terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Dom do olhar: ensaios sobre a prematuridade

 

Ensaios fotográficos sobre a prematuridade e new borns (recém-nascidos) tem feito enorme sucesso na atualidade. A prática de tirar fotos de bebês, mensalmente, o que vem a ser o mesversário, também tem sido bem comuns. Registrar momentos dos pequeninos é um gesto de fofura, amor, carinho, ternura e cuidado, ainda mais quando se trata de bebês prematuros. 

Nascidos antes das 37 semanas de gestação (o período ideal é entre 38 e 42 semanas), eles necessitam de uma série de cuidados especiais, a fim de estimular o desenvolvimento. Os ensaios fotográficos de prematuros são realizados com sensibilidade, dissipando a apreensão diária dos riscos do nascimento antes dos 9 meses. 

Não há como não ficar comovido e inspirado com esses ensaios. São momentos que ficam para sempre guardados na memória e que trazem um acalento para o bebê e sua família, que pode se desenvolver melhor. 

Esse ano, durante o mês de novembro, os fotógrafos Alessandra Moraes, Marcos Bontempo e Ricardo Khalil registraram fotografias de bebês prematuros do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), uma região satélite do Distrito Federal. O projeto foi intitulado de Um mergulho na unidade neonatal do HRC. 



Esses serezinhos são guerreiros e lutam pela vida diariamente, com bravura, força e empenho. Por isso, em muitas dessas fotos, eles aparecem vestidinhos de super heróis, pois possuem o superpoder de lutar pela vida. Eles também surgem vestidos com a cor roxa, representando o mês da Consciência Prematura, o Novembro roxo/lilás

Os ensaios sobre a Consciência Prematura tem o objetivo de gerar aprofundamento da prematuridade, conhecer os desafios, lutas, incertezas diante da nova vida e as vitórias dessas famílias. Não deixa de ser uma vitória, não é?! A vitória pela vida. 

Nessas fotos, a criatividade rola solta. Os bebês são vestidos, também, de bichinhos, em ambientes na selva, no fundo do mar, entre outros. O alerta de fofura sempre vive dando sinais.



O trabalho de produção dessas imagens é fabuloso. Há maquiagem, fantasias, preparação de ambientes, roupinhas e letras confeccionadas pela própria equipe de hospitais e fotógrafos. A escolha pela cor rox/lilás não é à toa: ela representa a sensibilidade e individualidade, características da prematuridade. A ideia é proporcionar leveza, descontração e suporte às famílias.  

Realmente é preciso Dom do olhar e sensibilidade para registrar essas fotos cheias de ternura e amor. Parabéns para esse trabalho! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Nossa, que fotos fortes! Eu fiquei com um pouco de dó dos bebês. Eles parecem tão frágeis!
    Feliz ano novo para você, com muita saúde, paz e sucesso! Abraço!

    Samuel
    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  2. A luta pela vida logo à nascença.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Que giro o ensaio, apesar de tudo.

    Bom ano

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse trabalho, sensibilidade e amor em forma de fotografia.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Emerson
    Lindas fotos, cheia de amor e ternura, os bebês são maravilhosos. Obrigada pela observação sobre o ano de 2024, fiz um conserto lá, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde:- Publicação sublime que muito me agradou ver e ler. Grato pela partilha
    .
    Feliz Ano de 2024 para si e família.
    .
    Poema: “ Amar tem o brilho das estrelas “
    .

    ResponderExcluir
  7. Que trabalho notável! Realmente são momentos que deverão ser recordados... mas ainda não consegui formar opinião se fosse comigo... se optaria por alguma sessão fotográfica ainda dentro da incubadora para algum filho meu... acho que contrataria os fotógrafos para fazer sessão apenas fora delas, quando a criança tivesse autorização para sair!...
    Um grande abraço! Feliz 2024, Emerson!
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design