quarta-feira, 19 de outubro de 2022

O ar diferenciado das eleições em 2022 e o que sempre é igual mas merece ser mencionado

2022 é ano eleitoral. As eleições e as campanhas esse ano tem tido um ar diferente e único com relação aos outros anos. As plataformas, meios e estratégias tem sido mais elaborados. O fato é que não se vence as eleições sem criatividade, inovação e um "Q" à mais. Claro que ter cifras ($) também é de suma importância. Em meio ao ar diferenciado que as eleições desse ano proporciona, também há aquelas questões políticas que o povo está careca de saber, mas que vale a pena mencionar sempre. 

O que as eleições de 2022 tem mostrado que cada vez mais a popularização dos políticos nas redes sociais tem se tornado mais evidente. Se um político quiser ganhar uma eleição, deve possuir perfis no Instagram, Twitter, Facebook e, até mesmo, TikTok. É só lembrarmos que a vitória de Jair Bolsonaro e Barack Obama, por exemplo, deveram-se as suas presenças nas redes sociais. E não basta estar presente nessas redes sociais, tem que saber utilizá-las! Instagram, utilize para gravar reels e criar posts no feed, de uma forma que se aproxime do seu eleitor; Twitter, para informar sobre sua agenda política e emitir opiniões sobre os mais diferentes assuntos; Facebook, se aproxime dos seus eleitores, como se fossem seus amigos; e, no TikTok, seja aquele político sério, mas perto da população e descontraído.

Aproximar-se da população e ser um político popular é mais que comer pastel ou tomar caldo de cana na feirinha da cidade. Isso fica na esfera do comum! O político deve ser mais popular que isso. Nas eleições desse ano observei que políticos fizeram dancinhas populares  e colocaram no Instagram e no TikTok. Teve até Lula se aproximando dos jovens, com aquele óculos lacrador espelhado vermelho, dando uma de jovenzinho... Eles aproveitaram esse "boom" viral, para estarem na boca do povo e fazerem sucesso. Mas assistir esses vídeos dançantes e virais não foi algo que curti muito. Imagina, por exemplo, Flávia Arruda dando uma de sexy e dançando funk? Ou, Rodrigo Rollemberg, tentando quebrar o quadril, todo duro?! Confesso que era preferível ter ido assistir ao filme do Pelé!


Outra boa utilização da tecnologia, foi a utilização dos destaques do Insta com a colocação dos números dos candidatos. Vi muito isso também. Tem sido uma forma de utilizar as ferramentas e a tecnologia para se eleger. Fica marcado nos destaques e é uma maneira de ajudar a decorar os números. 




Em tempos eleitorais, a colinha se tornou um recurso bastante utilizado. Como decorar os números dos seus candidatos e não errar na hora da votação? Levar os números anotados, você diria! Mas, por que não utilizar macetes para decorar os números dos políticos?! "Eu vou votar no candidato em que o número dele é o ano da constituição". Logo, viria na sua mente: 1988! "Votarei no candidato em que seu número é o da sorte. Voto 13". "Votarei nos dois patinhos na lagoa. Voto 22". "Qual é o salmo que fala na Bíblia sobre a união?" E logo vem a resposta: Salmo 133! "Então vou votar na senadora que promove a união entre as pessoas!""Votarei na candidata que seu número é duas vezes o número de componentes da ceia (Discípulos mais Jesus) mais o número 1. Ou seja, votarei na candidata 13131!". "Votarei no candidato do número dos braços e pernas mais a Trindade, no 43!". Essa seria uma colinha poderosa, que não necessitaria de papel, somente de sua mente e de seu raciocínio lógico!  

SÓ PRA CONTEXTUALIZAR E POLEMIZAR: No próximo dia 30 de outubro, você votará no candidado dos dois patinhos na lagoa ou no número da sorte?! Não é válido me apedrejar, porque não coloquei nome de ninguém, muito menos estou indicando voto, beleza?! HAHAHA



Mesmo com tanta inovação, algumas coisas na política permanecem as mesmas e merecem ser mencionadas! Seguem:

1- Lembre-se sempre da importância de votar! No próximo dia 30, a autoridade estará contigo! Você é o responsável pelo futuro do Brasil pelos próximos 4 anos! 

2- Você pode votar em quem quiser, contanto que respeite o voto do próximo e não aja com violência com ninguém por conta de suas escolhas políticas. Isso é democracia e respeito!

3- Não vote nulo e/ou branco. Você gastará tempo e esforço para sair para votar, e não vai votar em ninguém? Isso não faz sentido! Seu voto tem valor e você não vai querer jogá-lo no lixo, não é mesmo?! Além do mais, votando assim, fortalecerá o lado que talvez não simpatize muito menos queira no poder!

4- As cores do Brasil são todas! Eu disse TODAS! Se você usar vermelho, não significa que é petista. Se usar verde e amarelo, não significa que é bolsonarista! Vamos acabar com essa palhaçada de uma vez por todas que não se pode votar de vermelho ou com a camisa do Brasil. Que eu saiba, quem vota em Lula e quem vota em Bolsonaro é brasileiro da mesma forma, e ponto final!

5- Essa é para os panfleteiros e trabalhadores dos políticos! Por que sujar as ruas e jogar panfletos inadvertidamente pelo caminho?! Além de sujar a cidade, ainda é um perigo as pessoas escorregarem com tantos papeis espalhados. Você não é Silvio Santos para, no dia das eleições, jogar um monte de papel para o alto como se fossem cartas dos telespectadores! Cada um já sabe (Ou pelo menos finge que sabe) em quem vai votar, então vamos usar o bom senso, beleza?! As ruas não são pistas de esquis eleitorais para as pessoas escorregarem!


Enfim, essas eleições tem sido bem diferentes, mas a essência permanece igual. Que sejamos seres políticos a cada dia, que se importa com a política e que exerce a cidadania. Boa votação a todos no dia 30! J-J


Por: Emerson Garcia
Colaboração: Marilza Luciano

13 comentários :

  1. Mais uma super publicação que me fascinou ler.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Estas eleições estão mesmo "on fire"
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post. Acho que hoje em dia é fundamental essa presença online e também dá para alcançar o público mais jovem, só não dá para tentar se encaixar demais e ter uma postura muito informal.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. uma boa informação para refletir~
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É interessante observar como os políticos estão se comportando nas mídias sociais. Bacana a sua abordagem!

    ResponderExcluir
  7. Devemos observar bem cada candidato, analizar bem as propostas, entrevistas e debates, está facil saber qual será o melhor para governar o país.
    Excelente análise, Emerson!
    Saúde e paz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Os políticos vão aonde o povo está, por isso partiram para as redes sociais. A prefeita da minha cidade era jornalista, então tem uma super presença nas redes sociais. Tem gente que chama ela de blogueirinha, mas acho importante acompanhar o que ela está fazendo.
    Devemos prestar atenção no que os políticos dizem e fazem, antes e depois das eleições.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. A eleição atual é uma luta nas redes sociais .

    ResponderExcluir
  10. Uma fantástica análise sobre o processo eleitoral... e que por aí, aconteceu em dose dupla...
    Excelente abordagem do tema, como sempre!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design