sexta-feira, 17 de março de 2023

12 momentos marcantes, nostálgicos e surpreendentes de 'Castelo Rá-Tim-Bum: Reencontro'



No dia 25 de fevereiro foi ao ar pela TV Cultura com o apoio de Oreo, marca da Mondelēz International, o especial Castelo Rá-Tim-Bum: Reencontro, que teve duração de aproximadamete 1 hora, após 26 anos do final do programa na TV brasileira

Foi construído uma réplica fidedigna do castelo, com objetos e aposentos e um palco com plateia na famosa Biblioteca do Gato Pintado. O episódio foi dirigido e apresentado pelo grande criador da série Cao Hamburguer. O Gato também ajudou a apresentar o especial, ao lado de personagens queridos como Nino (Cássio Scapin), Zequinha (Fred Állan), Biba (Cintya Raquel) e a Feiticeira Morgana (Rosi Campos). Além desses personagens que marcaram presença, outros 14 também, para abrilhantar esse reencontro que realmente foi inesquecível! 

O especial já está disponível na internet, no canal do Youtube da marca @OreoReceitasBrincantes.  A TV Cultura, por sua vez, divulgou um vídeo de bastidores do programa. Acompanhe abaixo:




O diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil, Felipe Pedrolli, disse o seguinte sobre o especial:

“Ficamos muito felizes de ajudar a realizar esse reencontro memorável.  Sabemos a importância que Castelo Rá-Tim-Bum tem para centenas de milhares de pessoas e famílias. É uma honra poder fazer parte desse sentimento mágico e nostálgico que só esses personagens conseguem despertar."


Já Eneas Pereira, vice-presidente executivo da emissora e responsável pela programação, ressaltou:

“Trata-se de uma parceria extremamente feliz. Em breve o Castelo completará 30 anos do seu lançamento e essa iniciativa, além de homenagear os intérpretes e criadores, inicia uma série de comemorações em relação a esse que é um dos maiores sucessos da emissora.”


A ideia dessa reunião de reencontro com toda a equipe do Castelo existia já há algum tempo. De fato, esse foi um dos programas infantis de maior sucesso da TV brasileira. Quando a Oreo lançou uma campanha publicitária com alguns atores do projeto ano passado percebeu o frisson causado nos fãs da série. A Oreo queria resgatar o espírito brincante no público e se juntou ao Castelo Rá-Tim-Bum... Foi o match perfeito! A nostalgia tomou conta das pessoas e a repercussão nas redes sociais foi tamanha. Foi dessa forma que esse especial surgiu. 

Castelo Rá-Tim-Bum: Reencontro foi um programa e tanto! Agora, veja 12 momentos marcantes, nostálgicos e surpreendentes desse especial! 


1- A reconstituição do Castelo foi bastante fiel


Quando vi toda a caracterização e construção do Castelo, fui remetido diretamente para minha infância. Tudo está reconstruído de forma fiel... O porteiro, relógio, o hall de entrada, a árvore da Celeste, a escada que dá acesso ao quarto de Morgana, a biblioteca... Que nostalgia! Até mesmo os fantoches dos personagens - cobra Celeste, Gato Pintado, Mau, Godofredo e muitos outros - estão fidedignos! 


2- Em todo instante, somos surpreendidos com presenças ilustres do Castelo



Esse especial é para quem tem o coração forte, pois à todo minuto somos surpreendidos com presenças ilustres do Castelo, como atores, produtores, personagens, intérpretes, dubladores, músicos e por aí vai... As surpresas estão condensadas em toda uma hora do programa. Elas não foram concentradas só no início, meio ou no final. Até mesmo atores que não puderam estar presencialmente, participaram por videoconferência. Fui surpreendido em ver que os atores envelheceram, mas tem a mesma essência de antes. 


3- Há muitas descobertas dos bastidores


Conhecemos, em riqueza de detalhes, as ideias por trás dos cenários e vozes, improvisos, brincadeiras no set de filmagens e até perrengues para tirar maquiagens. Fui surpreendido, por exemplo, por saber como a Cobra Celeste foi criada e a concepção para criar sua voz e trejeitos. Além disso, por saber que as crianças saíam da escola para gravar e passava o dia inteiro no estúdio. Ou, então, o perrengue do Etevaldo e Caipora de não conseguir tirar a maquiagem. O intérprete de Etevaldo ficava o dia todo com manchas rosas pink pelo corpo, enquanto a de Caipora com manchas escarlates. 


4- Descobertas de manias de Cao Hamburguer


O criador e diretor da série, Cao Hamburguer, tinha a mania de esfregar a cabeça na hora de alterar o roteiro na base do improviso e foi muito interessante quando Cassio Scapin e o próprio Cao relembraram isso. 


5- Homenagens em memórias dos atores/personagens que já partiram


O especial reservou belos momentos, como as homenagens aos atores que já partiram, como Etevaldo (Vagner Belo), Dr. Victor (Sérgio Mamberti), Mau e Porteiro (Cláudio Chakmati) e Flap (Gérson de Abreu). Lindas palavras foram ditas sobre eles e o momento em que Carlos Mamberti entra no palco, caracterizado como o tio de Nino e patriarca do Castelo Rá-Tim-Bum foi de arrancar lágrimas! Não teve um presente no especial que não tenha esboçado emoção e não deixou uma lágrima cair nesse instante. Até eu assistindo fiquei muito emocionado e triste! 

Carlos ficou muito idêntico ao seu pai e satisfeito por interpretar esse personagem 30 anos depois. Ao caracterizar-se como Dr. Victor, ele mandou a foto para os irmãos que se surpreenderam e disseram: "Tá parecido"


6- Conhecemos a origem de alguns personagens 


Foi muito interessante saber que o personagem Nino foi inspirado no Mickey, o Dr. Victor no Frankstein, que a Caipora surgiu com o intuito de homenagear o folclore brasileiro e que a bruxa Morgana não foi criada para assustar ninguém e esteve presente em todos os acontecimentos históricos mundiais e por isso podia contar histórias de todos eles com propriedade.  


7- A revelação da ideia do programa


Cao gostaria de fugir do estereótipo de castelo de contos de fadas, o castelo de bruxa. Ele queria fazer alguma coisa misteriosa, mas também alegre. Como ele mesmo disse em entrevista: "Uma reserva humanista no meio de uma cidade violenta e cinza"

Queria também contar uma história com começo, meio e fim, mas com muitos quadros educativos e lúdicos permeando. Um desafio! Rosi Campos ainda complementou dizendo que o Castelo possui uma narrativa lúdica, que ajuda os pequenos no aprendizado de forma agradável no decorrer dos períodos. Ela disse o seguinte: “A maneira como a gente ensina no Castelo é muito divertida. E você falar de um mesmo assunto de várias maneiras diferentes enriquece muito uma aula.”


8- A importância da representatividade negra em um programa



Foi muito legal saber como os atores negros foram escolhidos no elenco da série e a importância que os produtores deram para a representatividade negra. Durante o especial Cintya Rachel (Biba) e Eduardo Silva (Bongô) mencionaram a importância de serem atores negros e atuarem na TV, em um programa infantojuvenil, na época. O elenco da trama era bem pequeno e o fato de possuir 4 atores negros foi algo inovador. Eduardo ressaltou "Você era referência de negro que não era escravo nem bandido, isso me emociona muito.” 


9- Curiosidades dos atores e personagens


Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) era o personagem mais odiado do especial e ele conta histórias muito curiosas, como a de que seus colegas de elenco recebiam cartas dos fãs e ele não, até que recebeu uma carta de um fã garoto que disse que queria ser seu filho e "que quando ele comprasse o Castelo, que desse pra ele". Foi bem divertido esse relato!

Também há histórias ditas por Angela Dip (Penélope) e Ciça Meirelles (Patativa) de fãs que resolveram seguir a profissão de repórter por conta da personagem Penélope ou fazer um curso de música por conta das passarinhas do quadro Que som é esse?. E como se esquecer do relato de Rosi Campos e sua escolha de interpretar a bruxa Morgana? 

Aliás, essa foi a primeira personagem criada e a primeira escolhida! Descobri também que Sérgio Mambertif oi o primeiro ator escolhido para o projeto. Ele adorou, e deu muita força por ser um ator veterano do teatro e televisão, trazendo toda sua bagagem e prestígio. Cao Hamburger disse: "Ele ganhou muita coisa com o Castelo, e o Castelo ganhou muito com ele"

As curiosidades sobre Tíbio e Perônio (Flávio de Souza e Henrique Stroeter) para mim foram as mais surpreendentes! Nunca imaginei que a dupla não era de gêmeos, mas de atores que nem irmãos eram e pareciam que eram, pois adquiriram o artifício de um fazer as ações e gestos e o outro interpretar! 

Patrícia Gaspar revelou o que fez para criar e interpretar a Caipora. Ela tinha o receio de não saber como fazer, por ser um ser místico e mítico, mas foi criando trejeitos, performances e falas. 


10- Os momentos musicais foram lúdicos e nostálgicos!


A música foi algo bem marcante no programa e foi muito legal os produtores musicais falando como foi o conceito da trilha sonora de abertura e tocando velhos clássicos ao vivo, como a música do Ratinho Limpinho. 


11- O significado de alguns quadros 


Que legal conhecer mais à fundo o significado de alguns quadros do programa! Que som é esse? foi criado com o intuito de apresentar o som de instrumentos musicais e as Patativas revelaram que elas se movimentavam corporalmente de acordo com o som dos instrumentos. Também falaram do desafio de entrar dentro de um ovo! As fadas Lana e Lara, Fabiana Prado e Teresa Athayde, disseram que o quadro Lustre do Castelo foi criado especificamente para bebês e dialogava, e muito bem, com a primeira infância! 


12- A participação dos intérpretes de bonecos


Momentos altos e marcantes do especial! Não poderia faltar a presença dos manipuladores dos bonecos que circulavama pelo castelo. Foi ótimo ver quem dava voz e gesto para Celeste/Godofredo (Alvaro Petersen), Gato Pintado/Relógio/Fura-Bolos (Fernando Gomes) e Mau (Enrico Verta). Eles falaram do desafio de criar personagens inanimados, de imprimir vozes e trejeitos. Além disso, falaram dos bastidores por trás de tudo. 

Enrico Verta não era o marionetista original de Mau, já que seu intérprete original - Cláudio Chakmati - que também fazia o Porteiro faleceu em 1997. Mas foi ótimo perceber que ele interpretou muito bem e trouxe a essência do boneco. Suas caras e bocas ao interpretá-lo foi impagável! Alvaro Petersen não interpretou a Cobra Celeste desde o início. Ele pegou essa interpretação de Fernando Gomes, que já estava com muitos outros personagens para manipular. 


Esses foram 12 momentos marcantes, nostálgicos e surpreendentes desse programa (Claro que tiveram muitos outros!). Não puderam participar Marcelo Tas (TeleKid) e Luciano Amaral (Pedro). Com certeza, se tivessem participado os momentos seriam mais incríveis ainda! 

O fato é que esse especial foi um abraço na infância brasileira. A plateia, que com certeza foi formada por adultos que eram crianças na época de exibição, vibrou a cada instante. Aliás, há um diálogo com curiosos e adultos que possuem um carinho afetivo e nostálgico com o seriado. Afinal, qual foi a  criança dos anos 90 e 2000/2010 que não se lembra de um dos quadros do programa com boa memória?! Se você ainda não assistiu o especial, mas tem vontade, vá com o coração aberto e com a memória afetiva ativa, porque com certeza você terá uma sensação plena de que foi feliz assistindo e ainda será revendo! J-J




Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana.
    Emerson, confesso que não acompanhei muito.
    Luiz Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Uma bela publicação de homenagem que muito elogio.
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .
    Poema: “” Caminhar na vida é vento de nostalgia ””…
    .

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a postagem. Nostalgia deste tempo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson!
    Esqueci de assistir ao programa!!!!!!
    Eu amava quando criança, tenho até os episódios em VHS kkkkkkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson, que nostálgico!
    Muito bom relembrar esse programa que com certeza marcou a infância de muitos de nós.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o programa, mas foi uma bela homenagem e reconhecimento de um programa tão marcante, para tanta gente...
    Há programas e séries que nos acompanham para sempre, pois fizeram parte de alturas muito especiais da nossas vidas!
    Gostei imenso do post! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design