quarta-feira, 12 de outubro de 2022

5Q: Mudança de hábito

 Pode conter spoilers!






Moral

 Não devemos julgar as pessoas pela aparência. Precisamos observar os fatos, olhar sempre o lado bom e positivo da pessoa ou situação e crer que nem tudo está perdido. Pode se fazer uma bela limonada com um limão que aparece em nossa caminhada. 

Cena boa

Tenho três cenas preferidas. A primeira, quando a Dolores apresentou o coral. Ela fez com que pessoas que não cantavam nada, desafinadas, de baixa auto estima, mostrassem que tinham valor. Eu achei muito emocionante essa primeira apresentação. A própria Dolores se emocionou e o padre também. A segunda, quando as freiras entraram no local aonde estava escondida a Dolores e as freiras se espalham e chamam a polícia. A terceira, quando elas cantam para o papa e ele levanta para aplaudir. 

Cena ruim

Quando a Madre Superiora recebeu a Dolores por conta do seu sentimento com relação à protagonista. A Madre fez uma cara de menosprezo. Não sei se era preconceito por ela ser negra, porque naquela época, acredito que não tinha negro padre e madre. Não sei se era por causa da aparência dela, por ela ser uma cantora popular, ter morado num cassino, ter namorado um homem casado, sendo amante dele. Não sei se era preconceito de cor, raça ou social. Ao receber Dolores, o semblante da Madre muda e aí o delegado a convence de ficar com ela, até por conta de princípios religiosos. Dolores teria que passar por mudanças de hábitos e se comportar e se vestir como uma freira para não chamar a atenção e não levantar suspeitas.

Perfil

Dolores (Whoopi Goldberg) testemunha um assassinato praticado por seu namorado e entra para o programa de proteção, até parar num convento e ter sua vida totalmente transformada.   

 

Opinião

A Dolores fumava, era prostituta e, através dessa situação que a levou a se refugiar no convento, ela deixou os vícios e o pecado de lado e se tornou uma pessoa melhor. Todos merecemos uma chance para nos tornarmos seres melhores. É preciso paciência, amor ao próximo, acima de tudo, e fé que Deus pode restaurar o mais vil pecador. A Madre Superiora fez esse papel improvável de ser uma pescadora de Dolores, por mais que de forma involuntária. O longa trata de diversos pontos positivos e negativos. Positivos são eles: quebra de tradição; quebra de preconceito; valorização do ser; valorização do talento; valorização da música; vencer barreiras; perseverança; coragem para vencer; crédito no potencial do outro; e lapidação de pedra bruta, tornando-a preciosa. Negativos: preconceito; e julgar pela aparência. Dolores fez a diferença naquela comunidade religiosa e ninguém dava nada por ela. As freiras não falam para a Madre Superiora que Dolores regeria o coral. Elas fazem uma surpresa. O padre chega a falar: "Eles escolheram uma outra regente. Vamos ver como está o coral". A igreja vivia vazia, mesmo sendo bonita. O coral cantava muito mal, ou não cantava, berrava. Somente ficaram as freiras e beatas como componentes. No dia que foi a surpresa do coral, com a estreia de Dolores, a madre ficou um pouco surpresa, mas não se deixou mostrar que gostou da mudança. Mas a igreja, foi diferente. Os jovens que estavam do lado de fora, na rua, ouviram o coral cantando e resolveram entrar. Foram até a porta e o padre mandou entrar e a igreja começou a ficar cheia por causa do coral, que fez a diferença nas missas. Naquele dia mesmo, a madre reclamou com a Dolores e disse que ela não podia dirigir o coral e o padre chegou na mesma hora e disse que queria que ela cantasse, que falou com o papa e o bispo e eles queriam que o coral cantasse para o papa. A madre não gostou e pediu para sair do convento, por achar que as glórias e honras ficaram com Dolores. Na verdade bateu um ciúmes. No final, ela reconheceu o valor da Dolores  e a salvou do assassinato. Tal atitude quebrou todos os preconceitos e as diferenças que ela tinha contra a Dolores. Eu gosto demais do filme. Já o assisti diversas vezes. Se tiver que assistir mais umas 10 vezes eu assisto. Sempre vou achar uma coisa diferente, que eu não vi. J-J




Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

19 comentários :

  1. Excelente filme /Comentários do Blog . Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Um filme nostálgico. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou de volta!

    Confesso que não vi o filme apesar de ser muito divulgado!. Espero que esteja tudo bem consigo JJ!


    O blog está a comemorar 10 anos, venha juntar-se à festa!
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse filme e não lembrava mais com tantos detalhes! Foi boa tua revisada nele por aqui! abração,chica

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Obrigado por relembrar esse filme maravilhoso meu querido amigo Emerson. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso deste filme. Em Portugal chamou-se "Do Cabaré Para o Convento".
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é maravilhoso demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não assisto esse filme, mas lembro que gostei bastante quando vi.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  9. Um filme muito bom, gostei!

    Uma boa noite, Emerson.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. É um filme muito bom. Já assisti várias vezes.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é maravilhoso! ótima dica :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  12. Jovem Jornalista,
    Eu amo esse filme,
    mas aprecio ainda mais
    qualquer trabalho que demonstre
    alguma crítica a valores extremos
    ou que mostre soluções para algo
    que aprisione seres e esse contexto
    do filme e suas personagens são perfeitos
    para essa quebra.
    Adorei a publicação!
    Bjins
    CatiahAlc./Reflexod'Alma

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse filme e a Whoopy está sensacional como a falsa freira.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  14. Oie! Nossa, um clássico que todos deveriam conhecer!!!!
    Bom final de semana!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Um filme que já vi algumas vezes... e que sempre me diverte imenso, em cada repetição! Adorei a excelente análise do mesmo!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design