quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Espalhe a verdade ao invés de fake news!


Uma colega publicou essa imagem em um grupo que participo de uma candidata ao Senado Federal do Partido dos Trabalhadores (PT) e perguntou se essa bandeira é defendida pela candidata. Na verdade, esse tipo de postagem não tem nada a ver com a campanha da elegível, embora ela seja do mesmo partido ao qual foi gerado o questionamento. Se a colega tem essa dúvida, deveria perguntar no privado da candidata e, também, no do Magela, que é o coordenador da campanha do Lula.

E é claro, que eu já tenho um aval sobre a imagem: ela é fake! Será que não se sabe distinguir o que é fake ou o que é verdade?! Lógico que isto é fake! Há algum símbolo do PT nessa bandeira? Pela própria imagem você vê que é fake news, uma montagem... Não há estrelinha, não tem símbolo do PT, muito menos o número 13. Por que não pesquisar? Deixa a preguiça de lado, vai no Google e pesquisa! 

O próprio Lula é contra o aborto e consultará a população por pesquisa se deve ou não legalizá-lo. Além disto, quem vota sobre essa questão são os deputados, não ele. 

A verdade é que cada um pode fazer um post como esse e dizer que é do PT ou veiculado ao Bolsonaro. Por exemplo, vi outra colega listando Motivos pelas quais se votava em Bolsonaro em outro grupo. E o detalhe! Todos esses motivos comprovou-se que não se passavam de fake news, falácia! A lista dizia que o atual presidente da república criou o Pix. É mentira! Quem criou foi o Banco Central. Inclusive, o Bolsonaro foi contra. Já o BACEN, colocou que era mais fácil para as pessoas não pagarem taxa para outros bancos que não o próprio. Também falava que foi o Bolsonaro quem deu o aumento do piso salarial para todos os professores do Brasil. Mentiraaa! Esse piso era para os outros estados que não tinham o mesmo piso que o Distrito Federal. Isso foi criado no governo Lula em 2008 e os outros presidentes e governadores não sancionaram. Agora, foi uma luta para fazer o Bolsonaro sancionar, porque ele não queria. Um adendo (E que não é fake): só o motivo dele defender arminhas, e não a própria Bíblia Sagrada, já é fortíssimo para ele não ser votado por ninguém, nem pelos evangélicos! 



Esse é o momento perfeito para que fake news sejam propagadas. Montagens, vídeos falsos, fake news... A tecnologia tem suas ferramentas para que uma mentira possa parecer uma verdade. 

Uma notícia fake rapidamente se espalha nas redes sociais. Mas a verdade também possui o mesmo poder. Se é o período da propagação das notícias falsas, é também a hora das pessoas acordarem, pesquisarem as coisas e compartilharem a verdade. Não é ficar espalhando fake news por aí, não! Muita gente não pesquisa nem checa as coisas para saber se elas são verdades. J-J


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

14 comentários :

  1. (Extraí isso do texto). "...só o motivo dele defender arminhas, e não a própria Bíblia Sagrada..." (Isso se referindo ao Bozo). Não seria isso também uma grande FAKE NEWS? Aí eu pergunto: Como espalhar verdades, se lermos somente Fake News? É, combatendo uma Fake News com outra Fake News! Ah sim... Entendi!

    ResponderExcluir
  2. Muito importante: Não espalhar fake news, procurar sempre a raiz da notícia.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. As eleições desse ano estão terríveis, quer dizer, desde a eleição passada. As pessoas acham que vale tudo e eu mesmo não voto em candidato que espalha fake news ou fica mentindo sobre outros candidatos. Acho que se fosse comprovado que um candidato espalhou mentiras, devia ficar ilegível e ter algum tipo de pena.
    Devemos sempre procurar a fonte de tudo e não compartilhar tudo que vemos nas redes sociais
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um excelente apelo, e cada vez mais necessário.

    ResponderExcluir
  5. É urgente que isso aconteça! Por coincidência, estou com um post no rascunho (ainda não sei se vou ou quando vou publicá-lo) que aborda o mesmo assunto.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. OI
    eu vejo muitos parentes meus sempre caindo em fake news e sempre os mais velhos, além de cair eles compartilha, eu me irrito muito com isso e as vezes até entro em atrito com o meu pai por conta da fake news, ele é caminhoneiro e os grupos de caminhoneiros só tem fake news, um mal do nosso século.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fake news estão na moda.
    Alguns votarão Bolsonaro, devido à religião evangélica, mas religião e política são independentes.
    Se fosse brasileira, votaria Lula da Silva.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Também acho que devemos ficar atentos as fake news e estar sempre verificando se coisas duvidosas são verdades ou não. Essa época de eleição é uma loucura, ainda mais quando se fala do candidato que é o atual presesidente.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Tem pessoa que prefere acreditar em fake news do que pesquisar e ver se a notícia é falsa ou não.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse post. Acho necessário em uma época de tanta desinformação!

    ResponderExcluir
  12. Temos que ficar atentos sobre isso, tem muitas notícias falsas, é sempre bom pesquisar abraços.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde meu querido amigo Emerson. Sua matéria excelente é atualizada todos os dias. Cuidado total contra as mensagens mentirosas.

    ResponderExcluir
  14. Excelente post! Há que saber escolher fontes credíveis de notícias, em tempos de tomada de decisões importantes para o país! Votar implica seriedade! A liberdade já custou muitas vidas no passado para ser encarada com ligeireza e dada como garantida!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design