sábado, 6 de julho de 2024

Programa 'Lá vem a história' #4 - Axé music

Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Axé Music.

Axé ou Axé Music, é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980, que mistura o ritmos do candomblé com outros afro-brasileiros. O termo "axé" é utilizado errado para designar todos os estilos de música de qualquer banda ou artista da Bahia, pois lá existe o samba-reggae que é representado pelo bloco afro Olodum, o samba de roda sendo representado pelo bloco afro como Filhos de Ghadhi, e outros ritmos. 

O carnaval de Salvador, como é conhecido hoje, começou na década de 1950, quando Dodô e Osmar tocaram o frevo com as suas guitarras elétricas em cima de uma fobica (um Ford 1929), assim nascia o trio elétrico e isso chamou a atenção do Brasil. Foi em 1975, com a música Atrás do Trio Elétrico do músico Caetano Veloso, que o cantor Moraes Moreira (Novos Baianos) teve a ideia de subir num trio para cantar e assim surgiu a tradição de cantores "puxando" os trios elétricos. 

O Axé Music surgiu com a banda Acordes Verdes, com a formação comandada por Toninho Lacerda, o baterista Cesinha, Alfredo Moura como compositor e arranjador, Luiz Caldas como cantor e o percussionista Tony Mola, sendo que após uma audição o músico Carlinhos Brown entraria, com os arranjos de Alfredo Moura e uma linguagem popular que possibilitou a divulgação dessa do Axé nas rádios e televisões por todo o Brasil. 

Foi em 1985 que Luiz Caldas e Paulinho Camafeu compuseram juntos o primeiro sucesso nacional do Axé Music, Fricote gravado por Luiz Caldas, depois surgiu a cantora Sarajane com a clássica A Roda e outros sucessos. A cantora Margareth Menezes foi a primeira a ter uma carreira internacional. No início da década de 1990, o bloco afro Olodum foi convidado para participar no videoclipe da canção They Don't Care About Us nas ruas do Pelourinho ao lado do cantor Michael Jackson. Foi então que em 1992 a cantora Daniela Mercury lançou o disco O Canto da Cidade, fazendo que o Brasil se render de vez ao Axé Music. Foi a partir dai que vieram as bandas Asa de Águia, Banda Eva (revelando a Ivete Sangalo), Banda Mel (que depois assinaria como Bandamel), e Babado Novo (revelando a Claudia Leitte) entre outras. 

Eis algumas músicas para vocês dançarem no ritmo do Axé Music.


Banda Mel - Prefixo do verão



Asa de Águia - Dança do vampiro



Luiz Caldas - Fricote 



Sarajane - A roda  



Daniela Mercury - O canto da cidade




Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

4 comentários :

  1. O que eu acho legal no axé musical é o ritmo alegre e dançante e o fato de ser uma música ligada a uma etnia (ou quase isso).

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu amo axé, e tenho saudade dos carnavais dos anos 90 onde eu dançava muito nos blocos de rua sem ser importunada. Ainda hoje eu danço, mas apenas em locais mais seguros ou quando consigo o milagre de estar na companhia de um grupo de amigos. De qualquer forma é um gênero que sempre está nas minhas playlists animadas.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  3. O baú da rádio bagaralho está ON! Hahaha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que incrível conhecer a história do Axé Music, eu amava ouvir e dançar quando era criança!

    Um abraço!
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design