quinta-feira, 23 de março de 2023

Quinta de série: Zig Zag Arena

Pode conter spoilers!


"Nunca pare de brincar!". Esse é o slogan do game show Zig Zag Arena que foi ao ar nas tardes da Rede Globo entre 03 de outubro e 19 de dezembro de 2021. Apresentado pela jornalista Fernanda Gentil, foi criado por Boninho, sob a direção geral e artística de Raoni Carneiro. O programa contou com os narradores Everaldo Marques, Hortência Marcari e Marco Luque. 11 episódios foram exibidos, de um total de 18, isso porque o programa acabou sendo cancelado. Cada episódio possuiu a duração de cerca de 61 minutos

O programa funcionava como uma gincana, onde a cada domingo duas equipes de anônimos ou famosos se enfrentavam, em busca de uma maleta com cerca de R$ 20 mil. O cenário se parecia com um tabuleiro gigante de pinball, onde os participantes protagonizavam jogos inspirados em brincadeiras de rua nostálgicas, como pique-bandeira, cabo de guerra, corrida de saco, polícia e ladrão, queimado, entre outras. A arena era cheia de obstáculos e desafios. A competição era apresentada pela jornalista esportiva Fernanda Gentil; com os comentários dos lances das partidas da grande fera do basquete Hortência e do comediante Marco Luque; e narração dos jogos de Eraldo Marques. 


O programa possui o formato original da Globo e tinha sido idealizado para competir diretamente com o Passa ou Repassa do Domingo Legal do SBT. O cenário com 1500m² foi inspirado no estilo dos anos 80 e nos fliperamas. Automatizado e colorido, contou com 16 camas elásticas, escorregas e outros elementos, dividios em três áreas, que compreendem cada uma das três fases do jogo. 


Fases


A competição foi dividida em uma pré-fase e três fases: Mini game, Pique-pega, Mega Ball e Tudo ou Nada. Cada uma com regras específicas e com sua própria maneira de jogar. Em cada jogo, os juízes profissionais orientam os times e fiscalizam as regras do jogo e sinalizam faltas. As provas são narradas pelos cabinners (comentadores e narrador do programa). No final de cada episódio, a equipe que acumula mais pontos é a grande vencedora e leva o prêmio em dinheiro. Conheça cada uma das provas agora:

Mini game: é o desafio inicial do game, quando os jogadores se enfrentam em um jogo definido pela roleta. São eles: esqui coletivo, corrida do saco e canaleta com obstáculos. O grupo vencedor, tem o direito de escolher a posição no pique-pega, além de pontuar no placar. 

Pique-pega: uma brincadeira onde os competidores se dividiam entre pegadores e fugitivos. Relembrava o nostálgico pique-bandeira, que consisita em pegar bandeiras espalhadas pelo cenário, onde os pegadores precisavam pegar os adversários fugitivos. O diferencial está na dinâmica: os fugitivos utilizam coletes luminosos e os pegadores devem puxar a corda. Acionada, o fugitivo deve ir para uma sala e esperar o companheiro até voltar no jogo. O circuito também possui campos específicos com imunidade e um túnel, onde o fugitivo não podia ser pego por alguns segundos. Aquele que ficar até o final, ganhava a prova. 

Mega Ball: era uma mistura de vários esportes com bola (futebol, queimado e basquete). O campo era formado por camas elásticas. Os jogadores deveriam acertar a bola no gol ou no garrafão (cesta). Havia também a megabola (marcada com led vermelho e de cor diferente) que valia bem mais pontos. 

Tudo ou Nada: ocorria em uma estrutura em um labirinto e escorregadores. Nessa última prova, voltava a ser disputado o pique-pega com as mesmas regras, mas o cenário era um prédio de três andares com vários circuitos. A equipe que ficava com mais pessoas em jogo ganhava e era consagrada vencedora do programa.


Por trás do jogo, Show do intervalo e comentários dos narradores 



A competição misturava brincadeiras infantis nostálgicas e esporte e, por isso, tinha vários elementos que relembram o campo esportivo. No Por trás do jogo, mostrava-se os competidores criando estratégias para competir, além de bastidores que aconteciam entre uma prova e outra ou durante o intervalo. A câmera global não deixava nada passar. 

O Show do intervalo lembra muito os intervalos dos jogos de futebol, quando os narradores comentam os principais lances e fatos daquele primeiro tempo. No ZZA ocorria o mesmo: Luque, Hortência e Eraldo comentavam os principais lances do primeiro tempo, com bons insides e humor. Havia até análise tática do jogo e análise dos movimentos dos jogadores. Algo bem esportivo mesmo! 

Havia também o momento zig (que tinha a ver com algum momento zicado ou movimento errado dos jogadores) e o zag (que era aquela jogada de mestre). Como se esquecer também quando Eraldo dizia que determinado jogador era "Ridículo" devido um lance em campo?! Havia o momento fantasma e nonsense, que era uma jogada ou algum momento inexplicável em campo. 


Times


Duas eram as cores dos times que se enfrentavam: ciano e rosa. A equipe era formada por anônimos e famosos que eram criativos na escolha do nome da equipe e até mesmo com a música-tema, quando ela entrava. Distraídos Venceremos, Ventania, Gariocas, Mariscou, Alta Pressão e Taqui Emoção foram alguns dos nomes bem criativos do programa. 

Participaram da competição, por exemplo: Sasha, Dilsinho, Bruno de Luca, Joaquim Lopes, Naiara Azevedo, Xand Avião, Jenifer Nascimento, Jéssica Ellen, Thiago Abravanel, Mariana Santos, Lexa e Felipe Araújo. 

O legal é que o programa trouxe para jogar profissionais importantes, como médicos, enfermeiros, garis, jornalistas, esportistas, cantores e comediantes, promovendo a importância de toda essa gente. 



Audiência e Recepção

Desde sua estreia, o programa não obteve bons índices de audiência. De 10 pontos, foi descendo para 8 e 6 pontos, chegando a alcançar o 4º lugar no Ibope, ficando atrás do SBT, RecordTV e Band. ZZA não agradou o público, que desaprovou a apresentação de Gentil, as provas confusas e as regras inexplicáveis do programa. Além disso, os telespectadores criticaram a narração dos narradores, que falavam ensandecidamente. 

Cancelamento

A baixa audiência, ocasionou no cancelamento do game show. Na semana seguinte após o descontinuamento do Zig Zag, a exibição do filme King Kong, na sessão Campeões de Bilheteria, conseguiu o dobro de audiência comum do game show. 

Zig Zag saiu do ar após dois meses de sua estreia, se tornando um grande fracasso e equívoco do entretenimento do canal. O fracasso foi tão grande, que a Globo antecipou o fim do programa, deixando de exibir 7 programas que já haviam sido gravados. 

Esse cancelamento demonstrou que os criadores da Globo são incompatíveis com game shows, já que a Casa acumula uma série de programas de entretenimento que não deram certo, tais como: Tomara que Caia, Adnight, Divertics, Lazinho com você, Os melhores anos das nossas vidas e Simples assim.  


Crítica


O game show prova que não adianta nada ter uma direção incrível, um cenário grandioso, uma ideia inovadora, grandes artistas e famosos, se a execução de tudo isso não funciona. O programa hospedou provas confusas, uma apresentação exagerada e totalmente perdida de Fernanda Gentil e comentários desnecessários dos comentaristas. 

Apesar de ser um modelo "novíssimo" e criativo, o programa não funcionou a maior parte do tempo. As regras do game são incompreensíveis, mesmo que a emissora tenha feito inserções no jogo para explicar o regulamento. 

Um game de qualidade é aquele em que o espectador joga junto, participa, interage, ao passo que torce por quem está lá. O programa até tenta isso, mas sem sucesso. ZZA não leva o público, em nenhum momento, para dentro da disputa. Como torcer para algum time, se você não entende o que está acontecendo? Isso, se deve as regras confusas, mas também o cenário suntuoso, escuro e confuso (A pirotecnia aqui não funcionou na prática!). O Passa ou Repassa ainda é um sucesso por quê quem assiste tenta responder, participa e se diverte com os erros alheios e brinca junto. 

Um programa de TV, deve envolver e entreter quem está no sofá, mas a sensação é que quem estava no estúdio estava se divertindo bem mais de quem estava em casa. Fernanda Gentil se esforçou para apresentar o programa, mas nem parecia que era apresentado por ela. Everaldo Marques se saiu bem, mesmo que sua empolgação não tenha, de fato, contagiado o espectador. Hortência incorporou o papel de comentarista séria, o que foi até engraçado. Que inusitado foi ver uma cestinha da seleção brasileira falar com tanta seriedade de um campeonato de pique-pega! Marco Luque, por sua vez, acrescentou pouco. 

Mesmo que o ZZA convide o público a resgatar brincadeiras de infância, não entrega com inteireza este resgate à quem assiste. Até que os participantes se divertiram jogando, mas quem assistiu pode não ter visto a menor graça. Pra que gastar rios de dinheiro com estruturas e leds, se não houve uma preocupação com a essência do programa?! Em meio a luzes, detalhes impressionantes e com tantos estímulos, para onde focar a atenção?

É certo que tem alguns momentos bem humorados, como comentários e tombos dos participantes, mas o público esperou bem mais do que viu em tela. Não recomendo esse programa! J-J 



Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Mais uma interessante publicação. O meu elogio. Que o ser humano nunca pare de brincar
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas achei interessante.
    Adoro que você sempre trás novidades pra nós :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que um dia teve um programa assim na Globo. No momento não assisto muita televisão.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti. A idéia era boa .Mas não foi bem aceito

    ResponderExcluir
  5. Que post tão completo e tão bem escrito!
    Parabéns pela descrição. Quase que fiquei conhecendo o programa.
    Adorei os vídeos.
    Bom outono. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti ao programa, nunca me interessou, apenas passei por ele rapidamente, mas concordo com o que você falou: programa de game bom é aquele que, em casa, jogamos junto!

    ResponderExcluir
  7. De uma coisa eu sei: mesmo obras excelentes foram rejeitadas e só vieram a ser aceitas muitos anos depois. E hoje a TV concorre com vários outros meios de entretenimento. C'est la vie! rsrs.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Um grande post, Emerson!
    Realmente o ser humano não deve parar de brincar.
    Obrigada pela partilha!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Emerson
    Não conhecia esse programa, gostei do slogan: "nunca pare de brincar", é verdade, brincar faz um bem enorme, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Nunca gostei desse programa era muito chato.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design