessoas trans e gays. A série já conta com três temporadas e acompanha as aventuras, amores, dilemas, sofrimentos e lutas dos personagens. 


Veneno


Conta a vida de Cristina Ortiz, famosa transsexual espanhola dos anos 90. Ela narra a trajetória da mulher, nascida no sul da Espanha em 1964, em uma família rígida e conservadora. A atriz acaba se tornando um ícone da cultura trans no país. 


Manhãs de setembro


Liniker é Cassandra, uma mulher trans que ganha a vida como motogirl e sonha em se tornar uma grande cantora. Ela vive uma constante de transformação em sua vida e luta para conquistar seus sonhos, quando descobre que possui um filho, fruto de um relacionamento com Leide, uma antiga ex namorada. 


Special


Na série conhecemos Ryan, um jovem gay com uma leve paralisia cerebral que luta por autonomia e quer relacionar-se amorosamente com alguém. A Netflix disponibilizou duas temporadas, em que traz os desafios e conquistas do garoto. É uma produção interessante, pois há uma abordagem da homossexualidade de uma pessoa com deficiência, apontando que todos tem o direito de se apaixonar e ter uma vida comum.  


Crônicas de San Francisco


A história se passa nos EUA e exibe um grupo de pessoas residentes de uma pensão em São Francisco, uma cidade onde há predominância da comunidade LGBTQIAPN+. A produção é baseada na obra literária de Armistead Maupin, que a escreveu entre 1978 e 2014, apresentando, pela primeira vez, uma protagonista transgênero. 


As five


Série da Globoplay que conta a jornada de cinco amigas desde 2018, com a exibição de Malhação - viva a diferença. As five, formada por Keyla, Tina, Ellen, Lica e Benê, vivem os desafios de uma vida adulta. A série aborda temas como alcoolismo e racismo, além dos conflitos pessoais e amorosos das protagonistas. 


Segura essa pose


A trama retrata não só os bailes, premiações e competições do universo LGBTQIAPN+, como a rotina dos jovens que vivem esse ambiente, mostrando a relevância das houses (ou casas) em que se dividem como espaços de liberdade e pertencimento. 


Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente


Baseada em fatos reais, a minissérie conta como comissários de bordo contrabandeavam o antirretroviral AZT para o Brasil em plena epidemia de Aids/HIV nos anos 1980, numa época em que a medicação ainda não estava disponibilizada no Brasil. A série tem previsão de estreia para 2024. 


O grande maravilhoso livro das famílias


O livro é um retrato sensível e bem-humorado de diferentes experiências familiares a partir de elementos concretos e cotidianos. São apresentadas várias estruturas familiares: famílias extensas ou reduzidas, hetero, homo ou monoparentais, biológicas ou adotivas. O intuito é ser plural, promovendo a multiplicidade de sentimentos e estilos de comunicação. 


Minhas duas avós


O livro conta a história de duas mulheres muito distintas, que habitam na Casa das Formigas - um mundo lúdico de imagens de duas avós que muita gente gostaria de ter. 


Mãe não é uma só, eu tenho duas!


No livro você vai conhecer a história de Malu, que tem mãe que canta, cozinha, dá banho e carinho. Malu possui duas mães e ela fica na dúvida de qual das duas a teve dentro da barriga, se as duas deram de mamar para ela. O livro, lúdico e bastante ilustrativo, levanta o questionamento: será que ter duas mães é diferente de ter uma só?!


Do que a gente é


O livro relata as experiências de Chico, um adolescente que está tentando se assumir gay e Beá, uma garota que detesta a própria aparência. 


Pode pegar

Nessa obra, a autora brinca com estereótipos, praticamente ignorando a "tradição" e os preconceitos dos adultos. 


Elmer - o elefante xadrez


Conta a estória de um elefante bem-humorado que não conseguia pertencer ao seu grupo porque não tinha cor de elefante. Ele tentou mudar para ser aceito, mas só ficou bem quando assumiu quem ele era, um elefante xadrez colorido e irregular. O livro faz analogia às imperfeições e à pluralidade da vida. O livro tem muita diversão e inclusão! 


Julián é uma sereia


O livro conta a história de um garoto inspirado a se vestir com uma sereia, mesmo que sua vó o repreenda. A obra fala de individualidade, diversidade e de apoio familiar. 


Maremoto

A obra mostra um mundo mágico, por meio de ilustrações delicadas e leves, habitados por tritões e sereias. Um dos tritões vive um conflito de sentimentos e emoções, com a descoberta de se descobrir quem é. O livro é no formato horizontal, mas o virar das páginas é na vertical, levando o leitor da superfície ao fundo e vice-versa, a cada movimento. 


Meu maninho é uma menina



A irmã mais nova de Tom percebe que ele não é totalmente feliz, até que ele começa a se identificar como Tina. De forma poética, o livro conta como a irmã de Tina vê sua transição.


Cachinhos de urso


Uma festa à fantasia ocorre na casa da família Urso. Mamãe Ursa vai de Bela Adormecida, Papai Urso, de Lobo Mau, e o Pequeno Urso quer ir de Cachinhos Dourados, ou Cachinhos de Urso. Contudo, seus pais querem que ele vá de uma fantasia medieval, mas nenhum cede, até parecer um personagem decisivo que vai resolver as coisas. 


Esse foi o post de hoje! Até amanhã, com o último. J-J


OBSERVAÇÃO: Esse é o post de número 2500 do blog! Isso é motivo de comemorar! \O/



Por: Emerson Garcia

Um comentário :

  1. Bom dia - Que c0ontinuem assim, sempre com essas ideias e brilhantismo
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ Sorri quando não há sol ao amanhecer “
    .

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design