Quais são os desafios para quem quer ou trabalha com HQ? É possível viver e tirar sustento de revistas em quadrinhos? A minissérie documental Vou viver de HQ da Globoplay, lançada em 23 de novembro de 2022, apresenta a história dos irmãos gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, e responde essas perguntas. Criada e dirigida por Giuliano Zanelato e Rogério Zagallo, contou com 6 episódios, de em média 30 minutos cada.
A série aborda três aspectos dos irmãos: saga de sucessos, prêmios e desafios pessoais. Com a criação da série de quadrinhos Daytripper a dupla venceu três Einser Awards - o mais importante prêmio do mercado internacional de HQs. Então, aborda-se a produção dessa revista em quadrinhos, bastidores e outros detalhes. Além disso, também conta com a apresentação do projeto da adaptação do romance Dois Irmãos (série já falada aqui no blog) em HQ.
Acompanhamos a saga tanto de trabalho como na vida dos irmãos. Técnicas de desenhos e bastidores são apresentados, assim como a relação dos irmãos entre si, amigos e familiares. É uma minissérie bem humana, que também apresenta a luta dos irmãos, os percalços na saúde que um deles enfrentou e as histórias de infância de Fábio e Gabriel, desde os primeiros traços até a decisão de apostar na carreira de quadrinistas. Gabriel Bá falou um pouco mais:
“É muito interessante poder rever a nossa história dessa maneira, relembrar situações que vivemos, lugares que visitamos. E acho que é isso que pode atrair o público. A série mostra os caminhos que nos trouxeram até aqui, pois as coisas não acontecem por um passe de mágica, da noite para o dia. O público nos vê no evento, vê nossos livros, mas não vê sempre tudo que fizemos para chegar até ali e o documentário ajuda a contar essa trajetória”.
Trajetória essa que contou com provações, furacão na intimidade, dramas, dificuldades, desafios e alegrias. A ideia foi a de mostrar que nada na vida é fácil, tudo tem um preço. Além disso, a série incentiva as pessoas a lutarem pelos próprios sonhos, objetivos e metas. Fábio Moon aconselha:
“Vale a pena, mesmo que demore, e provavelmente vai demorar mesmo. É nessa demora que as surpresas acontecem”.
Quem diria que de "fanzines" independentes, eles seriam vencedores de de prêmios internacionais e autores best-sellers, sendo reconhecidos nacional e mundialmente?!
O documentário é bem legal. Porque documenta o processo de criação e lançamento de Daytripper, numa editora grande dos EUA, e além disso, mostra os desafios e percalços na realização de sonhos. O trabalho de produção foi grandioso e durou uns três anos, mais ou menos, com bastante horas de materiais gravados. Ao final, há a informação que a história de trabalho de HQs dos irmãos não acabou, há outros caminhos pela frente. Como sugestão para a Globoplay, seria interessante se em cada temporada da série fosse aborda a história de um quadrinista brasileiro famoso. Recomendo a produção! J-J
Nossa, eu não conhecia esse documentário mas vou assistir com certeza! Acompanho muitas quadrinistas brasileiras nas redes sociais e é muito louco ver os corres da galera pra conseguir viver do próprio trabalho - esse registro a longo prazo me deixou super curiosa!
ResponderExcluirNão conhecia, mas vou levar a sugestão!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Não sou muito ligada com HQ, mas fica a dica para quem gosta Emerson.
ResponderExcluirDesejo um feliz 2024!
O ano começou e eu preciso da sua participação na Pesquisa de Público no meu blog.
Big Beijos,
Lulu
Ah, que legal, vou tentar ver. Sempre tive interesse em todos os tipos de arte e na trajetória dos artistas, então, tem tudo a ver comigo.
ResponderExcluirBeijo
Que série maravilhosa, adorei demais essa dica
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Interessante a proposta da série, principalmente como escritora gosto de ver o caminho dos colegas de profissão pra ter aquela motivação extra e não desistir. Gostei da dica!
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.apk snaptube
ResponderExcluirNão conhecia esse documentário, de uma qualidade tamanha🙂
ResponderExcluirImagino que seja uma série muito interessante de ver
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Poema: “ Amor livre e consciente “
.
Muito bom o documentário ainda não conhecia abraços.
ResponderExcluirÈ sempre bom acreditar nos sonhos mesmo que eles nos pareçam impossíveis!
ResponderExcluirAinda não conhecia!
ResponderExcluir