quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Quinta de série #serieteners3 #6: Meme explica pandemia

Pode conter spoilers!




#Serieteners3 - A indústria cultural sobre o COVID-19 pelo mundo está de volta! Hoje falo da produção do canal Futura chamada Meme explica pandemia. Lançada em 06 de setembro de 2021, foi dirigida pelo jornalista André Fran. A websérie foi disponibilizada em 8 episódios, de em média 15 minutos cada. 

De forma bastante didática, Meme explica pandemia vem para explicar os principais temas e tópicos relacionados à pandemia de COVID-19 que a sociedade passou nos últimos 2 anos. Em formato de webdocumentário de curta duração, discutiu-se temas como: quarentena, vacinas, máscaras, lockdown, saúde mental, desafios da educação à distância e realidades do homeoffice, com o "jeito meme" de ser. 

LEIA SOBRE OUTRAS SÉRIES 


O intuito do programa foi o de combater a desinformação sobre o COVID-19. A internet tornou-se terreno fértil para polêmicas e fake news. A série, portanto, analisou os principais aspectos da pandemia com fontes seguras - como profissionais de saúde, escritores, jornalistas e cientistas - de forma a compreender o presente e entender como seria o futuro. 


Meme explica pandemia inicia contextualizando com outras pandemias e depois aprofunda com o COVID-19. Cada assunto tratado é apresentado em profundidade, por meio de questionamentos, didáticas, funcionamentos, significados, objetivos, informações, soluções e adaptações. Não basta só apresentar as temáticas ou falar que você deve usar máscaras sempre, a série mostra o porquê dessa questão e de outras de forma interessante. 

A linguagem do programa é fácil e descontraída. Você não fica perdido, muito menos entediado com as temáticas apresentadas. André Fran é muito inteligente e simpático e deixa o telespectador bem à vontade assistindo aos episódios. Apesar do tema ser formalíssimo, ele é apresentado de forma leve. 


A série possui parceria com o Team Halo, projeto das Nações Unidas com a Universidade de Londres, que reúne cientistas do mundo inteiro. Cada episódio é encerrado de forma dinâmica, com a gravação de vídeos dos cientistas com mensagens exclusivas para o programa no TikTok - isso deixou o programa bem jovial. 

Projeto Meme é um projeto do Canal Futura idealizado pelo jornalista André Fran, destinado a se aprofundar em um único tema ao longo de todos os episódios. Meme explica pandemia foi a segunda temporada do projeto. Em 2022, foi desenvolvido Meme explica eleições por conta do período eleitoral que o Brasil vivencia.


Essa é uma série recomendadíssima! Ela trata de assuntos científicos e formais de maneira entendível. Os episódios também estão disponíveis nos Canais Globo e Globoplay, com acesso gratuito. Até o próximo #serieteners! J-J





Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Esse tema sempre causou divergências e muitas polêmicas e todos sabemos a causa.... Quem gostou de inventar !!! AFF...MELHOR NEM FALAR! BOM É PODERMOS NOS INFORMAR E FUGIR DAS FAKES...ABRAÇOS, CHICA

    ResponderExcluir
  2. confesso que essa eu também não conhecia viu mas me parece muito boa

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Interessante e útil para nos orientarmos em relação à Pandemia. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Decerto muito útil de ver
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia essa série, mas para quem gosta de assistir vídeos sobre o assunto deve ser bem interessante, eu fujo sobre essas coisas de ficar assistindo sobre a pandemia e as doenças.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a série mas, parece bem interessante e cheia de informações importantes.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a série e também importante por tratar de um tema sério com uma linguagem mais acessível. Ótima dica!

    Bom final de semana para você!
    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  8. O tema ainda é interessante, mesmo que não estejamos hoje com muitos casos de Covid-19. Se for pra informar e combater fake-news é muito válido. Obrigada pela dica!😘

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que temos a vacina, e os casos graves de Covid tenha diminuído bastante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Uma série muito útil, e esclarecedora! E como a pandemia ainda anda rondando... mais nos países com estações frias como o nosso, aqui em Portugal... ainda poderá ser muito útil!
    Um grande abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Your posts are great, I'm following your blog and enjoying it a lot!! Congratulations!

    My blog: tubidy.net.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design