A cena do Aquela cena de hoje é para se emocionar e tem forte apelo emocional (Aliás, o episódio em si é intenso). Trata-se de um trecho de On my way (3x14) da série Glee. A cena mistura encenação e performance musical.
Vou situar vocês: a cena em questão é a introdução do episódio e mostra o ex-jogador Karofsky sofrendo aquilo pelo que fez os outros sofrerem, principalmente ao personagem gay Kurt. A escola e seus ex colegas de time tinham acabado de descobrir a real orientação sexual de Karofsky e passaram a agir com preconceito, piadas e até mesmo pichando seu armário. As coisas para o personagem ficam difíceis e ele sofre na pele a homofobia pela qual fez Kurt sofrer, até que toma uma decisão dolorosa. Assista ao trecho:
Sentimos a dor de Karofsky. De um momento para outro, nossa percepção do personagem foi modificada. Se passamos à odiá-lo outrora, nesse momento em específico passamos à amá-lo. Ryan Murphy gosta muito de trabalhar a personalidade dos seus personagens e suas mudanças repentinas e drásticas e Karofsky é um bom exemplo disso.
O personagem vê o outro lado da moeda, sofrendo exatamente o que causou à Kurt. Contudo, Kurt conseguiu se ressignificar e superar toda a dor do preconceito. O mesmo não aconteceu com Karofsky: ele não tinha o apoio da família, foi engolido pelo estigma de ser um jogador de futebol másculo, o que acabou sendo o estopim para ter seus sentimentos calados, ocasionando em sua tentativa de suicídio.
E que coragem da série de tratar da temática, em uma série adolescente, não é mesmo? A forma como o assunto foi tratado foi convincente, impactante e emocionante. Além de tratar do assunto, o episódio tratou de homofobia em uma de suas piores facetas e com as piores consequências, mostrando o perigo à sociabilidade e a saúde mental e psíquica das pessoas gays.
A ideia do episódio foi mostrar como a atitude de Karofsky impactou não só sua vida, como de sua família e de outros colegas da escola. A tentativa de suicídio do ex jogador atingiu todos os personagens em graus diferentes. Rachel e Finn resolveram se casar mais rápido; Sue e Sebastian se tornaram pessoas boas e justas; e Will Schuester decidiu dialogar sobre o futuro de seus alunos.
On my way foi um episódio recheado de boas estórias e momentos e com músicas ótimas. Logo no começo, Blaine interpreta Cough Syrup de Young the giant lindamente. Essa interpretação pode ser verificada no trecho selecionado. Intercalar o desespero de Karofsky e sua tentativa de suicídio com a performance tornou a música mais emocionante. Cough Syrup teve uma boa recepção na época.
A escolha da música para a cena inicial do episódio foi congruente e acertada. A letra fala sobre a dificuldade de viver e o desespero que situações da vida podem causar. Um trecho diz o seguinte: "Life's too short to even care at all oh I'm losing my mind losing my mind losing control" (A vida é curta demais para se preocupar com tudo Eu estou enlouquecendo, enlouquecendo, perdendo o controle). Karosfky estava perdendo o controle de sua vida e não vendo mais sentido em viver. Assim como na letra, ele estava com sentimentos represados e vendo a tristeza crescer e transbordar.
A cena mostra como devemos amar, valorizar e respeitar as pessoas, assim como ouvir suas dores e desesperos. Também faz refletir que as pessoas merecem uma segunda chance e serem perdoadas do mal que venham a fazer. Talvez a forma como elas agem é por conta de suas dores e do que tenta de todas formas esconder.
Esse foi o Aquela cena de hoje. Gostou da cena? Se tiver dicas de cenas para esse quadro não deixer de comentar tanto aqui nos comentários como no nosso Fale conosco. Até a próxima! J-J
Por: Emerson Garcia
Adorei a musica do vídeo. O resto é: "" aquela cena ""...
ResponderExcluir.
Abraço poético
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Não gosto de Glee ou de musicais, mas achei isso de tentativa de suicídio bem triste :(
ResponderExcluirAssunto extremamente importante de ser discutido.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
eu lembro muito disso, esse episódio foi tudo pra mim
ResponderExcluirdá gatilho, mas é importante demais de ser visto
beijo
A mina de fé
Oi emerson,
ResponderExcluirNunca asssiti Glee, mas a música que vc postou é linda e a interpretação é fantástica.
Beijos
Ótima análise. Parabéns. Abraço!
ResponderExcluirhttp://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Nunca vi esta série... Nunca me interessou muito, por acaso.
ResponderExcluirCláudia - eutambemtenhoumblog
Bom dia. Uma excelente quarta-feira. Boas férias Emerson.
ResponderExcluir
ResponderExcluirNossa isso de suicídio é algo bem pesado, mas muito real no mundo. Acho que é um assunto que deveria ser mais discutido.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
É verdade, respeitar o outro é uma lição que muitos não aprenderam ainda, ouvir e dar apoio muito menos. Por isso as pessoas chegam ao extremo de tentar tirar a própria vida. Abraços!
ResponderExcluir