terça-feira, 22 de junho de 2021

Aquela cena: a tentativa de suicídio de Karofsky em 'Glee'





A cena do Aquela cena de hoje é para se emocionar e tem forte apelo emocional (Aliás, o episódio em si é intenso). Trata-se de um trecho de On my way (3x14) da série Glee. A cena mistura encenação e performance musical.

Vou situar vocês: a cena em questão é a introdução do episódio e mostra o ex-jogador Karofsky sofrendo aquilo pelo que fez os outros sofrerem, principalmente ao personagem gay Kurt. A escola e seus ex colegas de time tinham acabado de descobrir a real orientação sexual de Karofsky e passaram a agir com preconceito, piadas e até mesmo pichando seu armário. As coisas para o personagem ficam difíceis e ele sofre na pele a homofobia pela qual fez Kurt sofrer, até que toma uma decisão dolorosa. Assista ao trecho:


 


Sentimos a dor de Karofsky. De um momento para outro, nossa percepção do personagem foi modificada. Se passamos à odiá-lo outrora, nesse momento em específico passamos à amá-lo. Ryan Murphy gosta muito de trabalhar a personalidade dos seus personagens e suas mudanças repentinas e drásticas e Karofsky é um bom exemplo disso. 

O personagem vê o outro lado da moeda, sofrendo exatamente o que causou à Kurt. Contudo, Kurt conseguiu se ressignificar e superar toda a dor do preconceito. O mesmo não aconteceu com Karofsky: ele não tinha o apoio da família, foi engolido pelo estigma de ser um jogador de futebol másculo, o que acabou sendo o estopim para ter seus sentimentos calados, ocasionando em sua tentativa de suicídio.

E que coragem da série de tratar da temática, em uma série adolescente, não é mesmo? A forma como o assunto foi tratado foi convincente, impactante e emocionante. Além de tratar do assunto, o episódio tratou de homofobia em uma de suas piores facetas e com as piores consequências, mostrando o perigo à sociabilidade e a saúde mental e psíquica das pessoas gays. 

A ideia do episódio foi mostrar como a atitude de Karofsky impactou não só sua vida, como de sua família e de outros colegas da escola. A tentativa de suicídio do ex jogador atingiu todos os personagens em graus diferentes. Rachel e Finn resolveram se casar mais rápido; Sue e Sebastian se tornaram pessoas boas e justas; e Will Schuester decidiu dialogar sobre o futuro de seus alunos. 

On my way foi um episódio recheado de boas estórias e momentos e com músicas ótimas. Logo no começo, Blaine interpreta Cough Syrup de Young the giant lindamente. Essa interpretação pode ser verificada no trecho selecionado. Intercalar o desespero de Karofsky e sua tentativa de suicídio com a performance tornou a música mais emocionante. Cough Syrup teve uma boa recepção na época. 

A escolha da música para a cena inicial do episódio foi congruente e acertada. A letra fala sobre a dificuldade de viver e o desespero que situações da vida podem causar. Um trecho diz o seguinte: "Life's too short to even care at all oh I'm losing my mind losing my mind losing control" (A vida é curta demais para se preocupar com tudo Eu estou enlouquecendo, enlouquecendo, perdendo o controle). Karosfky estava perdendo o controle de sua vida e não vendo mais sentido em viver. Assim como na letra, ele estava com sentimentos represados e vendo a tristeza crescer e transbordar.

A cena mostra como devemos amar, valorizar e respeitar as pessoas, assim como ouvir suas dores e desesperos. Também faz refletir que as pessoas merecem uma segunda chance e serem perdoadas do mal que venham a fazer. Talvez a forma como elas agem é por conta de suas dores e do que tenta de todas formas esconder. 

Esse foi o Aquela cena de hoje. Gostou da cena? Se tiver dicas de cenas para esse quadro não deixer de comentar tanto aqui nos comentários como no nosso Fale conosco. Até a próxima! J-J




Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Adorei a musica do vídeo. O resto é: "" aquela cena ""...
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Glee ou de musicais, mas achei isso de tentativa de suicídio bem triste :(
    Assunto extremamente importante de ser discutido.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu lembro muito disso, esse episódio foi tudo pra mim
    dá gatilho, mas é importante demais de ser visto

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. Oi emerson,
    Nunca asssiti Glee, mas a música que vc postou é linda e a interpretação é fantástica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótima análise. Parabéns. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design