sábado, 18 de março de 2023

Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' - Rockabilly


Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco da história do estilo musical Rockabilly.

Rockabilly surgiu no sul dos Estados Unidos no começo da década de 1950. É uma mistura da música country com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll "clássico". O termo é uma junção das palavras rock e hillbilly (uma referência à música country que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50). Uma banda típica de rockabilly inclui geralmente um cantor, uma guitarra elétrica, uma bateria (muitas vezes reduzida a uma caixa, um bumbo e um prato) e um contrabaixo executando um slapback e/ou às vezes um pizzicato. 

Podem ser citados como principais expoentes do estilo: Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette. As letras geralmente se referem aos temas recorrentes da cultura popular americana na década de 1950, como o automóvel ou os relacionamentos românticos. 

As roupas refletiam o estilo dos músicos da época: calças, camisetas coloridas, casacos com a gola levantada, um sapato em particular usado na década de 1950 chamado brothel creeper. Além dos jeans da Levi (501 ou 505) e outros itens casuais, como camisetas e jaquetas de motocicletas, fazem parte do guarda-roupa. Em relação às roupas, o rockabilly tinha muitos elementos em comum com outros movimentos da época, como os Greasers, os Teddy Boys e os Rockers. Todos tinham paixão por carros clássicos americanos, como Cadillacs e motocicletas britânicas. 

Para Barbara Pittman o Rockabilly era na verdade, um insulto para os roqueiros do Sul naquela época. Ao longo dos anos ele pegou um pouco de dignidade. Era a sua maneira de nos chamar de 'hillbillies (caipiras)'. Um dos primeiros usos escritos do termo "rockabilly" foi feito em 23 de junho de 1956, em uma resenha da Billboard para Rock Town Rock de Ruckus Tyler. Três semanas antes, o rockabilly foi usado em um press release de Be-Bop-A-Lula de Gene Vincent.


Agora fiquem com algumas músicas que representam este estilo musical.


Carl Perkins - Blue Suede Shoes




Elvis Presley - Jailhouse rock




Bill Haley & his Comets - Rock around the clock




Jerry Lee Lewis - Great balls of fire




Buddy Holly - That'll be the day




Chuck Berry - Johnny B. Goode




Little Richard - Tutti Frutti






Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

10 comentários :

  1. É ir lendo o texto e visualizando na mente as danças cheias de movimentos, moça sendo jogada pra trás e depois puxada pra frente, passos pra esquerda, pra direita, moça sendo puxada sob as pernas e o escambau, rsrs. Mas como esta fase foi marcante! rsrs.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Belos vídeos que muito gostei. Recordar é viver
    .
    FELIZ DOMINGO …
    .

    ResponderExcluir
  3. Que post fantástico!!! Uma selecção de videos formidável... com os primórdios do rock and roll...
    Nenhum dos temas é da minha geração... mas foram bastante ouvidos na minha juventude, pois de certa forma vieram abrir caminho para a boa música dos anos 80 e 90, que sempre foram mais a minha praia...
    Parabéns, pelo excelente trabalho de pesquisa!
    Um grande abraço! Feliz domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Creio que alguns dos meus comentários de hoje se perderam pelo caminho... ou terão ido para Spam... de vez em quando, há dias assim!... :-(
    Um grande abraço! Continuação de um óptimo domingo para ambos!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro as danças desse estilo, são tão divertidas
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    não conhecia esse estilo de música Rockabilly .

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto deste estilo de música e da dança tb! 💃 Mas não sabia que tinha este nome:rockabilly. 😘Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou absoluta fã de rockabilly. Mesmo. É um dos estilos mais marcantes de sempre da música internacional. Não é só sobre música, é todo um movimento social criado à volta da música, o direito a ser genuíno e criativo a par do direito a ascender pela via musical a muitos jovens sem grandes posses económicas.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Grandes sons! :)

    Bom dia

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design